A dúvida é: devemos escrever "existe duas pessoas na sala" ou "existem duas pessoas na sala"? Resposta: o correto é escrever "existem pessoas". O verbo "existir" concorda normalmente com o plural. Porém, existem verbos que esse tipo de concordância não ocorre, como os verbos haver e fazer.

Fikante

Qual é o sinônimo de Existe?

O mesmo que: subsiste, vive, está, permanece.

Vamos escrever e falar corretamente?

Como se escreve existem ou existe?

Existiram vem do verbo existir. O mesmo que: subsistiram, viveram, estiveram, permaneceram.

Que existe ou que existem?

Existam vem do verbo existir. O mesmo que: subsistam, vivam, estejam, permaneçam.

Qual a diferença entre existiram e existirão?

existirão Existirão vem do verbo existir. O mesmo que: subsistirão, viverão, estarão, permanecerão. ... existiram Existiram vem do verbo existir. O mesmo que: subsistiram, viveram, estiveram, permaneceram.

Quando o verbo haver pode ser substituído por existir?

Isso só é possível porque o verbo existir é um verbo pessoal, que significa permitir a existência de um sujeito. ... Um exemplo muito famoso de verbo impessoal é haver, com o sentido de existir, ocorrer ou acontecer. É possível, portanto, substituir “existiam”, na oração 1, por haver.

Pode existir ou podem existir?

Quer dizer que fica no singular ou no plural, dependendo do sujeito: existe político desonesto, existem políticos desonestos, pode existir político desonesto, podem existir políticos desonestos.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Que havia ou que haviam?

Ambas são conjugações verbais do vocábulo “haver” e estão no pretérito imperfeito do indicativo. A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular(ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural(eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter”

Deve existir concordância?

Geralmente, o verbo existir concorda com seu sujeito. Exemplo: Existem muitas pessoas que não gostam de frutos do mar. Quando o verbo existir fizer parte de uma locução verbal, o auxiliar concordará com o sujeito e não com o verbo principal. Exemplo: Devem existir muitas pessoas que não gostam de frutos do mar.

Por que você não tirou os pães do forno logo?

Porque é sonhador o jovem cultiva ideias. A criança adoeceu porque brincou na água quente. Porque você não tirou os pães do forno logo? O pedreiro não terminou de colocar a cerâmica da casa, por que?

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Porque usado como substantivo?

=Usado no fim das perguntas. Porque=Usado nas respostas. O porquê=Usado como um substantivo.

Não deviam existir ou não devia existir?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Devia e deveria são formas conjugadas do verbo dever na 1. ª e na 3. ª pessoa do singular.

Pode e podem Como usar?

Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.

Pode haver plural?

E agora? O verbo haver, quando seu sentido é de existir, é um verbo impessoal. Isso quer dizer que seu uso será sempre no singular, independentemente se o que vem a seguir está no plural.

Qual a diferença entre desistiram ou desistirão?

Desistiram é a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a terceira pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo. ... Desistirão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.

Qual a diferença de terá ou haverá?

Haverá vem do verbo haver. O mesmo que: possuirá, terá, acontecerá, ocorrerá, reaverá, comportará, presenciará, restará, decorrerá.

Fikante