Sinestesia é um fenômeno neurológico que consiste na produção de duas sensações de natureza diferente por um único estímulo. É um termo que caracteriza a experiência sensorial de certos indivíduos nos quais sensações correspondentes a um certo sentido são associadas a outro sentido.

Qual a diferença entre sinestesia?

Figura de linguagem que se refere ao plano sensorial A sinestesia é uma figura de palavra ou tropos, assim como a metonímia e a metáfora, que fazem referências à percepção sensorial - tato, audição, olfato, paladar e visão.

O que é Sinestesia e exemplos?

A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano(visão, audição, olfato, paladar e tato)para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: cor berrante(visão + audição)... cheiro azedo(olfato + paladar)

Sinestesia

Há certa confusão em relação aos termos sinestesia e cinestesia: o segundo termo(cinestesia)refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos(Michaelis, 1998); o primeiro termo(sinestesia)refere-se a uma sensação secundária que acompanha uma percepção, ou seja, ...

Sinestesia

O que é eufemismo é um exemplo?

Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. ... Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. Um exemplo mais adequado é dizer que o indivíduo "partiu", ou que "deixou esse mundo".

O que é perífrase e exemplos?

O que é a Perífrase: Consiste no uso de muitas palavras ou uma frase complexa para se referir a algo que poderia ser dito de modo simples. A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. ... Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.

O que é antonomásia e exemplos?

Significado de Antonomásia substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas(por Camões), o Redentor(por Jesus Cristo). Alcunha, apelido, cognome.

O que é gradação é um exemplo?

Gradação é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente(em direção a um clímax)ou decrescente(anticlímax). ... Exemplos como figura de linguagem: Dei um passo, apressei-me, corri.

Como ocorre a sinestesia?

A sinestesia é uma condição neurológica que provoca uma mistura dos sentidos. ... Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas. A sinestesia é um processo involuntário do cérebro, e sua causa ainda é desconhecida.

O que é uma pessoa cinestésica?

Uma pessoa cinestésica gosta de tocar, sentir, cheirar e movimentar-se. Ela aprende as coisas experimentando-as e demonstra sua personalidade desta maneira.

Quais são os tipos de sinestesia?

A sinestesia pode ser dividida em dois grupos que de certa forma se sobrepõem: sinestesia projetiva, e sinestesia cognitiva ou categorizada. A primeira, que é mais conhecida, corresponde a indivíduos que, quando recebem um estímulo sensorial, obtêm reações em demais sentidos.

O que é Assonancia e exemplos?

São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu(Djavan)– repetição da vogal “u”.

O que é metáfora é de 5 exemplos?

Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.

O que é antonomásia ou perífrase exemplos?

A perífrase é uma figura de linguagem que está relacionada com as palavras. ... Ainda que a perífrase e a antonomásia sejam consideradas a mesma figura de linguagem, a antonomásia trata-se de um tipo de perífrase. Assim, a antonomásia é quando se refere a uma pessoa(nomes próprios).

O que é antonomásia na língua portuguesa?

Quando designamos uma pessoa pelos seus atributos ou por referências a circunstâncias em que se envolveu, estamos fazendo uso da antonomásia. ... Essa figura de linguagem é muito utilizada nos textos escritos e falados.

O que é metonímia e exemplos?

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. ... A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis.

O que é uma figura de linguagem?

Figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, pois desta forma é possível interpretar melhor os diferentes tipos de textos.

Quais são os tipos de figuras de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse(ou Zeugma), Silepse, Hipérbato(ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação(ou Clímax)e Personificação(ou Prosopopeia).

O que é eufemismo sinônimo?

8 sinônimos de eufemismo para 1 sentido da palavra eufemismo: Figura de suavização da linguagem: 1 abrandecimento, abrandamento, adoçamento, atenuação, comedimento, mitigação, moderação, suavização.