Enquanto as retas paralelas não se cruzam, as retas perpendiculares se encontram em apenas um ponto, formando um ângulo de 90° como na imagem abaixo. Exemplo de retas perpendiculares. As retas concorrentes são duas linhas que se cruzam em um ponto em comum, independente do ângulo entre elas, como no exemplo abaixo.

Fikante

O que é rua paralela e Rua concorrente?

Retas Concorrentes, Coincidentes e Paralelas Enquanto as retas concorrentes apresentam um único ponto de intersecção, as retas coincidentes possuem pelo menos dois pontos em comum e as retas paralelas não possuem pontos em comum.

O que é uma rua transversal?

No uso comum, a transversal é como é chamada uma rua ou avenida que cruza aquela que está fazendo referência, uma outra avenida principal.

Quais ruas são transversais?

Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais. Observe um exemplo na magem abaixo.

O que é a perpendiculares?

A característica mais conhecida de duas retas perpendiculares é que no ponto de intersecção delas é formado um ângulo reto(de medida igual a 90°), mas com o estudo da geometria analítica em cima da análise da reta é possível dizer que duas retas perpendiculares terão os seus coeficientes angulares opostos e inversos.

O que significa ser perpendicular?

Por norma, as retas são perpendiculares quando, ao se cruzarem, formarem um ângulo de 90º. Como pôde ser visto no plano cartesiano, o que define uma reta como perpendicular é o seu ponto de intersecção com outra linha. Caso seja formado um ângulo reto, pode-se afirmar que se trata de uma perpendicularidade.

Quando as retas são paralelas?

Retas paralelas: considerando duas retas, r e s, ambas são classificadas como paralelas quando não possuem nenhum ponto em comum. Duas retas paralelas são retas que não se cruzam. Para que isso aconteça, as retas têm a mesma inclinação, mas ocupam lugares diferentes em um mesmo plano.

Como saber se as retas são concorrentes?

Relembrado a definição de retas concorrentes: Duas retas são concorrentes se, somente se, possuírem um ponto em comum, ou seja, a intersecção das duas retas é o ponto em comum.

Quais são os tipos de retas que existem?

As retas são linhas sem curvas que devem estar alinhadas em uma dimensão, espaço ou plano. Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.

O que significa o termo transversalidade?

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados(aprender sobre a realidade)e as questões da vida real(aprender na realidade e da realidade).

Fikante