A laje protendida, também chamada de laje com armadura ativa, é um tipo de laje que faz uso da técnica construtiva do concreto protendido. Sua principal função é aumentar a resistência do concreto, permitindo o seu uso em espaços com grandes vãos.

Fikante

Qual a diferença entre laje treliçada e protendida?

O custo composto em áreas maiores em relação a PROTENDIDA é por vezes maior. Em resumo, nos casos de vãos até 10 metros com sobrecargas de até 600 kgf/m2 em áreas maiores que 100 m2 para obras localizadas em um raio de até 250 km da fábrica a LAJE PROTENDIDA será a opção mais econômica.

Quando devo usar laje protendida?

A armação é a principal diferença entre as lajes de concreto protendido, quando comparadas às lajes de concreto tradicionais. Em vez de gaiolas e vergalhões feitas de aço, o modelo protendido é armado por meio de cordoalhas, que são materiais mais resistentes às tensões.

Qual o vão máximo de uma laje protendida?

“As lajes protendidas são amplamente utilizadas em obras com grandes vãos livres entre apoios, como centros de distribuição, shopping centers etc.

LAJE PROTENDIDA VEJA COMO É! VANTAGENS E COMPARAÇÃO DE PREÇO COM A LAJE TRELIÇADA DIARIO DE OBRA 26

O vão máximo recomendado, na direção das faixas, é de 13,00 m. As espessuras mínimas e as esbeltezes devem ficar limitadas aos valores estipulados para os tipos de lajes mostrados anteriormente.

LAJE PROTENDIDA VEJA COMO É! VANTAGENS E COMPARAÇÃO DE PREÇO COM A LAJE TRELIÇADA DIARIO DE OBRA 26

Como dimensionar laje protendida?

A determinação do tipo de protensão de determinada estrutura em concreto protendido é feita de acordo com a Tabela 4(Tabela 13.4 da NBR 6118), já mencionada na seção N. O principal objetivo dessa classificação é a divisão das estruturas quanto ao controle da fissuração.

Como dimensionar uma laje protendida?

Para isso, acesse o comando Guia Estrutura >Configurações >Projeto >Dimensionamento >Lajes >Protensão.), para que o usuário fique ciente sobre a consideração realizada.

Qual a espessura de uma laje protendida?

A espessura das lajes protendidas lisas não deve ser inferior a 16 cm. Esbeltez(L/h)superior a 40 exige comprovação da segurança em relação aos Estados Limites de Utilização, de Deformações e Vibrações excessivas. 7.2 da NBR 6118 - 2007.

Quando usar laje treliçada?

Lajes treliçadas são indicadas em qualquer obra, mas muito empregadas em construções habitacionais e comerciais de pequeno porte. Esse sistema construtivo é formado por vigotas de concreto armado, ou apenas aço, e recebe lajotas cerâmicas, de concreto ou de EPS(isopor).

Quando usar laje alveolar?

Lajes alveolares são de aplicação comum em shopping centers, hipermercados, escolas ou estacionamentos – e outras estruturas que requeiram grandes vãos. Constituem um tipo de cobertura composta de painéis de concreto com alvéolos longitudinais, de dimensões pré-definidas em projeto, sem a necessidade de escoramentos.

Qual o tipo de laje mais barato?

Laje Nervurada – Os espaços entre as nervuras dessa laje podem ficar vazios ou receberem material inerte, como bloco cerâmico, concreto celular ou EPS. Acaba sendo um tipo de laje mais econômica com relação ao material a ser utilizado.

O que é uma laje treliçada?

A laje treliçada consiste em uma estrutura de ferro em formato de treliça, que compõe uma armadura que é fixa em uma placa de concreto. Nos vãos que ficam entre as vigotas, é aplicado material de preenchimento – geralmente blocos cerâmicos ou poliestireno expandido, conhecido como EPS.

Qual a diferença entre as lajes?

A laje maciça é construída na obra. ... Já a laje pré-moldada vem pronta para instalação. Isso deixa a obra mais rápida e dá mais certeza de que a laje terá a resistência necessária. Além disso, não será preciso usar as formas de madeira, que geram muito entulho na obra.

Qual o valor da laje treliçada?

O custo médio para adquirir a laje de isopor é de R$ 25 m², e apesar da pouca diferença quando comparado ao custo da lajota cerâmica(sai em torno de R$ 28 m²), vale a pena sim recorrer a EPS.

Vão ideal para laje treliçada?

As lajes treliçadas(tanto de isopor quanto de cerâmica)são mais indicadas para obras residenciais, comerciais ou industriais de pequeno e médio porte, com vãos máximos de 12 metros.

Qual o vão máximo de uma laje maciça?

5cm para lajes de cobertura não em balanço; • 7cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço; • 10cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30kN; • 12cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30kN; • 15cm para lajes com protensão.

Qual é a espessura de uma laje nervurada?

Espessura mínima para laje nervurada Para a NBR 6118, a espessura da mesa deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre nervuras, nunca menor que 4 cm, no caso de estruturas sem tubulações horizontais embutidas.

Qual é a diferença entre laje nervurada e laje cogumelo?

As lajes lisas e cogumelo são lajes maciças ou nervuradas, porém não são apoiadas nas vigas, apenas nos pilares. A diferença entre as duas é que, na laje cogumelo, o pilar recebe o capitel, estrutura mais reforçada para resistir aos efeitos de punção.

O que é estrutura protendida?

O que é a estrutura de concreto protendido? A protensão é um sistema que comprime os elementos estruturais, vigas e lajes, diminuindo os esforços de tração na estrutura, através de cordoalhas de aço. As cordoalhas são posicionadas horizontalmente ao longo dos elementos estruturais e travadas em uma das extremidades.

Como calcular laje plana?

Estrutura com laje plana O cálculo estrutural tem uma concepção voltada à utilização de Elementos Finitos ou de Grelha Virtual. Os importantes fatores no cálculo de lajes planas são o limite à deformação, os esforços horizontais e sua transmissão aos pilares e a punção nos apoios.

Qual o vão máximo para lajes nervuradas?

Enquanto os vão de uma laje de concreto armado tem espaço máximo de até 5 metros, um vão de laje nervurada pode ter 7 metros, por exemplo.

Como vencer grandes vãos sem pilar?

O uso de um concreto de alto desempenho também pode elevar sua resistência à compressão e sua durabilidade, além de reduzir a seção dos pilares. Para vãos maiores, ao invés da laje maciça tradicional, usam-se outros tipos de lajes. A protendida tem a vantagem da redução das deformações e fissuras.

Fikante