O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral , literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão. ... É reproduzida fielmente a fala da personagem.

Quais são as características do discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

Quais as características do discurso direto *?

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: ... Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos.

Quais as características do discurso indireto?

As principais características do discurso indireto são: É a reprodução da essência das falas das personagens feita pelas palavras do narrador; A narração é sempre feita na 3. ... O narrador também utiliza as suas próprias palavras para reproduzir as reações e personalidade das personagens.

TIPOS DE DISCURSO: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre || Letícia Góes

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

TIPOS DE DISCURSO: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre || Letícia Góes

Como fazer um discurso direto?

Para fazer discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Esses recursos ajudam a identificar a quem pertencem as falas. Exemplo: “Todos esperavam na sala de reuniões quando André finalmente entrou.

Quais são os discursos indiretos?

No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras. É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão.

São características do discurso indireto exceto?

Questão 3. Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO: a)No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. ... As falas são iniciadas com o sujeito, mais o verbo de elocução seguido da fala da personagem.

Quais são os tipos de discurso?

Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em uma só narrativa, pode haver mais de um tipo de discurso. Ou seja, esses discursos podem estar interligados, dando mais entendimento ao conteúdo ou mesmo gerando mais emoção e expressividade.

Quais são os tipos de discursos na narrativa?

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto.

Qual a diferença do discurso direto e indireto?

Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido. Discurso direto: — Nós viajaremos amanhã. Discurso indireto: Eles disseram que viajariam no dia seguinte.

São características do discurso direto exceto?

As principais características do discurso direto são: É uma transcrição exata da fala das personagens; Ocorre sem a participação do narrador; É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso(dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);

Porque discurso indireto?

O discurso indireto ocorre quando o narrador da história diz ou escreve o que outro personagem disse. Portanto, o narrador utiliza suas próprias palavras para transmitir a ou as falas de um ou demais personagens. Esse tipo de discurso será sempre feito na 3ª pessoa.

Quais são as características do discurso filosófico?

CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO O discurso filosófico tem como marca criticar a fundamentação sobre o saber firmado, pelo questionamento sucessivo. O método que a filosofia utiliza é racional, o filósofo deve usar sua critica razão, com a argumentação lógico-racional.

O que é uma fala indireta?

Discurso indireto É aquele no qual a fala do interlocutor é incorporada à fala do narrador. É também comum o uso de verbos declarativos, que iniciam o discurso, e as falas, em geral, aparecem como orações subordinadas substantivas.

Quais as definições mais comuns para discurso?

O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.

São características do gênero narrativo?

São características do gênero narrativo: ... Os elementos que compõem o gênero narrativo são narrador, tempo, lugar, enredo ou situação e as personagens. d)O gênero narrativo faz referência à narrativa feita em forma de versos, contando histórias e fatos grandiosos e heroicos sobre a história de um povo.

O que é o foco narrativo?

Em primeira ou em terceira pessoa; é assim que se designa o foco narrativo(ou ponto de vista do narrador), isto é, respectivamente, quando um dos personagens de alguma história é o narrador ou quando quem narra não faz parte do contexto, sendo apenas espectador.

Como se chama esse recurso narrativo que confunde discurso direto e indireto em uma narrativa?

Discurso indireto livre O narrador, mais do que dizer, ele próprio, o que outra pessoa ou personagem disse, assume o o lugar da outra pessoa em seus sentimentos, desejos, receios, pensamentos, enquanto coloca sua própria narrativa. Em outras palavras, é uma mistura dos discursos direto e indireto.

O que é discurso direto no inglês de um exemplo?

Discurso direto(direct speech)– quando relatamos o que alguém disse, usando as mesmas palavras que a pessoa utilizou: She said, “I love you.”=>Ela disse “eu te amo.” ...

O que é discurso indireto em inglês?

O reported speech equivale ao discurso indireto na língua inglesa, ou seja, a reprodução da fala de alguém. Como o objetivo é contar aquilo que foi dito por outros sujeitos, o reported speech é aplicado em situações que aconteceram no passado.

Como é produzida a fala das personagens pelo discurso direto e indireto?

No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras. Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi. ... No discurso indireto, o narrador "conta" o que a personagem disse. Conhecemos suas palavras indiretamente.