Maria Paes Ribeiro - apelidada "A Ribeirinha", amante do rei D. Sancho I. Fazendo parte do trovadorismo, a cantiga é classificada como de amor, por possuir o eu-lírico masculino, falando de um amor platônico.

Fikante

Qual o tema da cantiga ribeirinha?

Possivelmente, a Cantiga da Ribeirinha é o texto que inaugurou a literatura portuguesa em 1198. Os trovadores cantavam o amor e a saudade, mas também faziam críticas à sociedade portuguesa.

O que foi a Cantiga da Ribeirinha quando foi escrita?

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Qual a importância da Cantiga da Ribeirinha?

O ano de 1189(ou 1198)é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

Cantiga da Ribeirinha

A Cantiga da Ribeirinha, conhecida também pelo nome de Cantiga da Garvaia, é considerada o marco inicial do movimento trovadoresco. Ela foi escrita por Paio Soares de Taveirós, em 1189. Esse período da literatura portuguesa perdura até o desenvolvimento do Quinhentismo, em 1418.

Cantiga da Ribeirinha

O que representa a Cantiga da Ribeirinha para o trovadorismo?

Maria Paes Ribeiro - apelidada "A Ribeirinha", amante do rei D. Sancho I. Fazendo parte do trovadorismo, a cantiga é classificada como de amor, por possuir o eu-lírico masculino, falando de um amor platônico.

O que é a Ribeirinha quem é o autor quando foi escrita?

Primeiro texto em português surgiu no século XII. “Chama-se Cantiga da Ribeirinha e foi escrito por Paio Soares de Taveirós para sua amada Maria Ribeira”, conta Benilde Cianato, professora de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Ela narra a história de um amor não correspondido.

O que é ribeirinha em português?

Que vive ou anda pelos rios ou ribeiras(ex.: ave ribeirinha). 5. Que mora próximo de rio ou ribeira.

Qual o idioma no qual as cantigas eram escritas?

É comum ver nas cantigas a mistura entre o galego-português, arcaico e provençal do sul da França, além de castelhano.

Onde e como se apresentam as cantigas?

Desenvolveu-se na Idade Média, entre os séculos XI e XIV; As composições chamavam-se cantigas e eram geralmente acompanhadas de música e dança; Cantigas de amor(cavaleiro declara amor e coita à dama); Cantigas de amigo(sempre na voz feminina);

Quais são os tipos de cantigas e suas características?

Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

Quais são os tipos de cantigas no trovadorismo?

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

Qual a cantiga mais antiga conhecida?

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

Quais são as principais características do trovadorismo?

De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.

O que se entende por vassalagem amorosa?

[Literatura] Tipo de amor que, na Literatura Medieval, ocorria entre uma mulher, casada com o senhor da corte, e um cavaleiro, vassalo da mesma corte, em que ele idealiza a dama como um ser superior, inalcançável e quase divino, caracterizando uma relação de vassalagem amorosa.

Como era a prosa trovadoresca?

A prosa medieval foi desenvolvida durante a Idade Média na Europa, entre os séculos X e XV. Durante o período do trovadorismo, as principais manifestações foram as cantigas, ou seja, textos poéticos acompanhados de instrumentos musicais classificados em: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Qual a língua em que as cantigas eram escritas e como se costuma dividir a produção poética medieval *?

A poesia desta época compõe-se basicamente de cantigas, geralmente com acompanhamento de instrumentos(alaúde, flauta, viola, gaita etc.). ... As cantigas eram cantadas no idioma galego-português e dividem-se em dois tipos: líricas(de amor e de amigo)e satíricas(de escárnio e maldizer).

Em que língua eram escritas as cantigas de amor de amigo de escárnio e maldizer *?

Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa, pois dele surgiram as primeiras manifestações literárias. As cantigas são os principais registros da época, tradicionalmente divididas em cantigas de amor, de amigo, escárnio e maldizer.

Quem eram os trovadores e jograis?

Os trovadores eram artistas da nobreza do período medieval, em oposição aos jograis que eram das classes inferiores. A sua própria origem já está conectada com a música, pois compunham as poesias e as melodias para se acompanharem ao alaúde, por exemplo.

O que é a população ribeirinha?

Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência.

Como vivem os ribeirinhos da Floresta Amazônica?

As populações ribeirinhas, no ambiente amazônico são capazes de sobreviverem através do extrativismo do açaí, buriti, de outras árvores frutíferas que estão disponíveis na região e também da pesca, pois como se sabe há um grande número de rios e também uma grande variedade de peixes na Amazônia.

Quem eram os trovadores explique?

Os trovadores eram, em geral, artistas de origem nobre, que escreviam e cantavam as cantigas(poesias cantadas)com o acompanhamento de instrumentos musicais. A reunião em livro dos manuscritos ficou conhecida como “Cancioneiro”.

Qual poema é considerado o 1º texto romântico português quem o escreveu e em que ano?

Almeida Garrett foi um nome muito importante do romantismo português. Destaca-se nessa geração o autor Almeida Garrett, autor do poema “Camões”, de 1825, marco inicial do romantismo português.

Qual é supostamente o primeiro texto Galego-português?

O primeiro texto literário escrito em Português(Galego-Português)é da autoria de João Soares de Paiva, "Ora faz ost'o senhor de Navarra". Considera-se que terá sido escrito em 1196(nunca depois). Trata-se de um cantar trovadoresco, uma sátira política dirigida contra Sancho de Navarra.

Fikante