Costuma-se referir ao conceito de pulsão(Trieb)como aquele que designa o limite entre o somático e o psíquico, um conceito-limite ou conceito fronteiriço que, por alguns aspectos, assemelhar-se-ia à noção de instinto(Instinkt), mas, que, por outros, distinguir-se-ia radicalmente deste.

Fikante

Quais são as 4 características da pulsão?

O cerne da metapsicologia nessa segunda tópica é o capítulo seguinte, O eu e o isso(1923), onde são destacados os dois sentidos de inconsciente presentes no texto(latente e recalcado)e o Eu é compreendido como emergente do Isso, como o desenvolvimento de uma projeção de uma superfície do corpo(nota ao pé da página ...

Quais os principais conceitos da metapsicologia segunda tópica?

Na sua obra Pulsões e Destinos das Pulsões, de 1915 Freud expõe de maneira sistemática esta sua primeira teoria das pulsões. Define a pulsão como um conceito de fronteira entre o psíquico e o somático. ... Sigmund Freud afirmou que as pulsões possuem quatro elementos: a pressão, o alvo, o objeto e a fonte.

Como o conceito de pulsão integra a metapsicologia freudiana?

O CONCEITO DE PULSÃO(TRIEB)NA METAPSICOLOGIA FREUDIANA. No artigo A pulsão e seus destinos, Freud indica que “a pulsão tem origem no corpo, considerada como um estímulo para o psíquico, algo que, de fora, exige um trabalho do aparelho psíquico levando-o a funcionar”(FREUD, 1996b, p. 129).

? ELETROMAGNETISMO NEGATIVO: NO CÂNCER(C.A.)- 2020.1(Aula #091)

A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt. A fonte(quelle)é o lugar a partir do qual o estímulo pulsional tem sua origem.

? ELETROMAGNETISMO NEGATIVO: NO CÂNCER(C.A.)- 2020.1(Aula #091)

Quais os quatro termos que Freud usou para descrever a pulsão?

Quatro conceitos auxiliares servem para caracterizar o primeiro conceito freudiano de pulsão: fonte, pressão, alvo e objeto. A fonte("Quelle")da pulsão é o processo somático que dá origem à pulsão.

Quais os tipos de pulsões?

As pulsões têm dois tipos de representantes, os afetos e as representações. O destino da energia associada à representação é sempre a mesma: a pulsão é redimida, não tem o suporte da energia ou então tendo sido recalcada a representação, a energia manifesta-se através do afeto ou este transforma-se em angústia.

Quais os principais conceitos da Metapsicologia primeira tópica?

A metapsicologia freudiana compõe-se, então, dos seguintes textos: Uma introdução ao narcisismo, As pulsões e seus destinos, O recalcamento, O inconsciente e Luto e melancolia. Eles explicitam a concepção de Freud da chamada primeira tópica, em que o modelo econômico tem uma ênfase especial.

Quais as três dimensões da Metapsicologia freudiana diferencie as?

Em Psicanálise esse esforço recebeu o nome de Metapsicologia que compreende necessariamente três aspectos: tópico, dinâmico e econômico. dualismo pulsional e da Pulsão de Morte em Além do Princípio do Prazer(1920)iniciando um processo teórico denominado segunda tópica.

Quais as etapas da pulsão?

Teoria das Pulsões 1ª Etapa >divide-se em pulsões de auto-observação(fome)e conservação da espécie(sexualidade). As pulsões sexuais se apoiam nas funções de auto-conservação para sua descarga e extravasamento. 2ª Etapa >seria uma etapa de evolução libidinal. Valoriza mais o lugar para onde se dirige a libido.

Quais são os objetos da pulsão?

Considerando a teoria pulsional, Freud afirma que constitui-se como objeto da pulsão todo objeto no qual ou através do qual a pulsão consegue atingir seu alvo. O objeto não é fixo, nem previamente determinado, é o que há de mais contingente no conjunto de elementos e processos presentes nos atos pulsionais.

O que são as pulsões?

substantivo feminino [Sinonímia] de impulsão. Psicanálise Impulso instintivo das tendências fisiológicas: pulsão sexual.

O que é o que é punção?

A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.

Porque metapsicologia?

Entendida como "teoria dos processos psíquicos inconscientes", a Metapsicologia abriga em seu cerne a suposição da existência daquilo mesmo a que se voltam os esforços da clínica psicanalítica, daquilo que a caracteriza como tal: a suposição de uma atividade psíquica não perceptível.

Quais os motivos que levaram Sigmund Freud a elaborar os artigos da metapsicologia?

O que obrigou Freud a fazer mudanças significativas na sua teoria metapsicológica, inicialmente apresentada no capítulo 7 de A interpretação dos sonhos, foram os problemas clínicos que não podiam ser tratados de maneira adequada por esse primeiro modelo.

Quais os 3 tópicos da 1º teoria do aparelho psíquico?

O “Iceberg do Aparelho Psíquico” Primeira tópica: Consciente, Pré-consciente, Inconsciente; Segunda tópica: Id, Ego e Superego.

O que foi a primeira tópica de Freud?

Na primeira tópica de Freud, o aparelho psíquico é composto por três sistemas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Segundo Freud, o consciente é somente uma pequena parte da mente, incluindo tudo aquilo de que estamos cientes num dado momento.

Qual a primeira tópica para psicanálise?

A primeira tópica também é conhecida como “modelo topográfico”. É o conteúdo ausente da consciência em um dado momento. É o sistema que organiza os fenômenos psíquicos que não podem, em um dado momento, ficar acessíveis à consciência. Seus conteúdos são carregados de libido, a pulsão sexual.

O que são as pulsões parciais?

Algumas pulsões parciais, como a escopofilia, o sadismo, o exibicionismo e a de conhecer)independem de zonas erógenas. A sexualidade é composta por vários tipos de pulsões, cada uma ligada a uma determinada fonte, são as chamadas “pulsões parciais”.

Qual a diferença entre instinto e pulsão Freud?

– Um instinto inicia a necessidade da ação, sem predeterminar qual ação e qual é a sua força. Ele só sabe que precisa fazer alguma coisa; – Uma pulsão tem a função de realizar um desejo, de causar prazer, por meio de um objeto representante(afeto ou ideia);

O que é pulsão de vida e morte?

A pulsão de vida e a pulsão de morte designam movimentam naturais para o limiar da existência. Enquanto a outra se inclina à preservação, a outra faz o caminho oposto, de modo a erradicar uma existência. A todo o momento cada uma dá sinais de assumir o controle, desde ações mais simples ou eventos determinantes.

Qual a origem da pulsão?

Possui duas características essenciais: “a sua origem em fontes de estimulação dentro do organismo e seu aparecimento como força constante”(FREUD, 1996b, p. 129). A pulsão não tem origem no psíquico, é importante esclarecer que sua gênese é somática, isto é, a fonte da pulsão é o corpo.

Fikante