Compostos alifáticos são aqueles que apresentam cadeia carbônica aberta, contendo ou não insaturações. Um composto alicíclico é aquele que apresenta anéis, saturados ou insaturados, sem a presença de anéis de benzeno. Já um composto aromático apresenta pelo menos um anel de benzeno em sua estrutura.

Fikante

O que é uma cadeia Alifática?

Cadeias alifáticas, acíclicas ou abertas Um tipo de cadeia aberta, também denominada como acíclica ou alifática, possui átomos de carbonos que se ligam e mantêm as suas extremidades livres. Esse tipo de estrutura não forma ciclos fechados.

O que é uma cadeia Homocíclica?

Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo.

O que é um Heteroátomo dê exemplos?

Homocíclicas: As cadeias carbônicas cíclicas possuem somente átomos de carbono e hidrogenio. Heterocíclicas: cadeias carbônicas possuem pelo menos um heteroátomo(qualquer átomo diferente de carbono e hidrogênio que esteja localizado entre átomos de carbono).

QUÍMICA ORGÂNICA 06 - Cadeias Cíclicas Alifáticas e Aromáticas

Denominam-se heteroátomos os elementos químicos diferentes do carbono que conseguem estabelecer ligação química, ao mesmo tempo, com dois carbonos. Exemplos de heteroátomos são o oxigênio(O), enxofre(S), nitrogênio(N)e fósforo(P).

QUÍMICA ORGÂNICA 06 - Cadeias Cíclicas Alifáticas e Aromáticas

O que é um heteroátomo de oxigênio?

No estudo compostos orgânicos, átomos que não são de carbono nem de hidrogênio e se encontram entre dois ou mais átomos de carbono, isto é, integram a cadeia carbônica, são denominados heteroátomos. Os heteroátomos mais comuns são: nitrogênio, oxigênio, enxofre, fósforo e boro.

Quais são os principais heteroátomos?

Os heteroátomos mais comuns são: Nitrogênio(N), Oxigênio, Enxofre(S)e Fósforo(P).

O que é uma molécula Aciclica?

Nessa cadeia, os átomos de carbono formam ciclo ou anéis. Cadeia acíclica normal ou reta: A única que apresenta átomos de carbono primário e secundário, com duas extremidades. ... A cadeia do composto ao lado apresenta átomos de carbono primário e secundário com três extremidades considerada ramificada.

O que são cadeias Carbonicas abertas?

As cadeias carbônicas abertas são aquelas que apresentam extremidades livres. Elas podem ser classificadas de acordo com diferentes critérios. ... Esses encadeamentos são denominados de cadeias carbônicas, que nada mais são do que carbonos ligados a outros carbonos.

O que é uma cadeia carbônica conjugada?

São chamadas de cadeias conjugadas as cadeias que possuem ligações duplas intercaladas, essa conjugação confere aos compostos apresentados cor, pois há absorção no espectro do visível por parte dessa conjugação.

Como abrir cadeias Carbonicas?

É possível fazer isso através de dois modos. Veja cada um deles: Fórmula estrutural condensada: a primeira forma de simplificar uma cadeia carbônica é utilizar índices, isto é, números que indicam a quantidade de átomos de hidrogênio que se ligam ao carbono.

O que são alcenos Cite dois exemplos?

Também chamados de hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e possuem fórmula geral CnH 2n, cujo primeiro membro é o eteno(C2H4). ... O mais simples dos alcenos é o eteno(ou etileno), este se apresenta como um gás incolor e insolúvel na água.

O que são elementos Organógenos Quais são eles?

Elementos organógenos ou organogênicos: são o Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Enxofre e Fósforo, esses elementos são os mais comuns existentes em compostos orgânicos.

Quem são os hidrocarbonetos alifáticos?

Hidrocarbonetos alifáticos, especificamente, são hidrocarbonetos com átomos de carbono estruturais em cadeias abertas e fechadas(cíclicas), não aromáticas. Podem ser alcanos, alcenos, alcinos ou alcadienos, e ainda outras combinações, se as ligações entre esses átomos forem respectivamente simples, duplas ou triplas.

Quais são hidrocarbonetos alifáticos?

Hidrocarbonetos alifáticos de cadeias abertas são os alcanos, alquenos, alquinos, e seus isômeros. Alcanos têm a fórmula geral de CnH2n+2, onde n é o número de átomos de carbono nas moléculas, tais como metano, propano, n-pentano e isooctano.

O que são compostos alifáticos cite diferentes tipos de compostos alifáticos?

Composto alifático acíclico: é aquele que não apresenta anéis em sua estrutura química, como o caso do hexano, por exemplo. Composto alifático saturado: é aquele que apresenta apenas ligações simples em sua estrutura química, que pode ser o caso tanto do hexano como do ciclohexano.

O que é o CH na química?

Em Química, as fórmulas consistem num conjunto de símbolos(caracteres, sinais)e algarismos que indicam características estruturais de uma substância. ... Por exemplo, a fórmula empírica do benzeno é CH, indicando que neste composto os átomos de carbono(C)e hidrogénio(H)estão na proporção de 1:1.

Quando é que uma cadeia e ramificada?

Uma cadeia carbônica aberta é considerada como sendo ramificada quando ela for heterogênea ou possuir pelo menos um carbono terciário ou quaternário, havendo uma cadeia principal e uma ou mais cadeias secundárias, que são as ramificações.

O que quer dizer ch3 em química?

Metil, metila ou(em Portugal)metilo é um radical alcoíla monovalente constituído de apenas um carbono ligado diretamente com três hidrogênios devido à tetravalência do carbono. É derivado do metano e apresenta formula CH3- .

O que é Aciclica e Aliciclica?

Classificação das cadeias carbônicas. Cadeia aberta ou acíclica ou alifática - quando o encadeamento dos átomos não forma um polígono regular. Cadeia fechada ou cíclica - quando há formação de um polígono regular, formando-se um ciclo, núcleo ou anel. As cadeias cíclicas podem ser aromáticas ou alicíclicas.

Como ocorre a hibridização sp3?

A hibridização sp3 do carbono é um fenômeno físico que ocorre quando um átomo de carbono realiza quatro ligações do tipo sigma. Hibridização sp3 do carbono é um fenômeno físico no qual os três subníveis do tipo p, localizados no segundo nível, unem-se a um subnível do tipo s, também localizado no segundo nível.

Quais são as 4 ligações do Carbono?

Química. O Carbono apresenta quatro elétrons em sua camada de valência, isso significa que ele pode formar quatro ligações, sendo assim pode se unir a outros átomos como: H, O, N, Cl.

Quais são as características de uma cadeia carbônica fechada?

Cadeias fechadas As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo. Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, heterocíclicas saturadas ou insaturadas.

Fikante