A forma correta é vendesse. Vendesse e vende-se, formas do verbo vender, pronunciam-se de forma diferente. Vendesse é uma forma do pretérito imperfeito do conjuntivo.

Está à venda tem crase?

As duas formações - com e sem crase - são possíveis na língua portuguesa e estão corretas.

Como usar a palavra está ou estar?

Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

Quando a crase é opcional?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Porque Vende-se é errado?

Por que o verbo está no singular em “vende-se”? A construção “vende-se casas” deve ser entendida como “alguém vende casas”. O verbo fica no singular porque há um sujeito indefinido. A palavra se atua como pronome indefinido, indeterminador do sujeito.

Como se escreve Vende-se ou Vendem-se?

É por isso que a resposta correta à pergunta do título é 'vendem-se casas'. Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural. Aqui estão alguns exemplos em que não há preposição: Aluga-se apartamento.

Esta Ou está?

As palavras esta e está são pronunciadas de forma diferente. Esta, sem acentuação gráfica, é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba es como sílaba tônica: ES-ta. Está, com acento agudo no a, é uma palavra oxítona, tendo a sílaba tá como sílaba tônica: es-TÁ.

Está à frente ou está à frente?

Na expressão 'à frente', a crase ocorre, já que se trata de locução(adverbial ou prepositiva)feminina. Exemplos: Estou à frente dos negócios da minha família.

Esta Ou essa pessoa?

Esta é usado quando o que está sendo demonstrado está perto da pessoa que fala. Essa é usado quando o que está sendo demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala.

Como saber se tem crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase 'fui à feira', por exemplo. 'Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quando a é opcional?

A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Antes de pronomes possessivos femininos — que são: “minha”, “minhas”, “tua”, “tuas”, “sua”, “suas”, “nossa”, “nossas”, “vossa” e “vossas” — o artigo é opcional.

Quando o uso do artigo é facultativo?

a)É facultativo o emprego do artigo antes de nomes próprios personativos quando há ideia de familiaridade ou afetividade. Exs: O Pedro é meu primo mais velho / Cristina é amiga para todos os momentos. b)Recomenda-se o uso do artigo depois do numeral “ambos”. Ex: Ambos os colegas estão pleiteando a vaga de monitoria.

O que é um caso facultativo?

Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.

Faz cinco anos que não a vejo?

A forma correta de escrita é faz cinco anos de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, faz cinco anos tem o sentido de tempo decorrido pelo que é impessoal – apenas se usa na terceira pessoa do singular. Da mesma forma dizemos: Você não a vê faz três anos.

Como usar a partícula se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética(ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.

Precisam se está correto?

A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.

Qual o correto Alugam-se casas ou Aluga-se casas?

'ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?' O certo é 'ALUGAM-SE apartamentos'. A presença da partícula apassivadora 'SE' faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(=apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar. É o mesmo que eu dissesse que 'apartamentos são alugados'.

Qual o sujeito da frase Vende-se livros?

O sujeito está indeterminado pela partícula indeterminante do sujeito – se. Vejamos agora as frases do grupo 2.=Aqui são comprados livros usados, em que o sujeito é livros usados.

O que é estar à frente?

Posição vantajosa em relação aos demais: o time está à frente no campeonato. Seguido o comando, à direção; avante.

O que significa estar à frente do seu tempo?

adjetivo Que está muito à frente do seu tempo, que desafia os padrões sociais vigentes; ousado, excêntrico: pessoas inovadoras e prafrentex.