A saliva é composta basicamente por água, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio.

Como é feita a saliva?

Sua principal missão é manter toda a cavidade bucal lubrificada. E quem garante sua textura viscosa é a mucina. É esse ingrediente que faz a saliva grudar em dentes, língua, gengiva… A gosma que brota das glândulas remove o excesso de bactérias e outros micro-organismos, o que evita a formação de cáries.

Sistema digestório 06 - Salivação(fisiologia)- Vídeo-aula

As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos.

Qual é a função da saliva?

A saliva é uma secreção aquosa transparente secretada pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. Sua maior parte é constituída por água e cerca de 1% composto por proteínas e íons.

Sistema digestório 06 - Salivação(fisiologia)- Vídeo-aula

Como é controlado o fluxo salivar?

A secreção é controlada pelo centro salivar no cérebro, e o fluxo é gerado pelo paladar(gustação). A função mastigatória é controlada por meio de receptores no periodonto e nos músculos da mastigação.

Porque a saliva tem a função antibacteriana e de defesa do organismo?

A saliva humana contém uma substância chamada de imunoglobulina secretória A(IgA), que tem a função de proteger o organismo contra vírus que invadem o trato respiratório e digestivo.

Qual a glândula que produz saliva?

As glândulas parótidas são responsáveis por cerca de 30% de toda a saliva produzida. Submandibulares: como o próprio nome indica, estão situadas na parte interna da nossa mandíbula. A saliva secretada por elas é lançada abaixo da língua, mais precisamente ao lado do frênulo da língua.

Quais são as três glândulas salivares?

O ser humano apresenta 3 glândulas salivares maiores - Parótida, sublingual e submandibular - e muitas glândulas menores distribuidas por toda a mucosa oral(exceto gengiva e porção anterior do palato duro).

Onde é formada e quais as características da saliva primária e secundária?

A saliva A saliva é uma secreção muco serosa, incolor, que banha toda a cavidade oral, formando uma película fina sobre os dentes. É produzida pelas glândulas salivares e a sua secreção, que varia entre 1 e 1,5 L/dia, é regulada pelo sistema nervoso autónomo.

Como ocorre o tamponamento da saliva?

A anidrase carbônica faz tamponamento da saliva, catalisando a reação entre CO2 e H2O que se dissociam em HCO3, neutra- lizando os ácidos produzidos pelas bacté- rias durante o processo de fermentação19.

Quais são as enzimas da saliva?

A Amilase Salivar(ou ptialina)é uma enzima da saliva que, em pH neutro ou ligeiramente alcalino, digere parcialmente o amido e converte-o em maltose. É na boca, com a ptialina da saliva, que começa a digestão química dos polissacarídeos ingeridos.

Quando algum alimento é colocado na boca a produção de saliva aumenta?

b)Na saliva é encontrada uma enzima que atua na digestão do amido. c)Quando algum alimento é colocado na boca, a produção de saliva aumenta. d)A saliva aumenta o pH da boca, deixando-o em torno de 9.

Qual é a função da ptialina ou amilase salivar?

Ptialina ou amilase salivar é uma enzima digestiva presente na saliva que atua sobre as ligações alfa(1-4)dos polissacarídeos de origem animal(glicogênio)ou vegetal(amido), transformando-os em maltose(dissacarídeos). ... A palavra "ptialina" vem do grego Ptyalon, que significa saliva.

Qual a função da enzima amilase salivar?

A saliva contém a enzima alfa-amilase, conhecida antigamente como ptialina, cuja função é iniciar na boca a digestão do amido. Essa enzima catalisa a hidrólise das ligações internas α-1,4 do amido, mas não consegue hidrolisar as ligações ramificadas α-1,6.

Qual a relação da saliva com a cárie?

Segundo ela, por ser um componente natural da boca, a saliva é o primeiro defensor contra a cárie, devido às suas propriedades antimicrobianas. "Se o fluxo salivar cai, o pH também diminui. E o pH da saliva é responsável pelo controle dos minerais do dente."

Qual o nome das três glândulas salivares?

Existe um conjunto de glândulas salivares maiores em cada lado do rosto: as parótidas, as submandibulares e as sublinguais. As parótidas, que ficam à frente das orelhas, são as maiores e apresentam grande parte dos casos de tumores das glândulas salivares, a maioria de tumores benignos.

Quais os tipos ductos presentes nas glândulas salivares?

A partir deles, partem ductos ramificados que liberam a saliva para os diversos pontos espalhados pela cavidade bucal. A glândula salivar é constituída por ácinos, sistema tubular e ductos excretores.

O que estimula as glândulas salivares?

A presença de alimento na cavidade bucal, bem como sua visão e cheiro, estimulam as glândulas salivares a secretar saliva, que é um líquido levemente alcalino, uma solução aquosa, de consistência viscosa, que umedece a boca, amolece a comida e contribui para realizar a digestão.

Quantas glândulas salivares temos na boca?

As três principais glândulas salivares são: parótidas, submandibulares e sublinguais.

Quais são os dois principais nervos envolvidos na inervação das glândulas salivares?

Inervação: ❒ Gânglio submandibular; Os nervos das glândulas sublinguais acompanham os nervos da glândula submandibular. As fibras secretomotoras parassimpáticas pré-ganglionares são conduzidas pelos nervos facial, corda do tímpano e lingual e fazem sinapse no gânglio submandibular.

Porque a pessoa fica salivando muito?

A boca salivando muito pode ser um sintoma que resulta do uso de certos medicamentos ou da exposição a toxinas, sendo também um sintoma comum a diversas condições de saúde geralmente fáceis de tratar, como infecções, cárie ou refluxo gastroesofágico, por exemplo, e que é resolvida quando a causa é tratada.

Qual é a composição do suco gástrico é o seu pH?

O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH varia entre 1,5 e 2, mas em indivíduos com gastrite ele fica ainda mais ácido. O pH é a escala que determina a acidez e vai de 0 a 14, em que 0 é o mais ácido e 14 o mais alcalino. O pH da água, que é neutra, é 7.

O que é fluxo salivar estimulado?

O fluxo salivar pode ser determinado com ou sem estímulo(de repouso), sendo que o valor de fluxo não-estimulado tem sido considerado mais importante no diagnóstico de hipossalivação, enquanto que os parâmetros da literatura para capacidade tampão estão baseados na saliva coletada após estímulo.