O chumbador é um sistema de fixação capaz de ancorar algo a determinada superfície. Ele pode ser mecânico ou químico. Os chumbadores mecânicos são muito versáteis, por isso são muito utilizados em diversos tipos de obras. Eles proporcionam ancoragem e montagem segura e rápida, sendo capazes de suportar cargas elevadas.

Fikante

O que é chumbador na construção?

O Chumbador Mecânico é basicamente um parafuso com arruela acoplado a uma camada externa, muito parecida com uma bucha de parafuso, que ao se girar o parafuso, através de um sistema, faz essa camada externa se abrir aumentando o diâmetro do chumbador, fixando-o no furo onde o mesmo foi colocado.

Para que servem os Chumbadores?

Traduzido de inglês-

Parabolt - Chumbador mecânico

Parabolt - Chumbador mecânico

Faça o furo no local de aplicação com o diâmetro e profundidade indicados, de acordo com o tamanho do chumbador escolhido. Limpe o furo para eliminar possíveis resíduos. Introduza o chumbador com o auxílio de um martelo ou marreta, se necessário. Aperte a porca com o auxílio de uma chave de aperto.

Quantos quilos aguenta um chumbador?

Capacidade de carga: Suporta até 305kg em tração variável e 535kg em tração estática. *Cargas obtidas em concreto de 30 MPa.

Qual chumbador utilizar?

O modelo mais conhecido de parafuso parabolt é o CBA com prisioneiro, que é o mais indicado para o uso direto em concreto. Outro modelo de chumbador muito conhecido é o nylon que é usado para ancoragem de peças em estruturas ocas como tijolo ou bloco de concreto por exemplo.

Quantos quilos aguenta um parafuso com bucha?

Bucha-parafuso: suporta até 15 kg. Bucha de expansão: suporta até 30 kg. Bucha basculante: pode aguentar até 50 kg.

O que são chumbadores É como se classificam?

Os chumbadores, nada mais são do que instrumentos desenvolvidos exclusivamente para atuarem na fixação de componentes em tipos variados de materiais base. Eles podem ser separados em dois tipos de instrumentos: os chumbadores que são pré-instalados e os pós-instalados. Chumbadores mecânicos.

Quando usar Chumbador químico?

Aplicação do Chumbador Químico Utilizados principalmente para fixação de estruturas metálicas pesadas, colagem de arranques em paredes diafragma, vigas e colunas.

Onde posso usar Parabolt?

Principais Aplicações: Fixação de cofres maquinas e equipamentos; Elevadores, plataformas, pontes rolantes; Estruturas metálicas; Sistemas de armazenagem e movimentação; Guarda-corpos, corrimões e apoios.

Qual a melhor bucha para parede oca?

Por conta da resistência a variáveis como o envelhecimento, a oxidação e influências climáticas, as buchas de nylon são indicadas para fixação em uma superfície oca, por exemplo, ou em uma rede de tijolos com disposição.

Como calcular um chumbador?

Espessura do Concreto(h)– Para o desempenho efetivo de um chumbador é necessário que seja respeitado uma espessura mí- nima da base de concreto equivalente a 150% da profundidade de embutimento usada na ancoragem ou o embutimento efetivo do chumbador não pode exceder 2/3 da espessura do concreto.

Qual parafuso usar em concreto?

Os parafusos para concreto conjugam a capacidade de carga máxima com a rápida instalação. As versões de aço carbono e aço inoxidável homologadas permitem a sua utilização em concreto fissurado e não fissurado. O Ultracut é a solução ideal para ancoragens temporárias e é fácil de desmontar.

Qual melhor parafuso para concreto?

Para a fixação no concreto, os parafusos devem ser muito fortes e resistentes. Normalmente eles são usados em concretos pré-moldados, fachadas, esquadrias, sistemas de movimentação, entre outros. Portanto, os parafusos mais indicados para o concreto são o dentado e o parafuso PCE.

Como fixar no concreto?

Fixação de elementos Preencha o fundo com uma camada de pedras, formando um lastro firme. Posicione e calce o elemento a ser chumbado, evitando que a peça se movimente até a secagem do material. Preencha o buraco com concrefácil quartzolit, deslizando o material até a altura desejada, e alise a superfície.

Como tirar pino da parede?

Empurre a bucha para dentro da parede com uma chave de fenda. Depois de remover a extremidade visível da bucha, basta empurrá-la para dentro da parede sem causar danos. Use uma chave de fenda para pressionar a bucha e derrubá-la para dentro da estrutura.

Como aplicar o Chumbador químico?

FAÇA O FURO COM DIÂMETRO E PROFUNDIDADE INDICADOS LIMPE-O TOTALMENTE COM UM SOPRADOR INTRODUZA O BICO MISTURADOR NO FURO E PREENCHA-O COM A RESINA INTRODUZA O PRISIONEIRO COM MOVIMENTO GIRATÓRIO AGUARDE O TEMPO DE CURA RECOMENDADO EM TABELA APÓS A CURA,POSICIONE O ELEMENTO A FIXAR E DÊ O TORQUE.

Qual a melhor bucha para parede?

Um dos tipos mais utilizados de bucha é a Bucha Convencional A. Fabricada em poliamida — o famoso nylon —, tem alta durabilidade. Ou seja, dificilmente resseca ou se quebra. Por isso, é ideal para instalações mais leves e para a fixação em superfícies de concreto ou alvenaria maciça.

Fikante