O presente do subjuntivo é um tempo verbal usado para indicar uma ação do presente ou do futuro. Também é utilizado para expressar desejos. Exemplos: Espero que eu volte antes de amanhecer.

O que é o modo subjuntivo do verbo?

O modo subjuntivo é utilizado para indicar um fato incerto, exprime condição, incerteza e dúvida. Uma característica particular desse modo verbal é sua dependência em relação a outro verbo. Logo, é muito comum ver o modo subjuntivo em orações subordinadas.

Quais são os três tempos do modo subjuntivo?

O modo subjuntivo mostra o tempo verbal como provável, duvidoso, desejoso ou possível. Aparece nas orações principais e independentes, mas prioritariamente é empregado nas orações subordinadas que apresentam incerteza, probabilidade e hipótese.

O que é modo subjuntivo exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Modo Subjuntivo - Tempos Verbais Simples + Dicas para não errar mais - Fácil I Português On-line

O que expressa o pretérito imperfeito do subjuntivo?

O pretérito imperfeito do subjuntivo é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura.

Quais são os tempos do modo imperativo?

O modo imperativo, diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. O imperativo tem duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

O que Égerundio?

Gerúndio é uma das três formas nominais existentes na língua portuguesa, as outras duas são o Particípio e o Infinitivo. A característica do gerúndio é expressar a continuidade de uma ação, ou seja, demonstra que ela teve início e continua acontecendo. Uma dica é que esses verbos possuem o sufixo “ndo”.

O que é indicativo exemplos?

Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala: Exemplo: Eu abro a janela. Já no presente do subjuntivo, além de ser usado para indicar uma ação presente, pode também indicar uma ação futura. ... Exemplo: Esperemos que ele abra a janela.

O que são frases no modo indicativo?

O modo indicativo transmite uma ação certa e real. A pessoa falante apresenta uma posição de certeza e segurança, exprimindo a ação com precisão. Frases no modo indicativo: Ontem eu comprei uma blusa nova.

O que é uma pessoa subjuntivo?

Significado de Subjuntivo adjetivo Modo Subjuntivo. Diz-se do modo verbal caracterizado por expressar uma dúvida, uma possibilidade, um desejo ao invés de uma certeza, ou seja, expressa uma ação irreal e hipotética. Dependente; que se subordina.

Qual o outro nome que damos ao modo subjuntivo?

Modo subjuntivo ou conjuntivo é o modo verbal que não expressa certeza, e sim uma dúvida(uma coisa que não temos certeza que vá ocorrer)ou desejo.

Como é feito o presente do subjuntivo dos verbos?

O presente do subjuntivo é formado a partir do radical da primeira pessoa do singular do presente do indicativo, acrescentando-se a terminação apropriada. O presente do subjuntivo é usado: Para indicar dúvidas, desejos, incertezas, probabilidades e sentimentos.

O que é colocar as frases em modo imperativo?

Modo usado para dar uma ordem ou advertência Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa(modo indicativo e o modo subjuntivo).

O que é imperativo exemplo?

Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.

Como identificar uma frase no modo imperativo?

Frase imperativa é uma palavra ou grupo de palavras que expressa: ordem, sugestão, pedido, conselho. Nesse tipo de frase, o verbo sempre está no modo imperativo. Esse tipo de frase pede para alguém fazer alguma coisa. Nós podemos encontrar frases imperativas: afirmativas e negativas.

Como conjugar o verbo ver?

O verbo ver é assim conjugado no presente do indicativo: eu vejo, tu vês, ele vê, nós vemos, vós vedes, eles veem. O verbo vir, assim: eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes, eles vêm. No pretérito perfeito: ver: eu vi, tu viste, ele viu, nós vimos, vós vistes, eles viram.

O que é tempo inacabado?

No modo indicativo, esse tempo verbal é empregado para se referir a um fato inacabado ocorrido no passado. Por isso, ele transmite uma ideia de continuidade.

O que é pretérito imperfeito exemplos?

Perceba que a ação de tomar banho foi interrompida, foi cortada pela chegada da mãe, um acontecimento posterior ao primeiro, mas que, em relação ao momento do enunciado, ainda está no passado. Outro uso possível para o pretérito imperfeito está na referência a hábitos ou ações cotidianas.

O que significa o Pretérito-mais-que-perfeito?

Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado. Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado.