Quem vai calcular o grau da sua deficiência, é o perito médico do INSS quando você for fazer o requerimento desse benefício. Durante a perícia o médico vai fazer perguntas sobre sua vida pessoal e do trabalho, para verificar, de fato, se você estava trabalhando em situação de pessoa com deficiência.

Como saber o grau da minha deficiência física?

Como saber o grau da minha deficiência? Para saber o grau de deficiência, inclusive saber o que é deficiência grave para aposentadoria, é necessário passar por uma perícia realizada pelo INSS. Para solicitar a perícia, basta entrar no aplicativo ou site do MEU INSS e buscar por agendar perícia, saiba como aqui.

Quais os tipos de deficiência leve?

§ 1o O grau de deficiência preponderante será aquele em que o segurado cumpriu maior tempo de contribuição, antes da conversão, e servirá como parâmetro para definir o tempo mínimo necessário para a aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência e para a conversão.

Como o INSS avalia o grau de deficiência para aposentadoria

Deficiência e doenças graves são patologias de evolução prolongada e permanente, para as quais ainda não existe cura, que comprometem severamente a saúde e a funcionalidade dos que delas padecem – o que acaba, quase sempre, afetando-lhes também a situação econômico-financeira.

Como o INSS avalia o grau de deficiência para aposentadoria

O que é deficiência intelectual leve?

O retardo mental leve, também conhecido como deficiência intelectual leve, é caracterizada por limitações discretas relacionada à aprendizagem e capacidade de comunicação, por exemplo, que demoram a ser desenvolvidas.

Como avaliar o grau de deficiência?

Classificação do Grau de Deficiência em Leve, Moderado e Grave, a partir da definição da escala determinada pelo intervalo entre as pontuações mínima e máxima, estipuladas pela aplicação da matriz.

Qual o valor da aposentadoria por deficiência leve?

Qual o valor da aposentadoria por deficiência? Na modalidade por idade, o valor do benefício corresponde a 70% da média aritmética de 100% do período contributivo, mais 1% a cada grupo de 12 contribuições mensais até o máximo de 30%, com aplicação do fator previdenciário somente sendo benéfico.

Quem nasce com deficiência têm direito a aposentadoria?

A PCD possui direito a aposentar-se por tempo de contribuição e idade reduzidos, e em seu cálculo vai apenas incidir o fator previdenciário se ele for vantajoso ao segurado. A aposentadoria da pessoa por deficiência possui regras mais benéficas que a comum, em razão do maior esforço do trabalhador PCD.

O que significa LC 142 no INSS?

A lei que regulamenta a aposentadoria do deficiente no RGPS(INSS)é a LC n. 142/2013, sendo que o benefício também possui previsão constitucional no art. 201, §1º, inciso I, da Carta Magna.

O que é aposentadoria deficiente 42?

Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa portadora de deficiência: No caso da aposentadoria por tempo de contribuição a situação muda um pouco, pois para essa espécie de benefício(B-42), o grau e o tempo de permanência da deficiência implicarão em maior ou menor número de contribuições pelo segurado.

O que é CIF no INSS?

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde(CIF)

Como podem ser classificadas as deficiências?

As deficiências podem ser classificadas em quatro tipos, de acordo com o artigo 2º, da Lei Brasileira de Inclusão. Física, mental, intelectual e sensorial. Quando uma pessoa tem duas ou mais deficiências ela é considerada uma pessoa com múltiplas deficiências.

O que é avaliação biopsicossocial?

Perícia biopsicossocial e médica Assim, diferentemente da primeira análise, o estudo biopsicossocial verifica a causa e a evolução das doenças, condições e lesões sob os aspectos biológico(corpo), psicológico(mente e emoções)e social(ambiente e barreiras).

Como é feita a avaliação social do INSS?

A avaliação social remota será feita nas dependências do INSS ou de entidades parceiras, “cabendo ao cidadão comparecer ao endereço indicado, no dia e hora do seu agendamento para o atendimento”.

Quem tem retardo mental leve pode trabalhar?

Transtorno de ajustamento e retardo mental leve, apesar de serem consideradas doenças graves, não podem ser enquadradas como alienação mental.

O que causa retardo mental leve?

Principais causas Na maioria dos casos, a causa do retardo mental é desconhecida, mas várias condições durante a gravidez podem causar ou contribuir para o desenvolvimento do retardo mental na criança, como o uso de certas drogas, o consumo excessivo de álcool, a radioterapia e a má nutrição.

Qual Cid entra na Lei de cotas?

A lei de cotas se aplica a pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental ou múltipla, seja ela visível ou não no ambiente de trabalho. Sua condição de pessoa com deficiência pode ser comprovada por meio de laudo médico e Certificado de Reabilitação Profissional emitido pelo INSS.

Quais doenças são consideradas comorbidades?

Hemoglobinopatias graves: doença falciforme e talassemia maior; Obesidade mórbida: índice de massa corpórea(IMC)maior ou igual a 40; Síndrome de Down: trissomia do cromossomo 21; Cirrose hepática: cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

Qual o grau de perda auditiva é considerado deficiente?

Art. 2º Fica estabelecido que a deficiência auditiva é a perda de audição, unilateral ou bilateral, no montante de quarenta e um decibéis(dB)ou mais, quando considerada a média das medidas nas frequências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz. Parágrafo único.

Quanto é aposentadoria especial?

Qual é o valor da aposentadoria especial? Com a nova regra, o cálculo do benefício é o mesmo previsto para outras aposentadorias: 60% da média salarial mais 2% a cada ano que exceder 20 anos de contribuição para os homens e 15 anos para as mulheres.

O que é aposentadoria por deficiência?

O que é? Benefício para a pessoa que tiver o tempo de contribuição necessário para se aposentar, de acordo com seu grau de deficiência. É preciso já ter trabalhado na condição de pessoa com deficiência por ao menos 180 meses durante o tempo de contribuição.