O gramático Evanildo Bechara faz uma distinção, chamando a atenção para o fato de que, quando pretendemos enfatizar o esforço empreendido pelo sujeito da ação, devemos empregar faz com que.

Como usar o às vezes?

“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”. “Às vezes, aquele rapaz se irrita além da conta.” “Mudar os hábitos, às vezes, pode ser um meio eficaz de combater a depressão.”

Faz a vez ou faz as vezes?

Para indicar que algo acontece apenas de vez em quando, o correto é às vezes, com acento indicativo de crase. A expressão as vezes, sem acento, também existe na língua portuguesa, mas tem um significado diferente de às vezes.

O que faz ou que faz?

Por ordem; na sua vez.

Vitinho - Faz Parte do Jogo | DVD Vitinho Entre Amigos

Em outras palavras, “fazer que” também está certo, mas não quer dizer exatamente a mesma coisa. A interpretação consagrada pelos gramáticos é a de que neste caso o com enfatiza o esforço empregado pelo sujeito da ação.

Vitinho - Faz Parte do Jogo | DVD Vitinho Entre Amigos

Que me faz ou que faz me?

O meu filho faz-me lembrar eu. O meu filho faz-me lembrar de mim próprio. No português informal, aceitam-se as expressões referidas pelo consulente, tal como é possível dizer-se «olha eu» ou «olha ele», sobretudo em frase exclamativa. Contudo, a forma mais correta é «faz-me lembrar-me de mim».

Quando algo acontece às vezes?

Amiúde significa algo que acontece repetidas vezes, frequentemente. A expressão "amiúde", pode ser utilizada em diversos tipos de frases, mas sempre com o significado de que algo está sendo dito, ou usado, novamente. ... Em vez de repetir a palavra ou a frase, utiliza-se a expressão "amiúde" no lugar.

Quando uma coisa acontece às vezes?

Que acontece com muita frequência: 1 frequentemente, constantemente, regularmente, muito, várias vezes, sempre, amiúde, amiudadamente, seguidamente, sistematicamente, reiteradamente, continuamente, continuadamente, incessantemente, ininterruptamente.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que=Usado no início das perguntas. Por quê?=Usado no fim das perguntas. Porque=Usado nas respostas.

Onde se usa crase?

A crase sempre será empregada antes de palavras femininas! Outra dica importante é que não basta apenas decorar o momento ideal para utilizar a crase, mas também entender a estrutura e o enunciado das frases. Para que haja crase, é preciso que exista uma sequência de duas vogais iguais, que sofrem contração.

Será às 15h tem crase?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino(a/as)estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave(crase)como indicativo de horas.

Quando algo acontece duas vezes?

adjetivo Que ocorre duas vezes ao ano: evento bianual.

Quando algo aparece várias vezes?

Sincronicidade é uma série de eventos que parecem ser altamente simbólicos e significativos por natureza. Se o acaso(serendipidade)é como a migalha de pão, a sincronicidade é a trilha que nos leva a um novo destino.

O que significa a palavra profusa?

Abundante; copioso. 2. [Por extensão] Difuso; prolixo.

Que se repete sinônimo?

Que se repete muitas vezes: 1 reiterativo, reiterado, recorrente, frequente, constante, contínuo, continuado, seguido, amiudado, insistente, reincidente, repetitório, iterativo, frequentativo, crebro.

O que acontece de vez em quando?

Significado de esporádico: Algo que acontece de vez em quando.

O que é de vez em quando?

De vez em quando é uma locução adverbial de tempo que indica uma situação que não é muito frequente mas que também não é muito rara.

O que significa a sigla VZ?

A nova fornada de siglas vem da redução de gírias e de sua fonética, como vz(de “pegar a visão”, entender)e cp(de “se pá”, para indicar talvez).

Como se classifica às vezes?

Significado de Às vezes locução adverbial De vez em quando; em certas situações ou circunstâncias; não expressa permanência: às vezes prefiro ir ao cinema. [Gramática] Não confundir com "as vezes", plural de vez: foram raras as vezes em que pude comprar o que desejava. Etimologia(origem de às vezes). A + a + vezes.

Faz-me é certo?

— pode ser o mesmo da frase anterior, ou seja, «eles», e o verbo deverá estar no plural(«fazem-me»); — pode ser o demonstrativo isso, que retoma o conteúdo da frase anterior(«eles aí estão em "estágio"), e, nesse caso, o verbo vai para o singular — «faz-me».

O que significa faz me?

fazer por onde Dar motivos para algo.

Que faz ou quem faz?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O que é ambiguidade sinônimo?

Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.