Artroplastia é um procedimento de cirurgia ortopédica para substituir, remodelar ou realinhar uma articulação. É uma cirurgia eletiva que tem por objetivo aliviar a dor, restaurar a mobilidade e a capacidade funcional de uma articulação lesionada.

Quando a artroplastia é indicada?

É uma cirurgia que tem como objetivos substituir uma articulação “doente” por uma nova articulação(prótese). A articulação danificada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo joelho seguro e confortável capaz de devolver as atividades de vida diária e permitir um caminhar sem dor.

Como é feito uma artroplastia do joelho?

“A artroplastia é a cirurgia de escolha para o tratamento de osteoartrites avançadas. Ela só é indicada quando todas as possibilidades de tratamento conservador estão esgotadas e quando a doença evolui para um grau elevado de degeneração”, lembra o ortopedista.

HCor Explica: "Artroplastia" - O que é

Nos dias atuais temos basicamente 5 tipos de procedimentos de Artroplastia de Quadril: As Artroplastias Parciais do Quadril, as Artroplastias Totais que podem ser as cimentadas, híbridas e as não cimentadas, além da Artroplastia de Recapeamento.

HCor Explica: "Artroplastia" - O que é

Como vive uma pessoa com prótese no joelho?

A durabilidade média de uma artroplastia total do joelho é de 15 a 20 anos e as taxas de complicações são muito baixas, em torno de 1% a 2%.

Quando uma prótese de joelho é indicada?

O paciente é submetido à artroplastia do joelho quando apresenta dor no joelho com redução da mobilidade e dificuldade para realizar as atividades diárias. A indicação cirúrgica é feita, apenas, quando o tratamento conservador(fisioterapia e medicamentos)não é mais eficaz.

Como fazer uma artroplastia?

A artroplastia de quadril é feita sob anestesia no centro cirúrgico, que pode ser um bloqueio regional ou anestesia geral. O médico cirurgião faz um corte na parte da frente da coxa, parte posterior ou na lateral da coxa, dependendo da sua escolha, e retira as partes desgastadas pela artrose e coloca a prótese.

Quais os tipos de prótese de fêmur?

Mas, basicamente, as próteses de quadril são de dois tipos: Prótese total — substitui a cabeça do fêmur e a bacia; Prótese parcial — apenas a cabeça do fêmur é substituída.

Quais as principais indicações para a artroplastia total de joelho?

A principal indicação da realização desse tipo de cirurgia(Prótese de Joelho)é a osteoartrose(desgaste)da articulação do joelho. Essa doença cursa com dor e incapacidade funcional(dificuldade de movimentar). A cirurgia proposta tem como objetivo principal melhorar o sintoma de dor na articulação.

Quando é indicado a cirurgia a artroplastia total de joelho?

A artroplastia total do joelho é um tratamento eficaz que é indicado para casos avançados de osteoartrose, ou algum tipo de doença reumática. Ela é uma cirurgia ortopédica feita para aliviar a dor, melhorar a função e corrigir instabilidades do joelho.

Quanto tempo para recuperação de artroplastia de quadril?

Recuperação total pode levar até 1 ano. Seguir as orientações corretas e ter cuidado com movimentos que exigem mais esforço podem agilizar o processo.

O que causa artroplastia de quadril?

O uso e as atividades normais promovem o desgaste do material presente entre a cabeça e a cavidade de todos os implantes usados em artroplastias de quadril. O excesso de atividades ou o sobrepeso podem acelerar esse desgaste normal e fazer com que a prótese de quadril se afrouxe e fique dolorida.

Quanto custa uma cirurgia de artroplastia?

O preço da prótese de joelho varia de acordo com o tipo a ser utilizado. Por exemplo, para uma prótese com fixação cimentada e sem substituição da rótula, o valor pode chegar aos R$ 20 mil, incluindo internamento, materiais e medicamentos, sendo o valor da prótese em média R$ 10 mil.

Quais as possíveis complicações da artroplastia?

Infecções maiores ou profundas podem demandar outra cirurgia e a remoção da prótese. Qualquer infecção no seu corpo pode espalhar-se até a prótese articular. Coágulos sanguíneos. A formação de coágulos sanguíneos nas veias da perna ou da pelve são uma das complicações mais comuns da cirurgia de artroplastia de joelho.

Como é a prótese do fêmur?

A haste de metal pode ser cimentada ao osso ou revestida de materiais que se integram a ele. Nela, é encaixada a nova cabeça do fêmur, que se conecta ao quadril por meio de uma taça acetabular, peça também metálica, e de uma superfície de contato, de cerâmica ou plástico polietileno.

O que é prótese do fêmur?

PRÓTESE PARCIAL É utilizada para substituir somente a cabeça do femur. É mais usada em casos de fraturas do colo femoral, desde que a cartilagem que reveste a cavidade acetabular esteja em boas condições para ser aproveitada como interface.

Como é feita a prótese de joelho?

A prótese é um dispositivo que implantamos no joelho doente de pessoas com artrose. Na maioria das vezes, a prótese é feita de uma liga metálica composta por cromo e cobalto. Esses metais são biocompatíveis, ou seja, têm baixo risco de serem rejeitados por nosso corpo. Por isso, podem ser implantados com segurança.

São articulações possíveis de realizar a artroplastia?

Cotovelo, tornozelo, ombro e dedos da mão também são áreas aptas a receber a cirurgia, mas são o quadril e o joelho que mais se beneficiam dessa técnica. “Essas duas regiões são as que apresentam melhores resultados funcionais e são realizadas a mais tempo, por isso estão mais evoluídas.

Quanto tempo dura uma cirurgia de prótese no joelho?

A cirurgia dura entre uma e duas horas. A grande maioria dos pacientes não precisa de UTI no pós-operatório, podendo ir para apartamento comum. O objetivo da internação é o controle adequado da dor, fisioterapia para treino de marcha e alguns exercícios de movimentação.

Quanto tempo leva a recuperação de uma prótese no joelho?

Mas o tempo de recuperação total compreende um período entre 6 a 12 meses após a cirurgia.