As conjunções coordenativas(e, mas, porém, contudo, todavia, entretanto, pois, portanto etc.)não provocam próclise, exceto o "nem", que é uma partícula negativa, outra das categorias que "atraem" os pronomes átonos.

Quais são as palavras atrativas?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

O que atrai a partícula se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise(pronome antes do verbo)é a colocação predominante. ... Como sempre repetimos, a nossa tendência natural vem sendo a próclise – não só na presença dos seus “fatores” mas também na sua ausência.

FUNÇÕES DA PARTÍCULA "SE": REGRAS E DICAS PARA PROVAS - Profa. Pamba

Quais são os pronomes Atonos?

Em primeiro lugar, vamos lembrar que pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.

O que é uma palavra atrativa?

PALAVRAS ATRATIVAS Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos(o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.

O que é palavra atrativa exemplos?

b)Se houver palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Não posso esclarecer-lhe o ocorrido./ Não lhe posso esclarecer o ocorrido. Não estavam chamando-me./ Não me estavam chamando.

O que são partículas atrativas?

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise(pronome depois do verbo)mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal(não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.

Qual é o certo se ou si?

O pronome si deve ser empregado em frases reflexivas, ou seja, em frases em que a pessoa do sujeito pratica e ao mesmo tempo recebe a ação verbal. A língua culta exige que se houver reflexibilidade o si está correto; se não houver, deve ser rejeitado.

Qual é o sentido da palavra se?

Significado de Se conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria. Partindo de alguma coisa; caso: se você conseguir dizer, tentarei entender! Tendo em conta algo; já que: se ele precisa de mais tempo, é necessário adiar o casamento.

Como atrai ênclise?

Usa-se a ênclise depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal nas locuções verbais em que o verbo principal esteja no infinitivo ou no gerúndio: Devo-lhe explicar o que se passou.(ênclise depois do verbo auxiliar, “devo”)Devo explicar-te o que se passou.

Quando ocorre a próclise?

Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia. Sente-se agora e coma!

Que é fator atrativo de próclise?

Será obrigatório o uso do pronome proclítico quando houver um fator de atração, isto é, um vocábulo ou expressão que atraia o pronome oblíquo átono para antes do verbo.

Como é fator atrativo de próclise?

Fator que obriga a PRÓCLISE, a saber: a)Orações que contêm palavra negativa(não, nunca, jamais, ninguém, nada, etc.)sem pausa entre a referida palavra e o verbo: Não lhes dizia eu?

O que é próclise e exemplos?

Próclise=pronome antes do verbo - Palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem ou de modo algum. Exemplo: Nada me perturba. - Conjunções subordinativas: quando, se, porque, qual, conforme, embora ou logo que. Exemplo: Quando se trata de falar em inglês ele é um expert.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

O que significa gerúndio na língua portuguesa?

Forma nominal verbal que caracteriza uma ação em andamento O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”.

Quais os pronomes pessoais oblíquos átonos?

Pronomes oblíquos átonos São aqueles que não vêm acompanhados de preposição. Eles são pronomes exercendo função de complemento. Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.