A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. ... Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

Fikante

O que é dança resposta?

A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos(coreografia), ou improvisados(dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.

O que que é a dança?

A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.

O QUE É DANÇA?

A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.

O QUE É DANÇA?

Como a dança pode ser definida?

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.

Para que serve a dança?

“A dança traz muitos benefícios à saúde, como o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico”, explica a professora.

Qual é a origem da dança brasileira?

A maioria das danças populares do Brasil foram derivadas de países da África, Arábia e Europa, além das que se mantiveram dos povos indígenas. ... De um modo geral, as que mais caracterizam o país são o samba, frevo, baião, maxixe, xaxado, forró, axé, gafieira e lambada.

Quando é que apareceu a dança?

É uma forma de expressar os sentimentos, emoções e alegrias, através de movimentos coordenados. Datam que a dança tenha surgido no século XVI, e no século XIX surgiram as danças mais sensuais. Segundo os pesquisadores, a dança começou apenas batendo os pés no chão.

Qual é a origem da música?

A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

O que é dança Braylin?

A idéia por trás de “O Braile, uma dança às cegas”, coreografia inédita dirigida por Duda Paiva, surge da potente experiência que a Cia PeQuod teve ao convidar renomados coreógrafos cariocas para criarem quadros que só um boneco poderia executar, assim nasceu PEH QUO DEUX, mais recente espetáculo da PeQuod, considerado ...

O que move a dança?

O documentário “O Que Move a Dança” é uma viagem ao mundo da dança! ... Através de belas imagens e depoimentos instigantes, o filme provoca reflexões e questionamentos sobre a dança contemporânea, e faz uma homenagem ao cenário da dança potiguar de ontem e de hoje.

Porque a dança é uma arte?

Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo os movimentos ritmados, em geral ao som de música. ... É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.

Como a dança foi utilizada o que simbolizam as danças E o que ela representava?

Há registros de pinturas rupestres do período paleolítico que representam figuras humanas realizando movimentos que foram interpretados como danças. ... Para esses povos, dançar tinha um caráter sagrado e seu maior objetivo era reverenciar as divindades.

Como devemos entender a dança?

A dança, em sentido geral, caracteriza-se pela arte de mover o corpo e assume papel fundamental nos dias de hoje, enquanto forma de expressão torna-se praticamente indispensável para vivermos presentes, críticos e participantes em sociedade.

O que são elementos da dança?

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Qual a dança que surgiu no século XIX?

No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras.

Qual a dança que tem origem camponesa?

A dança francesa já era pertencente a uma outra cultura – a inglesa. Pois, tratava-se de uma “contredanse” de origem camponesa que surgiu, possivelmente, no século XIII e se difundiu em vários países europeus. Então, a “contredanse” inglesa ao entrar na cultura francesa sofreu modificações e tornou-se a “quadrille”.

O que é a dança regional no Brasil?

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.

O que é dança e para que ela serve?

Considera-se a dança uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem. Pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra etc.

Quais são os malefícios da dança?

Tão intensa quanto fazer academia, a dança exige muito da pessoa e pode deixar marcas. Segundo Michelle, a prática intensa pode causar lesões nos membros inferiores como quadris, joelhos, pés, etc.

Como praticar a dança?

Dancem sempre que puderem, criando ou imitando passos, o importante é mexer o corpo, e claro, sempre respeitando o outro.(GO-EF09EF12)Praticar, fruir e recriar as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.

Como podemos definir a dança de salão?

A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.

Fikante