Concreto rolado: o concreto rolado é utilizado principalmente como sub-base em pavimentações urbanas, pisos de estacionamentos e em barragens de grande porte. Sua aplicação se dá por meio de sua compactação com rolos compressores devido ao seu baixo consumo de cimento e baixa trabalhabilidade.

Qual é a densidade do concreto?

Esse ganho ocorre devido ao acréscimo na massa de agregados naturais mais densos, que entram no lugar da brita comum. Os mais frequentes são hematita, barita e magnetita, mas também podem ser usados limonita, limalhas de ferro e até mesmo esferas de aço.

O que é o concreto pesado?

O concreto pesado é uma solução cuja massa específica pode superar 3.200 kg/m³, enquanto o concreto convencional chega a 2.400 kg/m³. Isso porque, em vez da brita comum, são utilizados graúdos como barita, hematita, magnetita, limalhas de ferro e até mesmo esferas de aço.

Onde pode ser utilizado agregado de massa específica pesada?

Como a massa específica dos concretos de densidade normal varia entre 2200 kg/m3 e 2600 kg/m3, e a do concreto estrutural leve entre 1350 kg/m3 e 1850 kg/m3, o uso do concreto estrutural leve nas edificações pode representar uma significativa redução do peso próprio da estrutura, podendo essa redução chegar à faixa de ...

trabalho sobre concreto pesado

A aplicação principal é na produção de concretos pesados, utilizados para blindagens de radiação. Esses agregados têm maior massa devido à presença dos minerais de bário, ferro e titânio na estrutura.

trabalho sobre concreto pesado

O que é massa específica de um agregado?

o volume ocupado pelas partículas do agregado, • os poros existentes dentro das partículas, • massa específica e a massa unitária do agregado. A massa específica é definida como a massa do material por unidade de volume, excluindo os poros internos das partículas(vazios).

Qual a densidade do concreto para laje?

Seu peso específico fica abaixo de 2 mil kg/m³, enquanto a densidade do concreto convencional varia de 2300 a 2500 kg/m³.

O que é concreto auto adensável?

Mas, o que é concreto auto-adensável? Em resumo, é um tipo de concreto que, com o seu próprio peso, preenche as formas e passa por armaduras. Ou seja, não é necessário nenhum tipo tecnologia e equipamentos para que isso aconteça.

O que é concreto estrutural leve?

Concreto leve estrutural Sua principal função é reduzir o peso da obra, possibilitando vencer grandes vãos e também a criação de projetos flutuantes. Para isso, há uma substituição de elementos da mistura original do concreto por insumos mais leves como poliestireno expansível, argila expandida ou vermiculita.

O que é o concreto convencional?

Concreto convencional É aquele lançado nas fôrmas por método convencional, utilizando carrinho de mão, grua, caçamba, balde, entre outros. O concreto convencional pode ser usinado ou feito na própria construção com ajuda de uma betoneira. É utilizado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas.

Quais são as aplicações do concreto pesado?

O concreto pesado é frequentemente utilizado para construir anteparos radioativos. “Alguns exemplos de aplicação são as salas de raio x, paredes de reatores atômicos em usinas nucleares, contrapesos e lastros”, conta Leonardo Moreira de Lima, desenvolvedor técnico de mercado da Votorantim Cimentos.

O que faz o concreto mais resistente?

Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC(porosity-free concrete [concreto livre de porosidade])chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.

Quantos kg m3 de concreto?

Peso ou massa específica do Concreto Usualmente adota-se o valor 2400 kg/m³ para concreto simples e 2500 kg/m³ para concreto armado.

O que é densidade de construção?

DENSIDADE DOS MATERIAIS - Operaction.

Qual a fórmula para calcular a densidade?

A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume(d=m/V)em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3(ou g/mL), lembrando que 1 cm3=1 mL.

Qual a densidade de um bloco de concreto?

O bloco de concreto celular possui densidade de 600 kg/m³, já nos convencionais esse número chega a 1400 kg/m³.

Como calcular a densidade de um bloco de concreto?

É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d=m/v.

Qual a diferença entre massa específica é massa específica aparente?

Massa específica: É a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, excluindo os poros permeáveis. Massa específica aparente: É a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, incluindo os poros permeáveis.

O que é índice de vazios de um agregado?

A porcentagem de vazios não compactados é calculada como a diferença entre o volume do cilindro e o volume absoluto do agregado de granulometria fina contido no mesmo. A porcentagem de vazios não compactados é calculada usando a massa específica aparente do agregado de granulometria fina.

O que é massa específica de um agregado :? Explique como é determinada e para que é utilizada?

Massa específica é a relação entre a massa e o volume do agregado sem vazios. É importante para sabermos o cálculo real produzido de concreto e argamassas. É determinada através de ensaio em laboratório.