O juiz, ao proferir sentença penal condenatória, no momento de fixar o valor mínimo para a reparação dos danos causados pela infração(art. 387, IV, do CPP), pode, sentindo-se apto diante de um caso concreto, quantificar, ao menos o mínimo, o valor do dano moral sofrido pela vítima, desde que fundamente essa opção.

Fikante

É permitido ao juiz na sentença condenatória criminal estabelecer valor mínimo para a reparação de danos considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido?

É permitido ao juiz, na sentença condenatória criminal, estabelecer valor mínimo para a reparação de danos, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido. A sentença absolutória criminal, fundamentada no reconhecimento categórico da inexistência material do fato, obsta a propositura da ação civil.

O que deve constar na sentença condenatória?

63 do Código de Processo Penal, que trata da execução da reparação do dano poderá ser efetuada pelo valor fixado em sentença(art. 387, IV, CPP), sem prejuízo de eventual liquidação no juízo cível.

Processo Penal: Indenização fixada em sentença condenatória criminal

A sentença deve constar relatório, fundamentação e dispositivo, sendo dispensado o primeiro nas sentenças relativas à competência dos juizados especiais.

Processo Penal: Indenização fixada em sentença condenatória criminal

Quais são os elementos de uma sentença criminal condenatória justifique?

Quanto à forma, a sentença deve ter três partes(art. 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo. [1] O RELATÓRIO.

Como elaborar uma sentença penal condenatória?

Sentença penal condenatória Ao relatar a sentença de uma pena condenatória, o juiz precisa indicar esses crimes ou os artigos do Código Penal a que correspondem, bem como os indicadores de agravante ou atenuantes para o cumprimento da decisão.

O que significa reparação do dano na esfera penal?

91, I, do Código Penal estabelece como primeiro efeito da condenação criminal “tornar certa a obrigação de reparar o dano causado pelo crime”. ... O Código Civil, por seu turno, no art. 927, dispõe: “aquele que, por ato ilícito, causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo”.

Quais são as formas pelas quais a vítima de um crime pode obter a reparação indenização pelo ocorrido?

A nossa legislação permite que a vítima possa exigir reparação de danos quando, após o término do processo penal, haja uma sentença penal condenatória, pois o art. 91, I, do Código Penal diz que é efeito da condenação à obrigação de indenizar o dano causado a vítima.

Quando e em quais situações deve o juiz fixar indenização em favor da vítima?

Juiz deve fixar indenização mínima à vítima. O juiz criminal tem obrigação, por força de lei, de fixar um valor mínimo para reparar os danos causados por uma infração. ... Por ser norma cogente, ou seja, independe da vontade do indivíduo, o juiz não pode deixar de apurar o valor.

O que fazer depois da sentença criminal?

Após redigida a sentença, o acusado será intimado pessoalmente através de Oficial de Justiça, muitas das vezes nessa ocasião o Oficial pergunta se o condenado tem interesse em recorrer.

O que significa proferida a sentença de condenação penal?

O que é uma sentença condenatória? É aquela na qual existe o reconhecimento da culpa ou dolo, ou seja, o julgamento da acusação é considerado procedente. A partir dessa decisão, é imputada uma pena prevista pelo Estado, que pode implicar na total restrição da liberdade do réu por tempo determinado.

Qual o prazo para o juiz proferir a sentença penal?

§ 3º - O juiz poderá, considerada a complexidade do caso ou o número de acusados, conceder às partes o prazo de 5(cinco)dias sucessivamente para a apresentação de memoriais. Nesse caso, terá o prazo de 10(dez)dias para proferir a sentença.

Qual momento processual é possível o pedido de fixação de valor indenizatório?

Resumo: Nos casos de violência contra a mulher praticados no âmbito doméstico e familiar, é possível a fixação de valor mínimo indenizatório a título de dano moral, desde que haja pedido expresso da acusação ou da parte ofendida, ainda que não especificada a quantia, e independentemente de instrução probatória.

Qual é a natureza jurídica da fixação do valor mínimo de reparação?

A Lei nº. 11.719/08 conferiu ao juiz o poder de fixar um valor indenizatório mínimo a título de reparação dos prejuízos causados pelo crime, sem prejuízo da liquidação para apuração do dano efetivamente sofrido pelo ofendido.

Quais as opções que a vítima tem para obter tal reparação?

Já o Código de Processo Penal proporciona meios mais eficazes para a vítima buscar a reparação, garantindo a utilização do sequestro, em seu artigo 125, da busca e apreensão, artigo 240, do arresto, artigo 136 e da hipoteca legal, artigo 134.

Quais são as formas de ressarcimento da vítima previstas no Código Penal Brasileiro?

Nela, no art. 297, o legislador fez previsão da imposição de multa reparatória, "que consiste no pagamento, mediante depósito judicial em favor da vítima, ou seus sucessores, de quantia calculada com base no disposto no § 1º do art. 49 do Código Penal, sempre que houver prejuízo material resultante do crime".

O que é reparar o dano?

O objetivo da Responsabilidade civil é reparar o dano causado que tenha levado a diminuição do bem jurídico da vítima, sendo que sem dano não há reparação, só podendo existir a obrigação de indenização quando existir dano, que pode ser de ordem material ou imaterial.

Quando há um dano causado na esfera penal e a vítima pretende pleitear indenização na esfera civil o faz por meio de qual ação?

A ação civil ex delicto, ou actio civilis ex delicto, é uma ação ajuizada pelo ofendido na esfera cível para obter indenização pelo dano causado pela infração penal, quando existente.

Para que se possa intentar uma ação de reparação de dano à vítima ou ofendido deve?

Ocorre que não só a vítima poderá ser lesada com a prática do ato ilícito, mas também terceiros, que, ao comprovar o nexo de causalidade entre a conduta do ofensor e o dano por ele sofrido, terão o direito a pleitear a reparação dos prejuízos.

O que significa o artigo 387?

“Art. 387. […] § 1º O juiz decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou, se for o caso, a imposição de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuízo do conhecimento de apelação que vier a ser interposta.

O que é uma sentença Condenatoria?

Sentenças condenatórias Como o próprio nome faz entender, a sentença condenatória estabelece uma obrigação a ser cumprida por parte do vencido no âmbito do processo. ... Na ocasião de a sentença não ser acatada, a parte autora poderá recorrer aos instrumentos cabíveis para fazer o que está disposto na decisão judicial.

Como se faz uma sentença judicial?

458, do CPC, dispõe que a sentença conterá: a)o relatório, compreendendo o nome dos litigantes, a suma do pedido do autor e da resposta do réu, assim como o registro das principais ocorrências havidas no curso do processo; b)os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito; c)o dispositivo, ...

Fikante