Conceitos de Hardware e Software, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática - AULA 01

Entre os conhecimentos da informática básica, podemos destacar o conhecimento das peças fundamentais dos computadores(hardware), funcionamento de cabos, fios e conexões diversos, navegação em páginas da internet, utilização de softwares de edição de texto, tabelas, gráficos, cálculos, edição de vídeo e imagem, etc.

O que são ferramentas de informática?

Ferramenta de programação ou software é um programa ou aplicativo que um programador utiliza para criar, depurar, manter, ou realizar algum outro tipo de apoio para a criação de outros programas e aplicativos.

Qual ferramenta tecnológica você mais recomenda no seu cotidiano profissional?

Aplicativos de organização e gerenciamento de atividades Aqui há outra das ferramentas tecnológicas cada vez mais utilizadas por diversos profissionais: aplicativos de organização e gerenciamento. São eles que permitem, por exemplo, compartilhamento de notas e anotar junto a outros funcionários.

O que um técnico de informática tem que saber?

Verificação de problemas e erros de hardware e software; Atualização de peças e periféricos(upgrade); Instalação, atualização, configuração e desinstalação de software: utilitários, aplicativos e programas; Formatação e instalação de sistema operacional(Windows, Linux, etc);

O que um técnico em informática deve ter?

Além de ter conhecimentos técnicos, um bom profissional na área precisa estar sempre atualizado sobre as tendências tecnológicas e desenvolver competências como trabalho em equipe, comunicação, capacidade de ensinar e criatividade.

Quais as principais ações que devemos tomar ao realizar a manutenção preventiva e corretiva de computadores?

Há várias medidas preventivas que você pode tomar, incluindo a instalação de atualizações do Windows, a verificação de vírus e malware e a execução de programas de limpeza. As verificações antivírus e anti-malware devem ser executados pelo menos uma vez por semana.

Como fazer manutenção preventiva e corretiva?

De uma forma geral, a diferença entre elas está no objetivo de cada ação. Isso porque a preventiva, como o nome sugere, é feita antes que algum problema aconteça, enquanto a corretiva é realizada quando algo já impede o funcionamento da máquina ou equipamento.

O que colocar em conhecimentos de informática no currículo?

A maneira mais comum de listar seu conhecimento do pacote Office, ou qualquer outra competência relacionada a informática, é na seção de habilidades do currículo.