Considera-se a pesquisa científica como “um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”.(LAKATOS e MARCONI, 2007, p. 43).

Fikante

O que é pesquisa científica Segundo Gil?

Para Gil(1999), o método científico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados para atingir o conhecimento. Para que seja considerado conhecimento científico, é necessária a identificação dos passos para a sua verificação, ou seja, determinar o método que possibilitou chegar ao conhecimento.

O que é pesquisa para Gil?

Já uma pesquisa científica é caracterizada com foco no desenvolvimento de tecnologias ou outras descobertas a partir da utilização de métodos e técnicas para a obtenção de dados relevantes, que resultará em uma análise de interesse científico e relevância social.

O que é pesquisa científica Segundo Severino?

Antônio Carlos Gil Page 16 Page 17 Como Encaminhar uma Pesquisa? 1.1 QUE É PESQUISA? Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.

Aula 01: Metodologia do Trabalho Científico(CETEP/LNAB)

Segundo o ponto de vista de Severino(2007, p. 123-4), A pesquisa exploratória busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando assim um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação desse objeto. Na verdade ela é uma preparação para a pesquisa explicativa.

Aula 01: Metodologia do Trabalho Científico(CETEP/LNAB)

O que é pesquisa científica e qual sua importância?

A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo.

Qual o conceito de pesquisa científica segundo Cervo bervian 2002 Alves 1999?

É a ciência, desenvolvida por meio da pesquisa, é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos e definição de tipos de pesquisa.

O que é metodologia para Gil?

Para Gil(1999), o método científico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos utilizados para atingir o conhecimento. Para que seja considerado conhecimento científico, é necessária a identificação dos passos para a sua verificação, ou seja, determinar o método que possibilitou chegar ao conhecimento.

Como classificar as pesquisas Gil?

Para Gil(2002), conforme este critério, a pesquisa pode ser classificada, dentre outras, em: pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso, estudo de campo, levantamento, quase experimental, experimental, pesquisa ação, etc.

Qual é o objetivo de uma pesquisa científica?

A pesquisa cientifica objetiva fundamentalmente contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações.

Quais são os objetivos de uma pesquisa científica?

O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados. Dessa forma, o percurso investigativo torna-se mais fácil.

O que uma pesquisa científica precisa ter?

Por ser um processo complexo, o pesquisador precisa cumprir etapas como: definição da linha de pesquisa, definição da metodologia, apuração do assunto, busca por informações em fontes fidedignas, definição e leitura de bibliografia – com obras e autores considerados referência no assunto – e, por fim, estruturação e ...

O que é pesquisa bibliográfica Segundo Marconi?

Segundo Marconi e Lakatos(1992), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita.

O que é pesquisa qualitativa Segundo Lakatos e Marconi?

Dessa forma, Marconi e Lakatos(2010)explicam que a abordagem qualitativa se trata de uma pesquisa que tem como premissa, analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano e ainda fornecendo análises mais detalhadas sobre as investigações, atitudes e tendências de ...

Como classificar as pesquisas resumo?

A pesquisa, mais usualmente, pode ser classificada ou dividida de três maneiras: a primeira com base nos objetivos pretendidos, a segunda com base na obtenção das informações e a terceira se baseia nos procedimentos utilizados pelo pesquisador.

Como classificar as pesquisas Segundo a área de conhecimento?

Classificação das pesquisas segundo a área de conhecimento  Em nível nacional adota-se a classificação elaborada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico -(CNPQ): 1. Ciências exatas e da Terra; 2. Ciências Biológicas; 3. Engenharias; 4.

O que é metodologia Segundo Marconi e Lakatos?

Segundo Marconi e Lakatos(2007, p. 17), a metodologia nasce da concepção sobre o que pode ser realizado e a partir da “tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como lógico, racional, eficiente e eficaz”.

O que é metodologia da pesquisa científica?

A metodológica científica é um conjunto de técnicas e processos que servem para a investigação de algum objeto de estudo. É a partir dela que conseguimos construir uma pesquisa sobre qualquer objeto do mundo natural ou teórico.

O que estuda na metodologia da pesquisa?

A metodologia é o estudo dos métodos. Isto é, o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim. Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.

Como ensina Fonseca 2002 p 32?

Como ensina Fonseca(2002, p. 32)a pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites.

O que é pesquisa científica PDF?

A pesquisa científica compreende uma grande área do saber que, comumente, se divide em três campos de investigação: exatas, humanas e biológicas. Cada qual estabelece seus métodos e objetos de pesquisa, construindo e descobrindo novos conhecimentos.

O que caracteriza uma pesquisa aplicada?

DEFINIÇÃO BÁSICA DE PESQUISA APLICADA A pesquisa aplicada é aquela cujo principal objetivo é a geração de conhecimento para aplicação prática e imediata, dirigidos à solução de problemas específicos envolvendo os interesses locais, territoriais e regionais.

Qual a importância das pesquisas científicas na vida das pessoas?

O grande mérito da pesquisa científica, além de contrapor o senso comum, formular teorias, identificar correlação entre causas e efeitos, é buscar respostas para problemas que afetam a relação do homem com o seu meio.

Fikante