As Tendências Pedagógicas Liberais tiveram seu início no século XIX, tendo recebido as influências do ideário da Revolução Francesa(1789), de "igualdade, liberdade, fraternidade", que foi, também, determinante do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista, onde estabeleceu uma forma de organização social ...

Fikante

Quem criou as tendências pedagógicas?

Os professores Saviani(1997)e Libâneo(1990)propõem a reflexão sobre as tendências pedagógicas. Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas.

Quais são as 4 tendências pedagógicas?

As tendências pedagógicas são de extrema relevância para a Educação, principalmente as mais recentes, pois contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, baseado nas demandas atuais da clientela em questão. ... Isso nada mais é do que buscar o sentido da prática docente”.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS - CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Qual a melhor tendência pedagógica?

Pedagogia tradicional É a linha pedagógica presente na maioria das escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Trata-se do modelo difundido a partir do movimento iluminista e da Revolução Francesa, ambos no século 18, cujo objetivo era universalizar o acesso à educação e padronizar os assuntos estudados.

O que é a educação libertadora de Paulo Freire?

A educação libertadora ou problematizadora estimula o aluno a participar ativamente na hora de aprender e principalmente a questionar a realidade. Na prática, o professor promove diálogo, debate e aproxima o mundo teórico do dia a dia dos alunos. É a chamada "educação ativa".

Quais são as tendências pedagógicas na prática escolar?

As tendências pedagógicas no Brasil estão diretamente ligadas às questões sociais e políticas, enquanto um reflexo dos propósitos estabelecidos pela escola e pela sociedade. Existem duas vertentes principais no contexto das tendências pedagógicas: a liberal e a progressista. ...

Quais são as tendências pedagógicas liberais?

As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. ... Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno.

Quais as tendências pedagógicas que se defrontam hoje no cenário educacional brasileiro?

Esse autor organiza o conjunto das pedagogias em dois grupos, ou seja: Pedagogia Liberal(Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada não – diretiva, tecnicista)e Pedagogia Progressista(libertadora, libertária,crítico social dos conteúdos).

Qual o legado das tendências pedagógicas para a formação de professores?

Por intermédio do conhecimento das tendências pedagógicas e dos seus pressupostos de aprendizagem, o docente terá a oportunidade de avaliar os fundamentos teóricos utilizados na sua prática em sala de aula.

Porque é importante o professor conhecer e entender a didática presente em cada tendência pedagógica?

Resumo: A didática é uma prática pedagógica que tem um papel bastante importante na construção do conhecimento, pois esse recurso transforma muitas vezes a dificuldade que um aluno poderia ter em entendimento, pois através de uma boa didática o aluno terá uma melhor apreensão do real dentro de conceitos que, dependendo ...

Qual a relação da BNCC com as tendências pedagógicas?

A BNCC traz orientações para que as instituições de educação básica e seus profissionais possam modificar e/ou adaptar o currículo com as novas concepções a serem incluídas no planejamento pedagógico feito pelas escolas.

Como surgiu as tendências pedagógicas no Brasil?

As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e os autores de forma geral concordam em classificá-las em dois grupos: Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista.

Quais são as tendências citadas por Libâneo?

Assim, de acordo com Libâneo(1994), essa Tendência apregoa a adaptação dos indivíduos aos valores e às reformas propaladas pela sociedade de classes por meio da evolução da cultura de cada indivíduo, por isso, é dividida nas seguintes Tendências: Tradicional, Tecnicista, Renovada Progressista e Tendência Diretiva.

O que é tendências pedagógicas?

As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como educação é compartilhada. Existem dois modelos: o liberal e o progressista. Enquanto o primeiro quer manter a sociedade do jeito que ela está, o segundo coloca a educação como ferramenta transformadora na nossa sociedade.

Porque as tendências liberais são tendências Acríticas?

6)Por que as tendências liberais são tendências acríticas? Porque critica o método e a ação da escola perante a sociedade. Porque ela é cética quanto às mudanças relacionadas à escola e a sociedade. Porque não visam a transformação da sociedade e sim a manutenção do status quo da sociedade.

O que é a pedagogia liberal tradicional?

Tendência liberal tradicional / A Didática Tradicional[editar] São os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. As matérias de estudo visam preparar o aluno para a vida, são determinadas pela sociedade e ordenadas na legislação.

Quais os tipos de concepções pedagógicas?

As concepções tradicionais, desde a pedagogia de Platão e a pedagogia cristã, passando pelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, na qual se inclui Comênio(SUCHODOLSKI, 1978, p. 18-38), assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel(Idem, p.

Quanto às tendências pedagógicas na prática escolar é correto afirmar?

Acerca das Tendências Pedagógicas da prática escolar, sistematizadas por José Carlos Libâneo em seu livro Democratização da Escola Pública, é correto afirmar. O Termo “Liberal”, o qual designa as tendências conservadoras da sociedade, busca analisar criticamente as finalidades sociopolíticas da educação.

São tendências pedagógicas respectivamente?

AOL 4 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Pergunta 1- São Tendências Pedagógicas, respectivamente: R: Tradicional, Escola Nova, Tecnicista, Renovada Progressista, Libertária, Libertadora, Crítico Social dos Conteúdos. ...()III - Definem o papel da educação para cada sociedade, ponderando suas necessidades e anseios temporais.

Qual a tendência pedagógica da Escola Nova?

A Escola Nova, identificada também por aliar diversos movimentos, veicula um ideal liberal-progressista não diretivo, no qual o professor estabelece as bases do aprendizado e supervisiona os eventos que envolvem a aquisição de conhecimentos.

Quais são as características da Pedagogia Libertadora?

Esta pedagogia propõe uma educação crítica a serviço da transformação social. ... A Pedagogia Libertadora utiliza "temas geradores", ou seja, os alunos são alfabetizados com as palavras que usam no dia-a-dia, sempre associando o processo de alfabetização com a vida.

Qual o perfil que o professor deverá ter?

Independentemente da formação, o professor deve apresentar basicamente o seguinte perfil: amar a profissão, ser comunicativo, ter facilidade de se relacionar com o outro, ter equilíbrio emocional, ser criativo e empático. Quais os atributos de um bom professor? ... O bom professor é criterioso no planejamento da aula.

Qual o impacto que a BNCC tem nas práticas pedagógicas?

Com a chegada da BNCC, os direitos de aprendizagem de todos os estudos passam a ser assegurados. Além disso, o projeto inclui as chamadas competências do século XXI, que são essenciais para a formação integral dos alunos.

Fikante