A armadura positiva e negativa. Nós chamamos de “armadura” este aço que vai dentro do concreto, sendo que a armadura positiva fica na parte debaixo e a armadura negativa se encontra na parte de cima. Ambas as armaduras tem como papel conter esforços que uma determinada estrutura está sujeita.

Qual a função da armação negativa?

Armação negativa tem a função de responder os momentos fletores negativos.

Para que serve o negativo da laje?

Ferragem posicionada na parte superior da laje. Sua função é fazer a ligação entre lajes e vigas proporcionando rigidez e monoliticidade ao conjunto dos elementos estruturais. Serve também para combater as fissuras, evitando assim sua oxidação, que leva a processos de corrosão.

Qual a importância de tela em uma laje?

Existe alguma norma técnica que indique o uso de malhas na laje? Sempre é usual e recomendado usa uma malha transversalmente as vigotas. Serve para evitar fissuras como também estruturar a laje na outra direção(a laje fica armana nas duas direções, bi-direcional). Geralmente ñ é uma malha densa....

Importância dos Negativos na LAJE - Diário de Obras #15

A tela para laje é um material obrigatório para a construção dessa estrutura em todo tipo de edificações, ela serve de sustento para o cimento, evitando que este fique sem nenhuma referência e cause algum problema estrutural, como pode ser visto, a tela para laje desempenha uma importante função no que se refere à ...

Importância dos Negativos na LAJE - Diário de Obras #15

Qual tipo de malha pop usar na laje?

A Malha Pop Gerdau é indicada para lajes e pisos. Já vem pronta para uso e é produzida com aço CA-60 nervurado, soldada em todos os pontos de cruzamento para garantir maior segurança, evitando trincas, fissuras e embarrigamentos. É fornecida no tamanho 2 m x 3 m, em quatro tipos, de acordo com a necessidade da obra.

Qual espaçamento de ferragem para laje?

Deve ser utilizada em todoas as lajes. A ferragem dever ser distribuida no sentido transversal das vigotas como ferro na bitola 4,2 mm espaçadas no máximo a cada 25 cm ou 5.0 mm espaçadas no máximo a cada 30 cm. OBS.: Usar no mínimo de 3 fios por [email protected], Esta armadura é importante, pois evita o fissuramento de concreto.

Qual a função da armadura?

Qual a função da armadura? Ajudar o concreto a resistir às diferentes solicitações, principalmente as de tração. Antes de começar com a apostila vamos entender a definição de cada item relacionado à armadura.

Qual função da ferragem no concreto?

Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.

Para que serve o cálculo dos momentos positivos e negativos em uma laje de concreto armado?

O cálculo dos Momentos da Força criados nas lajes é condição indispensável para o dimensionamento das barras de aço a serem usadas para suportar a estrutura.

O que é momento Fletor negativo?

O momento fletor positivo é aquele que tende a fletir a viga com concavidade para cima(tracionando as fibras mais inferiores)e momento fletor negativo, aquele que tende a imprimir-lhe concavidade para baixo(comprimindo as fibras inferiores).

Qual a função das armações nas estruturas?

Estas armações são necessárias para atender à deficiência do concreto em resistir a esforços de tração(seu forte é a resistência à compressão)e são indispensáveis na execução de peças como vigas e lajes, por exemplo.

Qual a tela ideal para laje?

A tela soldada é a escolha ideal para a sua obra! As telas soldadas são formadas a partir de uma armadura de aço pré-fabricada, sendo modeladas por fios transversais e longitudinais, sobrepostos e soldados entre si nos pontos de cruzamento.

Qual o Vergalhao para laje?

Vergalhão CA-60 Conhecido por ser altamente resistente, o aço da classe CA-60 é útil tanto para estribos, telas e treliças quanto para pisos e armaduras de lajes. Além disso, a leveza que leva às estruturas de concreto armado é outra característica importante dessa classe.

Qual a função da malha de ferro na laje?

Para dar sustentação a sua obra, é recomendável o uso da malha de ferro para laje durante a construção. A malha de ferro para laje é feita com um material reforçado, com telas soldadas para garantir a uniformidade, reduzindo a possibilidade de fissuramento da laje e facilidade durante a aplicação.

Como deve ser feito o escoramento de uma laje?

O concreto deve ser espalhado por toda a laje a partir de um dos cantos. Evite a formação de grandes montes, para não sobrecarregar o escoramento em alguns pontos. Conforme for colocando o concreto, vá puxando a malha para cima, de modo que fique uma camada sob os ferros, envolvendo-os completamente.

Quando usar malha no contrapiso?

Esta base tem de 10 a 15 cm de espessura e é feita com concreto de baixa resistência. Este tipo de concreto é chamado popularmente de concreto magro. Em algumas situações é recomendada a utilização de malhas de aço para aumentar a resistência desta base. Essa base também é importante para criar os desníveis da casa.

Qual malha usar no EPS?

“O usual é empregar concreto fck >=20 MPa, com espessura média de 12/15 cm, assentado sobre lastro drenante de brita, impermeabilizada com manta de PE de 0,2mm.

Qual malha usar para radier?

Tipos de radier O primeiro é por meio do concreto armado, ou seja, por meio de uma malha de aço e concreto. Nessa opção, a tela de aço é desenvolvida e posicionada no solo, recebendo, em seguida, uma generosa camada de concreto. Ela é mais utilizada para construções de pequeno porte.