A floculação nas ETAs corresponde à etapa em que são fornecidas condições para facilitar o contato e a agregação de partículas previamente coaguladas, visando a formação de flocos com tamanho e massa específica que favoreçam sua remoção por sedimentação, flotação ou filtração rápida.

O que é floculação exemplos?

Floculação é um processo de agregação de partículas de duas etapas no qual muitas partículas pequenas formam poucos flocos grandes. Pequenas partículas geralmente possuem cargas de superfície negativas que impedem a agregação e a estabilização(1a).

O que é floculação ETA?

Os floculantes podem ter caráter catiônico, aniônico ou não-iônico. A função principal do floculante no tratamento de efluentes é aglomerar os coágulos formados pela ação do coagulante em partículas maiores, chamadas de flocos.

O que é floculação da água?

A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se.

Coagulação, Floculação, Flotação e mais: Processos de Separação de Misturas!

Em uma acepção abrangente, coagulação é a alteração físico-química de partículas coloidais de uma água, caracterizada principalmente por cor e turbidez, produzindo partículas que possam ser removidas em seguida por um processo físico de separação, usualmente a sedimentação.

Coagulação, Floculação, Flotação e mais: Processos de Separação de Misturas!

O que é coagulação e floculação da água?

A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se.

O que é a clarificação da água?

A Clarificação das águas é empregada para a remoção de sólidos suspensos(turbidez)nas aguas. A extensão desta remoção de impurezas, depende do equipamento e do tratamento químico empregado na Clarificação.

Qual é a etapa seguinte a floculação?

Floculação – Nesta etapa, a água passa por um processo lento de mistura, cujo intuito é formar flocos com as partículas de sujeira. Decantação – Esse estágio consiste no momento em que os flocos, formados na etapa anterior, depositam-se ao fundo do tanque.

O que é uma ETA?

A Estação de Tratamento de Água(ETA)é um equipamento que tem como principal objetivo garantir os padrões de potabilidade ao consumo humano. ... A Estação de Tratamento de Água, também conhecida como ETA, visa reduzir a concentração de poluentes na água.

O que Écoagulante?

Os coagulantes são produtos químicos utilizados para precipitação de compostos em solução e desestabilização de suspensões coloidais de partículas sólidas, que, por outra maneira, não poderiam ser removidas por sedimentação, flotação ou filtração.

Qual o objetivo da adição de um coagulante na água?

Floculação: adição de produtos químicos coagulantes(ex: sulfato de alumínio)à água com o objetivo de desestabilizar as partículas em suspensão(impurezas), propiciando condições para a posterior aproximação das mesmas. ... As últimas etapas do tratamento de água são a desinfecção e a fluoretação.

Qual a importância da alcalinidade no processo de coagulação floculação?

Na etapa de floculação de águas para abastecimento público, a alcalinidade da água assume fundamental importância na ocorrência do fenômeno denominado floculação por varredura, que muitas vezes é o mecanismo de floculação mais atuante.

O que é o processo de Sifonação?

Sifonação é um processo de transporte de um líquido, de um nível alto para outro mais baixo. Ocorre através de um sifão, e a substância menos densa é passada para outro recipiente.

O que é flotação exemplo?

Se tivermos uma mistura de areia e serragem, por exemplo, ao adicionarmos água, nenhum dos dois componentes da mistura será dissolvido(flotação). Como a serragem é menos densa que a água, ela flutuará, e a areia será deslocada para o fundo do recipiente(ela é mais densa que a água).

O que acontece depois da floculação?

Coagulação e Floculação Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores(flocos)que possam ser removidas pelo processo de decantação. Os reagentes utilizados são denominados de coagulantes, que normalmente são o Sulfato de Alumínio e o Cloreto Férrico.

Qual o processo de flotação?

A flotação é um processo de separação de misturas em que se borbulha o ar por uma mistura coloidal, e a espuma formada arrasta as impurezas para a superfície. ... Essa técnica consiste em adicionar bolhas de ar ao meio para que as partículas em suspensão no líquido aglutinem-se a essas bolhas.

Por que a etapa de floculação na ETA é feita com agitação lenta?

Floculação. O objetivo da segunda etapa de uma ETA é manter uma agitação mais lenta que a da etapa anterior e por um tempo maior, de 20 a 80min. A finalidade dessa agitação lenta é fazer com que os flocos formados com a reação anterior cresçam e aumentem sua densidade.

O que é sedimentação tratamento de água?

A sedimentação é uma operação unitária, presente nas estações de tratamento de água – ETA, baseada na diferença de densidades entre a água e os sólidos em suspensão, acarretando na deposição e posterior remoção desses sólidos.

O que é a filtração da água?

A filtração visa eliminar todas as partículas coloidais na água. É o último passo na remoção do material suspenso. Se a sedimentação, que é a fase de tratamento anterior, conseguir eliminar a maior quantidade de partículas de turbidez, a filtração será beneficiada substancialmente.

Como é feita a decantação na estação de tratamento de água?

Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.