São exemplos de fontes visuais?

“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.

ENTENDENDO ICONOGRAFIA

Segundo a definição de Gallian(1996, p. 142): Todos sabemos que as chamadas fontes orais para o historiador, são, fundamentalmente, entrevistas gravadas, transcritas ou não, onde determinado entrevistado narra acontecimentos sobre o passado – sobre o seu próprio ou o de outras pessoas, instituições, etc.

Quais são as fontes orais?

Visuais – Fotografias, pinturas, desenhos, cartões-postais são exemplos de fontes visuais. Arte rupestre em rocha nos EUA.

Qual é o papel das fontes orais?

Complementando a documentação, a utilização de fontes orais é imprescindível para preencher as lacunas deixadas pelos documentos escritos na reconstrução dos fatos históricos.

O que são fontes orais PDF?

A fonte documental é produzida através de documentos e por sua vez a fonte oral é proveniente de relatos de um indivíduo ou de um grupo para reescrever os fatos do passado.

O que é documento oral e visual?

Escritas: cartas, livros, bilhetes, revistas e jornais. Visuais: desenhos, álbuns, pinturas, pinturas rupestres e imagens. Orais: entrevistas, jornais na TV, documentários, filmes, séries. Cultura material: diversos objetos, habitação, artesanato, máquinas, roupas.

São exemplos de fontes históricas escritas?

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

São exemplos de fontes materiais escritas?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Qual é a definição de fontes históricas?

Fontes históricas são documentos que trazem consigo vestígios do passado que permitem com que os historiadores exerçam o seu trabalho. As pinturas rupestres são importantes representações pictóricas que servem como fontes históricas no estudo da vida do homem durante a Pré-História.

O que são fontes históricas exemplifique?

Fontes históricas são: marcas de existência em determinado lugar e em determinada época, sendo utilizados pelo historiador, em suas pesquisas. ... Outros exemplos de fontes históricas: músicas; lendas; livros; fotos; roupas da época; documentos pessoais; cartas; pinturas; monumentos, entre outros.

O que é uma fonte material visual e escrita?

As fontes escritas são aquelas que são documentadas, podemos encontrar em livros, jornais, manuscritos, dentre outros. Por sua vez, as fontes materiais são todas aquelas em que conseguimos olhar e tocar, como por exemplo as esculturas. E por fim, as fontes visuais são as pinturas, dentre outras.

O que é materiais visuais?

Dos materiais visuais, a fotografia e o vídeo são os meios que conferem às cenas apresentadas o estatuto de verossimilhança. Nas pesquisas examinadas, a utilização das fotografias foi variada no que diz respeito tanto às formas como foram produzidas quanto aos modos de visibilizá-las no artefato acadêmico.

O que são documentos de fontes orais?

Resumo: O documento oral, reconhecido pelo seu valor histórico, tem como intuito preservar a memória das pessoas e servir como evidência ou prova de algum evento ocorrido. Ainda que pouco explorados no cenário arquivístico, constituem-se como importantes itens documentais em seus acervos.

Como usar as fontes orais na pesquisa histórica?

[...] a história oral apenas pode ser empregada em pesquisas sobre temas contemporâneos, ocorridos em um passado não muito remoto, isto é, que a memória dos seres humanos alcance, para que se possa entrevistar pessoas que dele participaram, seja como atores, seja como testemunhas.

O que são fontes documentais Cite exemplos?

Fonte primária correspondências e diários. assentos de registros públicos ou privados(civis, imobiliários, censitários, financeiros etc.)periódicos. textos literários e narrativos.

O que são fontes históricas audiovisuais?

As fontes históricas atuam como noções que o pesquisador utilizará para definir sua pesquisa. ... E por fim, as fontes audiovisuais: São aquelas presentes em documentários, filmes, ou produções que possam ser utilizadas pelo pesquisador.

Como são produzidas as fontes orais?

Caracterizam-se por serem produzidas a partir de um estímulo, pois o pesquisador procura o entrevistado e lhe faz perguntas, geralmente depois de consumado o fato ou a conjuntura que se quer investigar.

Qual a importância das fontes orais para os indígenas?

Freitas(2002, 2004), em seus trabalhos sobre os Krahô, afirma que a utilização de fontes orais na história indígena exige certo grau de ofícios et- nográfico e etnológico, o que obriga muitas vezes o pesquisador à realização de trabalhos de campo.

Qual é o papel das fontes históricas no trabalho de pesquisa do historiador?

As fontes históricas são os itens materiais e imateriais(ou seus vestígios)que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.

Quais são as seis fontes históricas?

Fontes como mapas, pergaminhos, jornais, cartas, diários, objetos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas, ossos humanos e de animais, e ainda fontes advindas de lendas e contos antigos trazidos pela tradição oral foram deixadas pelo mundo todo e encontrá-las faz parte de um processo grandioso, no qual ...

Quais são os tipos de fontes históricas e explique cada uma delas?

Fontes históricas são os documentos que o historiador utiliza para recontar fatos passados, reconstruir a história. ... fontes materiais: objetos, peças e sítios históricos; documentos, fotos, pinturas, etc. fontes imateriais: a história oral, as lendas, as tradições, os costumes, usos, etc.