O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

O que é o espaço urbano brasileiro?

O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. ... No entanto, é preciso estabelecer uma distinção entre o urbano e as cidades.

O que é um espaço urbano?

Espaço urbano são regiões das cidades, definido como o conjunto que integra e sobrepõe as diferentes atividades e é onde pode ser a capital. Com uso também das práticas econômicas, sociais e culturais da sociedade ao uso do solo.

Quais os principais características do espaço urbano?

O espaço urbano é composto por cidades com mais de 20 mil habitantes que apresentam grande infraestrutura, rede de transportes, concentração populacional e geração de renda focada em três pilares: produção industrial, comércio e serviços.

O Espaço Urbano - Conceitos - Resumo de Aula 01

Quais são as características do espaço?

O espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares(“o espaço geográfico é o palco das realizações humanas”).

Quais são as principais características do campo?

Campos é um bioma caracterizado pela presença de vegetação rasteira, herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos com características diversas, conforme a região. ... São regiões onde a altitude supera os 1.400 metros. Sua vegetação apresenta características em comum com a Tundra. Não pare agora...

Qual é a diferença entre a zona rural e urbana?

As pessoas que moram na cidade formam a comunidade urbana e as pessoas que vivem no campo formam a comunidade rural. ... A zona rural, também chamada de campo, é a região que fica fora da cidade. As pessoas vivem no campo em sítios, chácaras, fazendas, etc.

Quais são as principais características do espaço rural?

O espaço rural envolve todo o espaço não constituído por cidades. ... O espaço rural é constituído pelas áreas não urbanas. São espaços não ocupados por cidades ou adensamentos populacionais. A maior parte das atividades produtivas típicas desse espaço está relacionada com a agricultura, pecuária e extrativismo.

O que fica na zona rural?

Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental. ... Na zona rural há grandes áreas verdes, que podem ser naturais ou cultivadas.

Quem são os agentes que produzem o espaço urbano?

Desse modo, o espaço urbano é produzido pela ação: dos proprietários dos meios de produção, dos proprietários fundiários, dos promotores imobiliários, do Estado e dos grupos excluídos. A produção do espaço urbano se da, assim, a partir da relação desses agentes sociais.

Por que se diz que o Brasil é um país urbano?

O Brasil é considerado um país urbano, ou seja: a população residente nas cidades é superior à população rural. ... Envolve um modo de vida próprio nas cidades, a instalação de infraestrutura e o surgimento de novas áreas urbanas. No entanto, nem todos os países populosos são predominantemente urbanos.

Qual é a principal atividade urbana?

Transporte e Economia O transporte urbano é um tema da economia urbana. O transporte impacta os padrões de uso da terra, uma vez que afeta a acessibilidade a lugares, serviços e oportunidades.

Qual é o conceito de lugar?

O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. ... Não há entre os geógrafos um consenso sobre o que seria propriamente o lugar.

Qual é a origem do espaço urbano?

O processo de urbanização no território brasileiro iniciou-se, de maneira mais concreta, a partir do final do século XIX, com o início gradativo da industrialização no país. No entanto, foi após os anos 1930 que a presença das indústrias tornou-se mais intensiva e a urbanização começou a intensificar-se.

São características do espaço rural brasileiro?

São áreas geralmente não tão urbanizadas, com características próprias de cada região. Temos a presença de grandes áreas verdes, naturais ou ainda cultivadas, áreas com ambientes tranquilos e agradáveis, pois a poluição sonora, visual e atmosférica é bem menor do que nas áreas urbanas.

Qual as características do espaço rural brasileiro?

O espaço rural brasileiro é marcado pela presença da agroindústria e do uso de maquinários para o cultivo de espécies que abastecem internamente o Brasil e também se destinam à exportação. ... A zona urbana e a zona rural são conceitos utilizados na geografia para diferenciar dois tipos de espaços geográficos.

Quais são as principais características da agricultura familiar?

Uma das características da agricultura familiar é a produção a partir de pequenos agricultores, com maior diversidade produtiva, onde normalmente a família tem o papel de proprietária, gestora e ainda é responsável por toda a logística de produção e comercialização.

Qual é a relação entre o campo ea cidade?

O campo e a cidade possuem interligação e um depende do outro. O campo é compreendido pela zona rural, formado por propriedades rurais como: fazendas, chácaras e sítios. A cidade é formada pela zona urbana, onde vive, atualmente, a maioria das pessoas.

Qual a diferença entre o trabalho no campo e na cidade?

No campo, as principais atividades econômicas são a agricultura, a pecuária e o extrativismo. Já na cidade, o comércio, a indústria e a prestação de serviços são as atividades econômicas mais importantes. O trabalho no campo está relacionado à agricultura, à pecuária e ao extra- tivismo.

Qual a diferença entre a paisagem urbana e rural?

No ambiente urbano, a paisagem é geralmente caótica, com grande quantidade de pessoas concentrada em uma área, edificações altas de concreto e escassez de árvores. ... Por outro lado, na paisagem rural, a grande quantidade de áreas verdes e árvores confere mais cor ao ambiente e a poluição não interfere visualmente.

Qual é a característica da vegetação campo?

Campo ou prado é um tipo de bioma ou vegetação terrestre caracterizado pela predominância da vegetação graminoide, normalmente constituída de gramíneas, ciperácias e juncos, com diferentes graus de ocorrência de arbustos e árvores.

Quais são as características do bioma Campos Sulinos?

Também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, o Bioma Pampa ocupa uma área de 176,5 mil Km²(cerca de 2% do território nacional)e é constituído principalmente por vegetação campestre(gramíneas, herbáceas e algumas árvores).

Quais são as características características?

São sinônimos de característica as palavras qualidade, elemento, aspecto, traço, natureza, atributo, caráter, peculiaridade, sinal, perfil, particularidade e propriedade. As características ajudam a diferenciar uma coisa de outra, ou uma pessoa de outra.

O que caracteriza uma região?

Região é uma grande extensão de terreno. É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.