A educação técnica e profissional está conformada pelos programas educacionais orientados ao desenvolvimento de habilidades e competências para o trabalho. Em praticamente todos os países da América Latina a educação técnica e profissional é uma modalidade educacional dos níveis secundário e superior.

Qual é a diferença entre educação profissional técnica e tecnológica?

O IFC, em sua atuação, observa os seguintes princípios norteadores: I – compromisso com a justiça social, a equidade, a cidadania, a ética, o meio ambiente, a transparência e a gestão democrática; II – natureza pública e gratuita do ensino, sob a responsabilidade da União; III – compromisso com uma administração ...

O que é educação técnica e profissional?

Para tanto devemos considerar também os chamados cursos livres em diversas áreas, os cursos técnicos, como veremos abaixo e outras formações de caráter profissional. Já a educação tecnológica é mais empregada na educação superior com os cursos de tecnologia ou de curta duração, como também são chamados.

O que abrange a educação profissional e tecnológica?

O que é Educação Profissional e Tecnológica(EPT)? A EPT abrange cursos de qualificação profissional, habilitação técnica, graduação tecnológica e de pós-graduação, além de prever a integração com os diferentes níveis e modalidades da educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

Educação Profissional e Tecnológica

O que significa educação técnica?

O ensino técnico é um nível de ensino enquadrado no nível médio dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizadas em escolas secundárias ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.

O que é ser um profissional técnico?

Os profissionais que realizam funções técnicas devem ter uma qualificação profissional. Esse tipo de formação pode ser obtida por meio da realização de cursos técnicos nos melhores institutos de ensino. Fizemos uma seleção completa com as carreiras técnicas mais procuradas pelos profissionais.

O que é um ensino tecnológico?

O nível tecnológico corresponde aos cursos de nível superior na área tecnológica, destinados a egressos de nível médio e/ou técnico.

Quais são as principais especificidades do currículo na educação profissional e tecnológica?

De acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 11/2012, o currículo de Educação Profissional e Tecnológica “deve considerar os saberes e as experiências incorporados pelo trabalhador, o qual tem o seu próprio saber sobre a tecnologia e seu processo de produção.”(2012, p. 28).

O que trata Art 4º A educação profissional e tecnológica?

§ 4º Os cursos de qualificação profissional devem observar as normas gerais da Educação Profissional e Tecnológica na organização de sua oferta e, quando se tratar de aprendizagem profissional, além destas Diretrizes, considerar as normas específicas.

Quais os princípios norteadores do ensino no Brasil na LDB 9.394 1996?

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O que é premissa da educação profissional?

A educação profissional possui como premissas a centralidade do trabalho como princí- pio educativo e a indissociabilidade entre teoria e prática, desde a formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social(BRASIL, 2004).

Qual a função da educação básica e da educação profissional?

voltada para a superação da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual cultura geral e cultura técnica. Uma educação que contribua para o domínio dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho(FRIGOTTO, CIAVATTA e RAMOS, 2005).

Quais os objetivos para a educação profissional apresentados pelo Decreto nº 2208 de 1997?

A educação profissional tem por objetivos: IV – qualificar, reprofissionalizar e atualizar jovens e adultos trabalhadores, com qualquer nível de escolaridade, visando a inserção e melhor desempenho no exercício do trabalho. Art.

O que são os fundamentos da educação?

Voltada para os cursos de Licenciatura, a disciplina Fundamentos da Educação busca promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e ...

Como o planejamento deve ser realizado para a organização do trabalho pedagógico?

Um bom planejamento deve descrever claramente quais são os propósitos da escola para a formação integral do aluno. Dessa forma, os professores poderão sistematizar suas aulas em consonância com os objetivos a serem atingidos por aquela unidade escolar.

O que é ensino técnico e tecnológico?

O curso técnico é focado na empregabilidade. O participante tem acesso imediato ao mercado de trabalho. O curso tecnológico(nível superior)é caracterizado pelo domínio de princípios científicos e tecnológicos próprios, com ênfase em determinado ramo de atividade humana. O curso superior tem maior tempo de duração.

Qual a diferença entre ensino médio e ensino técnico?

O Ensino Médio corresponde ao ensino instituído em uma escola contínua, enquanto Ensino Técnico é aquele em que existe um diploma oferecido pelo Ministério da Educação(MEC), com cargas horárias específicas ao final do ensino.

O que é o ensino médio técnico?

O Curso Técnico de Nível Médio é destinado a alunos matriculados ou egressos do ensino médio, com o objetivo de proporcionar Habilitação Técnica de Nível Médio, segundo o perfil profissional de conclusão. Realiza-se sob a forma articulada(integrada ou concomitante)e subsequente ao ensino médio.

Como funciona ensino técnico?

O aluno entra para uma escola técnica, após o fim do primeiro ano do ensino médio e cursa os dois restantes junto com aulas técnicas sobre a área escolhida. Ao fim do curso técnico integrado o aluno recebe dois certificados distintos, um de conclusão do ensino médio e um de conclusão do ensino técnico.

Qual o curso técnico que tem mais vagas de emprego?

Como o curso técnico de Administração é a formação técnica mais próxima da profissão de assistente administrativo, é possível dizer que este é o curso técnico que mais emprega.