A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.

O que que é intertextualidade?

Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. ... Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, matitê e paródia.

O que é intertextualidade e quais os tipos?

Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto. ... A intertextualidade pode ocorrer de várias formas, nos diversos gêneros: na prosa, na poesia, nas letras de música, na publicidade, nas imagens, na pintura,...

INTERTEXTUALIDADE: CONCEITO E TIPOS | Resumo de Literatura para o Enem

Como identificar a intertextualidade?

A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita(direta)e implícita(indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.

Como fazer uma relação entre dois temas?

RELAÇÕES ENTRE TEXTOS. Ela ocorre toda vez que um texto se apropria de outro, no nível da composição da frase ou da ideia(veja exemplos no texto de Xico Sá). Nesse caso, um autor deseja, conscientemente, referir-se a outro texto, escrito em outro momento, por outro autor(ou até por ele mesmo).

O que é intertextualidade 9 ano?

Quando você se apropria de um texto já existente e o reproduz, de forma a relembrar a mensagem original, você está estabelecendo uma relação que liga o conteúdo do seu texto a outro, esse processo de criação é conhecido como intertextualidade.

O que é intertextualidade 6 ano?

Chamamos de intertextualidade o “diálogo” que ocorre entre dois textos diferentes, quando um faz referência a outro que já existia, inspirando-se em sua forma ou mensagem para criar um novo discurso. Ela pode ocorrer de modo explícito(mais facilmente percebida)ou implícito(menos facilmente percebida).

Como relacionar um texto com outro exemplos?

A intertextualidade consiste na influência e na relação que um texto exerce sobre outro. Esse processo ocorre durante a produção de um texto, onde o autor coloca, na estrutura de sua produção, referências explícitas ou implícitas de outra obra.

São tipos de intertextualidade exceto *?

Sobre a intertextualidade estão corretas, exceto: ... Na intertextualidade implícita, não há citação expressa do texto fonte, fazendo com que o leitor busque na memória os sentidos do texto; já na intertextualidade explícita, ocorre a citação da fonte do intertexto.

O que é intertextualidade implícita exemplos?

Na letra da canção há uma referência a um famoso provérbio latino: si uis pacem, para bellum, cuja tradução é Se queres paz, te prepara para a guerra, exemplificando, assim, aquilo que chamamos de intertextualidade implícita, pois não foi feita a citação do texto-fonte.

Quando acontece a intertextualidade explícita?

A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita(sem citação expressa da fonte)ou explícita(quando há citação da fonte do intertexto).

Como usar a intertextualidade em sala de aula?

Peça aos alunos que leiam os textos silenciosamente. Após a leitura silenciosa, peça aos alunos que façam uma leitura em voz alta. Cada aluno deverá ler uma parte dos textos. Ressalte a importância da impostação de voz e da entonação.

Por que a intertextualidade é importante?

A intertextualidade permite o dialogismo entre os diversos tipos de texto, sejam eles linguísticos, sejam extralinguísticos.

O que é intertextualidade PDF?

Basicamente, trata-se de um recurso que permite que o escritor desenvolva um conteúdo usando como referência elementos de um “texto base”. Assim, pode-se estabelecer, de maneira explícita ou implícita, uma espécie de “diálogo” entre as duas obras.

O que é intertextualidade e paráfrase?

A paráfrase é a ratificação de um texto que já existe. Nessa intertextualidade, existe a repetição do assunto ou um pedaço dele. Em outras palavras, a ideia inicial é preservada. Dessa forma, podemos afirmar que parafrasear um texto é a mesma coisa que refazê-lo com palavras distintas, conservando sua essência.

O que é intertextualidade PPT?

É uma interação entre textos, um “diálogo” que se dá entre eles. A intertextualidade está ligada ao “conhecimento de mundo”, que deve ser comum ao produtor e ao receptor dos textos. Constitui uma escrita introdutória a uma outra escrita. É a reprodução de um texto com as palavras de quem o está produzindo.

Qual é a relação entre os dois textos?

De maneira geral, a intertextualidade é a relação entre textos. Sim, os textos se relacionam com outros textos. Contudo, essa relação pode acontecer de diversas formas. ... Nesse sentido, uma pintura ou um filme podem ser textos, porque eles atingem determinadas intenções comunicativas.

Como fazer a relação entre textos?

Organize uma tabela com alguns tópicos que permitem avaliar a produção escrita com a relação dos nomes dos alunos. Você pode avaliar se o ponto de vista do aluno é claro; se ele o sustentou com argumentos significativos; se o texto é coeso. Priorize apenas alguns quesitos nesta atividade.

O que é relação entre as partes do texto?

Estabelecimento de relações entre partes de um texto, identificando repetições, substituições ou associações que contribuem para a coesão e coerência. As repetições, substituições ou associações são recursos de coesão usados para amarrar a frase seguinte à anterior, visando à escrita coerente e coesa de um texto.

O que são informações explícitas e implícitas?

Implícito se refere principalmente a uma informação que está subentendida. Explícito indica uma informação expressa de forma clara e compreensível.

O que é localizar informações explícitas em um texto?

D1 – Localizar informações explícitas em um texto. A habilidade que pode ser avaliada por este descritor, relaciona-se à localização pelo aluno de uma informação solicitada, que pode estar expressa literalmente no texto ou pode vir manifesta por meio de uma paráfrase, isto é, dizer de outra maneira o que se leu.

Quando os textos conversam entre si?

A essa relação se dá o nome de intertextualidade. ...