Funciona da seguinte maneira: os gases produzidos no escapamento do veículo passam pelo tubo central do silenciador, batem em sua parede de trás sendo refletidos por um furo que há no corpo do equipamento. ... Uma característica fundamental dos silenciadores é a quantidade de contrapressão que eles são capazes de produzir.

Fikante

Qual o equipamento destinado a reduzir a emissão de poluentes nos veículos?

Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono(CO), óxidos de nitrogênio(NOx), hidrocarbonetos(HC), óxidos de enxofre(SOx), material particulado(MP), etc. O monóxido de carbono(CO)é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.

Como funciona o silenciador do escapamento?

O catalisador é um componente do sistema de escapamento dos carros que reduz a poluição causada pela emissão de gases nocivos à saúde, como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio.

O que ameniza os gases gerados pelo motor?

Conhecido também como silenciador, ele é dividido em intermediário e traseiro e tem como função reduzir o barulho gerado pelo motor. Quando os gases passam de uma divisão para outra, perdem a pressão, fazendo ruídos e vibrações diminuírem.

Escapamento e catalisador: cuidado com os gases tóxicos

Quanto custa 1 kg de catalisador?

E o catalisador é valioso, pois contém elementos químicos nobres, como o ródio, platina, paládio, que podem valer até seis mil reais o quilo.

O que se faz com pó de catalisador?

Transformado em pó e comprimido em pastilhas, que servem como combustível em usinas nucleares, o preço vai para 3 600 dólares por quilo.

São equipamentos do veículo cujo objetivo é a redução de emissão de poluentes?

Os catalisadores utilizam reagentes químicos que não são consumidos nas reações, que são otimizadas e se tornam mais rápidas e eficientes. Assim, toneladas de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio são transformadas em dióxido de carbono, o CO2.

Quais os principais poluentes emitidos por veículos a diesel?

Os gases provenientes da exaustão de motores a diesel são constituídos por uma mistura de compostos gasosos(tais como monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio)e material particulado(carbono, enxofre, nitrogênio, entre outros)que, ao serem inalados, podem provocar o desenvolvimento de doenças(IARC, 2014; INCA, ...

O que o carro expele?

NOx(Óxidos de nitrogênio)São gases irritantes. Provocam desconforto respiratório, diminuição da imunidade e alterações celulares. Agrava os problemas respiratórios, como alergias, asma e bronquite. Sua emissão é feita majoritariamente por veículos movidos a diesel.

Quais são os gases poluentes emitidos pelas indústrias?

Dentre os principais poluentes do ar, encontra-se as partículas inaláveis, o monóxido de carbono, o dióxido de carbono, dióxido de nitrogênio, o ozônio e outros, que provocam diminuição da resistência respiratória e outros efeitos adversos a saúde humana, flora e fauna.

Qual é o gás que sai do escapamento dos carros?

Monóxido de carbono(CO)Dióxido de carbono(CO2)

Qual é a peça mais pesada do carro?

Você sabia que o bloco é a peça mais pesada do motor de um veículo? É nele que ficam os cilindros, onde se movimentam os pistões, responsáveis por gerar a força que movimenta o carro.

Qual é o principal causador da corrosão em um veículo?

Dos fenômenos abaixo, o principal causador da corrosão em um veículo é A neve.

Quais são os veículos mais poluentes?

Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.

Quais são os objetivos do Proconve?

Promover a melhoria das características técnicas dos combustíveis líquidos disponíveis para a frota nacional de veículos automotores, visando a redução de poluentes emitidos na atmosfera; e, Estabelecer condições de avaliação dos resultados alcançados.

O que é emissões de poluentes?

As emissões atmosféricas constituem o lançamento de substância – em forma gasosa ou particulada – na atmosfera. Essas emissões podem ou não serem acompanhadas de energia e podem causar alterações na atmosfera, quando lançadas em grandes concentrações.

Como diminuir a poluição dos transportes?

Uso de bicicleta: substituir o veículo pela bicicleta é a melhor opção de transporte, pois emite 0 gás poluente e é uma excelente opção para se exercitar no dia a dia!

Quem compra pó de catalisador?

Quem está a procura de compra de sucata de catalisador, encontra o site da Luvitec. A empresa atua com compra de materiais recicláveis e fornecimento de mão de obra especializada, despendendo o que há de melhor no mercado para seus clientes.

Pode tirar o pó do catalisador?

“Ao retirar o catalisador do veículo, além de agredir o ambiente, fazendo com que todos os gases resultantes da combustão no motor sejam despejados no ar sem nenhum tipo de filtro, ele está cometendo uma infração de trânsito, pois retirar o catalisador é proibido pela legislação de modificação de veículos.

Quantas gramas de paládio tem um catalisador?

Via de regra, os catalisadores monolíticos virgens usados na indústria automotiva possuem em torno de 1,89 g/kg de platina, 0,29 g/kg de paládio, além de 0,10 g/kg de ródio, metais preciosos de altíssimo valor agregado.

Fikante