A aurora é um fenômeno que ilumina o céu com cores que variam entre o cor-de-rosa e o laranja. A aurora boreal ocorre no polo norte e a aurora austral no polo sul.

O que define a cor da aurora polar?

A aurora polar é, na realidade, um fenômeno ótico natural que ocorre nas regiões polares de nosso planeta. No norte é conhecida como Aurora Boreal; Já no sul, é a Aurora Austral. Este fenômeno não está restrito à Terra, ele também ocorre em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno.

É possível observar a aurora polar?

A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.

Quais as características da aurora polar?

O fenômeno da aurora boreal ocorre nos países do Círculo Polar. Os visitantes podem ver especialmente em oito países: Estados Unidos(Alaska), Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia.

7 Fatos que você não sabia sobre Aurora Polar

A aurora polar caracteriza-se por um grande brilho difuso nos períodos noturnos. Isso ocorre devido ao impacto de partículas de vento solar no campo magnético terrestre. O fenômeno é semelhante a uma cortina no sentido horizontal, onde os raios ficam paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético.

7 Fatos que você não sabia sobre Aurora Polar

Qual a diferença de aurora boreal e aurora polar?

A aurora polar é, na realidade, um fenômeno ótico natural que ocorre nas regiões polares de nosso planeta. No norte é conhecida como Aurora Boreal; Já no sul, é a Aurora Austral. Este fenômeno não está restrito à Terra, ele também ocorre em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno.

Como se forma a aurora polar?

Ela também é chamada de Aurora Polar e possui esse nome em latitudes do hemisfério norte. O fenômeno ocorre por consequência do impacto das partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra. Ou seja, os elementos são canalizados pelo campo magnético do planeta.

É possível ver a aurora boreal no Brasil?

Apesar de não ser possível ver aurora boreal no Brasil, existem alguns lugares no hemisfério sul onde é possível observar auroras. No hemisfério Sul, a região onde as auroras austrais mais acontecem é na Antártida, em lugares bem difíceis de aceder.

Onde é possível ver a aurora boreal?

Existem vários locais na Europa onde é possível ver a Aurora Boreal, principalmente Noruega, Suécia e Finlândia. Outros países como Escandinávia, Islândia, norte do Alasca, norte da Rússia ou Canadá também são indicados.

Quais são os tipos de aurora polar?

A aurora polar é um fenômeno que ocorre nas regiões polares na forma de luzes coloridas no céu. No Polo Sul elas são chamadas de “aurora austral” e no Polo Norte de “aurora boreal”.

Em qual camada ocorre a aurora polar?

O fenômeno óptico conhecido como aurora polar ocorre na termosfera. Esse fenômeno pode ser observado no fim da tarde e início da noite. É caracterizado pelo conjunto de luzes brilhantes no céu, provenientes da interação entre as partículas do Sol e os ventos solares.

O que são auroras polares e em qual altitude elas são produzidas?

A aurora polar terrestre é causada por elétrons de energia de 1 a 15 keV, além de prótons e partículas alfa, sendo que a luz é produzida quando eles colidem com átomos da atmosfera do planeta, predominantemente oxigênio e nitrogênio, tipicamente em altitudes entre 80 e 150 km.

Qual a cor da aurora boreal?

As cores são geradas dependendo do gás com o qual o plasma solar entra em contato na atmosfera. A interação com átomos de hidrogênio e oxigênio gera a cor vermelha, enquanto o choque somente com átomos de oxigênio gera dá origem à cor verde. Essas são as duas cores mais importantes da aurora boreal.

Tem aurora boreal no Chile?

Ushuaia, no Chile, é uma das únicas cidades abaixo da linha do Equador onde dá para apreciar o fenômeno.

Quanto custa ver a aurora boreal na Noruega?

Quanto custa ver a aurora boreal no Iglu O preço pode variar muito, tudo depende da época do ano que você vai, se for na baixa temporada, poderá pagar em torno de R$550 o casal, se for na alta, pagará em torno de R$2000 por diária.

Onde dá para ver a aurora austral?

Vários pontos no extremo sul da Terra são perfeitos para isso. Tasmânia, Austrália, Nova Zelândia e, nas Américas, Ushuaia e as Ilhas Falkland são alguns dos destinos com mais chances de encontrar as Luzes do Sul.

O que provoca a aurora boreal?

O fenômeno acontece durante tempestades solares, quando um gás chamado plasma, que é eletrizado por partículas de elétrons e prótons, parte do Sol. O plasma entra em contato com a atmosfera e com o campo magnético da Terra, que funciona como um escudo contra essas partículas vindas da nossa Estrela-Mãe.

Porque a aurora boreal só acontece nos polos?

Ao atingir a atmosfera, em uma altitude que pode variar de 100 a 300 km, essas partículas chocam-se com as moléculas do ar atmosférico, liberando energia em forma de luz. Assim, o espetáculo colorido visto próximo aos polos é essa energia em forma de luz.

O que é a aurora boreal como e onde acontece?

A Aurora Boreal é um fenômeno óptico que ocorre no extremo norte da Terra, formando, em conjunto à Aurora Austral(que acontece no hemisfério sul), os dois tipos de auroras polares que acontecem no planeta. Sua ocorrência está diretamente associada aos ventos solares e ao campo magnético da Terra.

Que hora acontece a Aurora Boreal?

Mas, segundo o nosso guia, há um certo horário em que a coisa fica mais propícia. Em Tromsø, Noruega, costuma ser entre 21h e 23h. Dizem que em Fairbanks, no Alaska, costuma ser ali pelas 17-18h. E depois de aparecer, ela pode durar 5-10 minutos no céu, ou até mesmo horas ininterruptas.

Quantos graus faz na Aurora Boreal?

Aurora Boreal na Noruega Um dos principais motivos é o seu clima frio, onde as temperaturas atingem os -10º C, algo comum no país. As chances para ver o fenômeno em Tromsø são maiores entre 21h e 23h, se o tempo não estiver nublado e se você estiver longe das luzes da cidade.