A relatividade geral é uma teoria métrica da gravitação. Em seu cerne estão as equações de Einstein, que descrevem a relação entre a geometria de uma variedade pseudoriemanniana quadridimensional que representa o espaço-tempo e a energia-momento contida naquele espaço-tempo.

Fikante

Quais as consequências da teoria da relatividade geral?

Uma das consequências mais famosas da teoria da relatividade é a relação entre massa e energia. Essa relação é conhecida como equivalência massa-energia e diz que massa pode ser convertida em energia, e vice-versa. Onde c é a velocidade da luz.

O que é a relatividade geral de Einstein?

Ainda segundo a teoria da relatividade restrita e como consequência direta do postulado de que a velocidade da luz é a mesma quando medida a partir de qualquer referencial, a medição de distâncias a partir de diferentes referenciais também é afetada.

Quais as consequências da relatividade de Einstein?

Esses dois princípios levam a certas consequências que contrariam o senso comum: a relatividade da simultaneidade, a dilatação do tempo, a contração do espaço e o efeito Doppler relativístico.

Para finalmente entender a Teoria da Relatividade de Albert Einstein

Qual é o segundo princípio da relatividade?

A velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor c para todos os sistemas referenciais inerciais. O 2º postulado quer dizer que a velocidade da luz no vácuo(c=300.000 km/s)não depende da velocidade da fonte emissora de luz nem do movimento do observador. Ela não depende do sistema de referência inercial adotado.

O que diz o princípio da relatividade de Galileu?

Denomina-se comumente "princípio de relatividade de Galileo" a afirmação de que é impossível detectar-se algum efeito físico de um movimento uniforme de translação de um sistema físico, por ecperiências internas a esse sistema; ou seja: para experiências realizadas dentro de um sistema, seu movimento de translação, se ...

O que é Teoria da Relatividade Restrita e geral?

A Relatividade restrita é quase universalmente aceita pela comunidade física na atualidade, ao contrário da Relatividade Geral que, apesar de ter sido confirmada, foi-o com experiências que não invalidam algumas teorias alternativas da gravitação.

Quais são os dois princípios fundamentais da teoria da relatividade Segundo Einstein?

Por mais fantásticas que possam parecer as implicações da TRG, elas podem ser compreendidas, em grande parte, como consequência de três princípios físicos: o princípio da relatividade, o princípio da invariância da velocidade da luz e o princípio da equivalência.

Em quais princípios se baseiam a teoria da relatividade geral de Einstein?

Ele acrescentou que, na Teoria da Relatividade Geral(1915), Einstein inclui o efeito da gravidade na teoria(“com a presença de gravidade forte, o tempo também é retardado”)e estabeleceu o Princípio da Equivalência, pela qual gravidade e força inercial não podem ser distinguidas.

Porque o tempo se dilata?

Dilatação do tempo é a diferença na medida do tempo por dois relógios idênticos e perfeitamente sincronizados que surge quando um desses relógios está se movendo em uma velocidade comparável à velocidade da luz ou ainda quando está sujeito a um campo gravitacional diferente do que se encontra o outro relógio.

Quem disse que tudo é relativo?

Mas atribuir a expressão “tudo é relativo” a Einstein e anunciá-la como um dos pressupostos da teoria da relatividade é outra história. Para ele, TODO MOVIMENTO é relativo. Aliás, a teoria da relatividade foi chamada por seu autor de Teoria dos Invariantes e não há nada menos relativo do que algo “invariante”.

Qual a velocidade da luz no vazio?

A velocidade da luz, comumente denotada pela letra c, vale cerca de 299.792.458 m/s, ou seja, a cada segundo, a luz viaja aproximadamente 300.000 km ao se propagar no vácuo.

O que faz da teoria da relatividade uma proposta tão revolucionária?

A relatividade geral permitiu explicar desde o nascimento do Universo até a órbita dos planetas e os buracos negros. Até hoje, algumas de suas previsões são testadas e confirmadas pelos cientistas, que se surpreendem com a precisão das ideias do físico alemão.

O que deve ser levado em consideração para que os efeitos da relatividade restrita em um móvel passem a ser significativos?

Corpos em movimento sofrem uma contração na direção deste movimento em relação ao tamanho que têm quando medidos em repouso. A dilatação temporal e a contração do espaço só apresentam valores significativos quando os valores das velocidades envolvidas são próximos aos da velocidade da luz no vácuo.

O que diz a relatividade restrita?

Existem dois tipos de Teoria da Relatividade: a Restrita e a Geral. A Restrita afirma que a luz viaja pelo espaço vazio a 300 mil quilômetros por segundo e que nada é capaz de igualar essa velocidade, muito menos superá-la.

Quais são os dois postulados da Teoria da Relatividade Especial ou restrita proposto por Albert Einstein?

A Teoria da Relatividade Restrita é baseada em dois postulados: 1. Todas as leis da mecânica e electrodinâmica são as mesmas em qualquer referencial inercial. Num quarto sem janelas não podemos saber se nos estamos a mover com velocidade constante sem olhar lá para fora.

Quais são os dois postulados da Teoria da Relatividade Restrita ou especial?

A teoria da relatividade restrita foi construída por Einstein a partir de dois importantes postulados: 1º Postulado: as leis da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inercial. 2º Postulado: a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para qualquer referencial inercial, ou seja, c=300 000 km/s.

Para que serve e mc2?

E=mc² quer diz que, num sistema(um átomo, uma pessoa ou o sistema solar, por exemplo), a energia é igual a sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado. Em outras palavras, com esta fórmula é possível saber qual a energia de um objeto mesmo quando ele não está aquecido, irradiado ou movimentando-se.

O que é o princípio da relatividade dos contratos?

O princípio da relatividade dos contratos – res inter alios acta neque prodest – funda-se na idéia de que os efeitos do contrato se produzem apenas em relação às partes, isto é, àqueles que manifestam a sua vontade, não afetando terceiros, estranhos ao negócio jurídico.

Quais as principais características da relatividade galileana?

A Relatividade galileana, termo utilizado por Einstein, trata da descrição de movimentos em relação a um referencial inercial, ou seja, um referencial em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme(não acelerado)em relação a outro referencial.

Porque se diz que o tempo é relativo?

Sim, o tempo é relativo. Em nosso dia a dia usamos o relógio para marcar o tempo, mas como grandeza relativa ele depende do referencial a partir do qual o medimos. Dessa forma, o tempo deixa de ser um valor absoluto e passa a ser relativo ao ponto de vista.

O que é princípio da simultaneidade?

A simultaneidade consiste na coincidência temporal de dois acontecimentos em diferentes pontos do espaço.

Fikante