Exclusiva para bacharéis e tecnólogos que querem aumentar a sua gama de atuação, a R2, como também é chamada, permite que esses profissionais tenham o diploma de licenciados na mesma área ou em áreas afins à sua primeira graduação.

Fikante

O que é R2 na educação?

Em 1997, o Conselho Nacional de Educação(CNE)publicou a Resolução n° 2, que trata de um programa especial de formação de professores. Chamada de complementação pedagógica ou simplesmente R2, é uma Licenciatura de curta duração direcionada a quem já tem uma graduação, seja do tipo Bacharelado ou Tecnólogo.

Qual a diferença entre licenciatura e R2?

Resumindo: o R2 é mais voltado para os bacharéis e tecnólogos, e a Segunda Licenciatura é voltada para os graduados já Licenciados.

Quem tem R2 pode fazer segunda licenciatura?

É importante destacar que tanto a licenciatura, quanto a segunda licenciatura e o R2 disponibilizam o diploma após a conclusão do curso e, portanto, possuem validade em todo o país, desde que a graduação seja autorizada e reconhecida pelo MEC.

Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica R2

Para saber qual a licenciatura que você pode investir, é necessário uma análise a fundo do seu histórico de formação. Assim, pessoas formadas em profissões diversas podem realizar o curso de licenciatura e iniciar uma carreira na área da educação.

Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica R2

Quem pode fazer R2 em biologia?

Pra quem são os cursos de Formação Pedagógica(R2)? Eles são destinados aos profissionais que já concluíram um curso de nível superior com titulação em bacharelado ou tecnólogo.

Quem faz R2 pode dar aula?

O R2 é uma segunda graduação? Quando você se forma em Farmácia, por exemplo, pode atuar em diferentes segmentos, como drogarias, laboratórios, hospitais e indústrias. Porém, apesar dos seus conhecimentos em Química e Biologia, não pode dar aulas em escolas, pois isso fica restrito aos licenciados.

Quem pode fazer uma segunda licenciatura?

Quem pode fazer a Segunda licenciatura? O curso é destinado aos profissionais que já possuem um diploma de licenciatura e desejam, em menor tempo, ampliar seu leque de atuação na educação.

Quem tem segunda licenciatura pode fazer concurso?

“Segunda licenciatura vale para concurso?” Em resumo, sua resposta é sim, vale! De acordo com o MEC e inclusive contido na resolução que regulamentou essa formação especial, a segunda licenciatura é considerada um título formal e oficial, válido para o currículo e para a prova de títulos também.

Quem pode fazer a segunda licenciatura em pedagogia?

A segunda graduação em Pedagogia é voltada aos profissionais que têm diplomas de licenciatura, mas não apenas isso. ... Do mesmo modo, um docente de licenciatura em História, Letras e Filosofia tem o direito, caso conclua o curso extensivo, de também instruir alunos sobre Matemática, Física, Química etc.

Como é o diploma da segunda licenciatura?

Segunda licenciatura é o nome que se dá ao tipo de curso de graduação voltado para pessoas que já têm diploma de curso superior em algum curso de licenciatura, como Letras, Matemática, História, Geografia, Biologia, Artes, entre outros. ... Ou seja, basta ter o diploma anterior.

Como é o diploma de segunda graduação?

A segunda graduação funciona literalmente ao pé da letra: alguém que já é formado, possui diploma de nível superior, decide cursar uma nova graduação, que pode serum Tecnólogo, uma Licenciatura ou um Bacharelado.

Quem pode fazer R2 em letras?

Público Alvo. Os cursos de FORMAÇÃO DE DOCENTE(R2)destinam-se a graduados, Bacharéis ou Tecnólogos em qualquer área, que buscam poder atuar no Magistério como Professor(a)na habilitação escolhida.

O que é segunda licenciatura R2?

A terminologia “Segunda Licenciatura” é utilizada, de forma geral, para indentificar uma pessoa que já possui, pelo menos, um curso de Licenciatura concluído e que deseja se matricular em um outro curso de Licenciatura, independentemente da área(Pedagogia, Geografia, História, Química, Física, Matemática, Ciências ...

O que significa R2 em Geografia?

O curso de Formação Pedagógica(R2)em Geografia destina-se a pessoas que possuem afinidade com o ensino, na área de geografia. Os alunos formados poderão lecionar a matéria e terão um novo certificado de licenciatura.

O que é um curso de licenciatura plena?

Os cursos de licenciatura plena, também conhecidos por magistérios, são destinados a formar professores da Educação Básica e Infantil no Brasil. O grau de licenciatura plena pode ser ofertado por universidades, centros de ensino superior ou instituições não universitárias.

Qual a carga horária mínima para uma segunda licenciatura?

Já no caso das Segundas Licenciaturas, a carga horária mínima é diferente, variando entre 800 e 1.200 horas/aula, obedecido o princípio de que quando o curso de segunda licenciatura pertencer à mesma área do curso de origem, a carga horária deverá ter, no mínimo, 800(oitocentas)horas; e quando o curso de segunda ...

Qual a carga horária de segunda licenciatura?

A carga horária da segunda licenciatura é variável, mas deve se manter entre as 800 e as 1.200 horas, no mínimo, o que vai dar entre um ano e um ano e meio de faculdade. A duração exata vai depender da equivalência entre a licenciatura já feita e a segunda licenciatura.

Qual a carga horária de uma segunda licenciatura?

As DCN recém aprovadas reduziram a carga horária necessária para alunos já licenciados cursarem uma Segunda Licenciatura: passou a ser de 760 horas, com possibilidade de aproveitamento de 200 horas(antes era de 1.200 horas, com possibilidade de aproveitamento de 400 horas).

Sou bacharel posso fazer segunda licenciatura?

Se você já se formou em um curso como bacharelado e quer ter uma licenciatura, existem duas possibilidades: poderá fazer uma segunda graduação em licenciatura desde o início; ou irá precisar complementar seus estudos na universidade para adquirir os conhecimentos pedagógicos sobre os quais falamos no tópico anterior.

É possível dar aula com bacharelado?

Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. ... Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu(especialização).

Quem não tem licenciatura pode dar aula?

Os profissionais precisam ser habilitados em nível médio ou superior, ter diploma de Pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas ou possuir diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ...

Quem tem especialização pode dar aula em faculdade?

A resposta para essa pergunta é: sim, você poderá atuar como professor universitário de algumas instituições da iniciativa privada como se tiver um diploma de pós-graduação lato-sensu. ... Afinal, em casos assim, o requisito mínimo é ter uma pós-graduação stricto-sensu. Ou seja, mestrado ou doutorado.

O que faz um bacharelado em Biologia?

O profissional licenciado em Ciências Biológicas possui aptidão para dar aulas de Biologia, seja no ensino médio ou fundamental. ... Já o bacharel atua em uma área voltada para pesquisas, como Biologia Molecular e Biotecnologia.

Fikante