a)A grande maioria das empresas multinacionais possui suas matrizes em países emergentes, e montam suas filiais nos países desenvolvidos, principalmente na Europa.

Qual é o principal objetivo das empresas multinacionais?

Os principais objetivos de uma empresa multinacional quando desloca ou expande o seu processo produtivo para outros países são a busca por matérias-primas com fácil acesso, a obtenção de mão de obra mais barata, a redução do pagamento de impostos, entre outros.

O que ocorre com o processo produtivo das multinacionais?

O processo produtivo das multinacionais se realiza no contexto da interação das cadeias produtivas, viabilizada e impulsionada pela Terceira Revolução Tecnológica.

Quais são as consequências da expansão das multinacionais?

A consequência é existir, ainda, a dependência de tecnologias de processo e máquinas estrangeiras. Não é que não tenha a criação de tecnologias nos países subdesenvolvidos, mas ela ainda é muito carente, se comparada à dos países desenvolvidos.

Onde estão concentradas as transnacionais?

As nações mais desenvolvidas(Estados Unidos, Canadá, Japão e a União Europeia)abrigam a maioria das sedes das transnacionais, que instalam suas filiais em vários países, sobretudo nos subdesenvolvidos e nos emergentes.

Como estão distribuídas as empresas transnacionais?

A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.

O que você entende por empresa multinacional?

O que é uma empresa multinacional? Empresa multinacional é aquela que, apesar de possuir normalmente sede oficial em determinado país de origem, estende suas atividades para além das fronteiras.

O que são as empresas multinacionais?

As multinacionais – que também são chamadas de transnacionais ou empresas globais – são aquelas companhias que atuam em vários territórios no mundo, tanto com a dispersão de seus produtos entre as mais diferentes populações do planeta quanto com a expansão de suas fábricas para vários países.

Qual é a importância das empresas multinacionais na atual fase da economia mundial?

As empresas multinacionais estabeleceram um marco histórico no capitalismo, pois superaram em poder os Estados-nação e deram início a uma nova configuração da economia mundial, em que a dimensão predominante passa a ser a da mobilidade da produção dos bens e serviços, além de contribuírem para amadurecimento da ...

O que possibilitou a fragmentação do processo produtivo das empresas multinacionais?

A globalização da produção e do comércio levou a uma desintegração vertical das empresas multinacionais(doravante, EMNs)e a uma fragmentação geral dos processos de produção entre firmas e países(Gereffi et al. 2005; UNIDO, 2004).