Cursos de Formação Inicial e Continuada(FIC)ou Qualificação Profissional. A formação inicial e continuada(FIC)ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

Fikante

O que formação continuada?

A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.

Qual o valor da formação continuada?

Segundo Gatti(2008)muitas ações estão interligadas ao termo “formação continuada” como: cursos estruturados, as horas de trabalho coletivo na escola, reuniões pedagógicas, congressos, seminários, relações profissionais virtuais, dentre outros.

Qual o papel da formação continuada?

Notamos que há uma visão contraditória da contribuição da formação continuada da escola entre seus professores e gestores, pois na perspectiva dos formadores existe um movimento de mudança de prática a partir dos estudos, e que estes atendem as necessidades do momento.

Formação continuada: Nunca parar de estudar!

A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.

Formação continuada: Nunca parar de estudar!

Qual o objetivo da formação continuada?

Um dos objetivos da formação continuada é provocar, no docente, um desenvolvimento de habilidades para melhorar o processo de ensino-aprendizagem que ocorre dentro da instituição de ensino a cada dia.

O que é formação continuada nas empresas?

Ensinar uma ocupação para quem precisa entrar logo no mercado de trabalho e aprimorar os conhecimentos de profissionais que já trabalham , são os objetivos dos Cursos de Formação Inicial e Continuada, os FIC.

Quem é responsável pela formação continuada?

A formação continuada destina-se a profissionais da educação básica das redes públicas de ensino, enquanto as bolsas são pagas majoritariamente aos docentes que ministram e coordenam os cursos de aperfeiçoamento e atualização ou participam da elaboração de materiais e conteúdos para essa formação.

O que a Bncc fala sobre a formação continuada?

O texto define dez competências gerais e aponta que a formação inicial e continuada deve ser baseada em três dimensões: conhecimento, prática e engajamento. A dimensão do conhecimento está relacionada ao domínio dos conteúdos. A prática refere-se a saber criar e gerir ambientes de aprendizagem.

Qual a diferença entre formação inicial e continuada?

Negrine(1997)diz ainda que a primeira etapa funciona como um pré-requisito para a atuação profissional, e a segunda deve ser entendida como um processo contínuo, agregada às experiências que vivenciamos como profissionais com erros e acertos.

O que é um curso de formação?

São cursos de rápida duração que têm foco em uma área de atuação específica. Após a conclusão, o aluno recebe a certificação do curso de qualificação na área, o que possibilita, facilita e melhora sua inserção no mercado de trabalho. ...

O que é Bncc formação?

A Base Nacional Comum Curricular(BNCC)é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

O que significa Bncc E o que o coordenador pedagógico precisa saber?

A Base Nacional Comum Curricular(BNCC), homologada completamente em 2018, é o documento brasileiro que define as aprendizagens essenciais às quais os alunos da Educação Básica do país devem ter acesso. A implementação da BNCC pode envolver desafios para as escolas.

O que muda na formação dos professores com a Bncc?

A Base Nacional Docente não substituirá as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais de formação inicial e continuada da Educação Básica. A Base Docente orientará a atualização dessas diretrizes. Ela também não contempla os conteúdos que os cursos de Pedagogia ou licenciaturas irão abarcar.

Como é feita a formação continuada de professores?

A formação continuada deve ser capaz de conscientizar o professor de que teoria e prática são “dois lados da mesma moeda”, que a teoria o ajuda a compreender melhor a sua prática e a lhe dar sentido e, consequentemente, que a prática proporciona melhor entendimento da teoria ou, ainda, revela a necessidade de nela ...

Como a escola pode desenvolver a formação continuada?

Formação continuada: Troca de experiências Além disso, por meio da parceria com um Sistema de Ensino, a escola fica mais informada sobre os eventos que são de interesse dos profissionais da educação, como feiras, fóruns, palestras, congressos etc., facilitando a troca de experiências com outros educadores.

Como avaliar uma formação continuada?

Delia Lerner define em seu livro A Aprendizagem da Língua Escrita na Escola: “a avaliação só tem sentido se tem como ponto de partida e de chegada o processo pedagógico(…)não deve servir, como em geral se faz, para penalizar.

Qual a importância da formação continuada para os professores?

A formação continuada também possibilita que os professores identifiquem quais são as principais dificuldades de aprendizado dos alunos e permite que eles criem formas de contornar a situação, o que traz benefícios tanto para sua carreira profissional quanto para a escola na qual trabalham.

Qual é a importância da formação?

A importância da formação continuada na carreira profissional. Os cursos de formação continuada estão conectados a demanda do mercado. Sendo assim, são responsáveis por desenvolver as competências e habilidades essenciais para os alunos garantirem um posicionamento rápido.

Qual a importância da formação continuada na educação infantil?

Diante das especificidades do trabalho docente, a formação continuada desempenha um papel fundamental na formação de um repertório de saberes para a atuação do professor na Educação Infantil, sendo esse, um processo que proporciona ao profissional construir saberes e formas que lhe possibilitem produzir a própria ...

Quais as implicações da BNCC na gestão escolar?

O fator mais relevante da BNCC é a possibilidade de nortear práticas pedagógicas e atividades de aprendizagem mediadas pelo professor, decorrentes de um currículo alinhado ao Projeto Político Pedagógico.

Qual é o papel do supervisor orientador na implementação da BNCC na escola?

O papel do gestor escolar é entender que não é apenas uma leitura aprofundada e atenta da BNCC que vai ajudá-lo a medir os desdobramentos e impactos em cada disciplina e série. E sim saber que haverá uma adaptação geral, com desafios tanto para a instituição quanto para os alunos.

Fikante