Exemplos de deslocamento: um homem é advertido no trabalho e quando chega em casa agride a esposa, uma pessoa ganha um prêmio e abraça desconhecidos que estão ao redor dela, uma criança é proibida de brincar no pátio então passa o dia atormentando o irmão menor etc.

Fikante

O que é deslocamento para Freud?

Deslocamento e condensação caracterizam, para Freud, o processo primário. O deslocamento acontece quando uma representação recebe todo o investimento devido a uma outra, de modo que a segunda acaba por substituir completamente a primeira.

O que é deslocamento do sonho?

O deslocamento é a obra da censura, onde um elemento do sonho a nível latente é substituído por um dos seus fragmentos constituintes.

Por que sonhamos Freud?

O sonho para psicanálise possui um conteúdo manifesto e latente. O que Freud chamou de trabalho do sono, para ele, havia quatro tipos de mecanismos do sonho: a condensação, o deslocamento, a dramatização e a simbolização. Assim, por meio desses mecanismos é que os sonhos se transformavam em manifestos.

INTERPRETAÇÃO dos SONHOS - PARTE 2/3

Freud criou sua teoria que foi exposta no livro “Interpretação dos sonhos”, e segundo ele, sonhamos, pois os sonhos são uma tradução de nossos desejos, e também do desejo de que isso se realize. ... Segundo ele, os sonhos também seriam uma forma de termos aquilo que desejamos realizado.

INTERPRETAÇÃO dos SONHOS - PARTE 2/3

O que é o sonho é porque sonhamos?

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Qual é a função do sonho?

Aí entra a função dos sonhos: evitar que o sujeito acorde. Tal como um projetor de cinema, eles realizam essa função projetando imagens na “tela” da psique, isto é, em caráter alucinatório. Ou seja, não são somente as pessoas ditas “loucas”(psicóticas)que têm alucinações.

Qual a compreensão freudiana acerca dos sonhos o que Freud chamou de elaboração onírica?

A expressão do desejo através do sonho O desejo se apresenta como fantasias, que podem ou não ser realizadas para satisfazer o sujeito. Assim como afirma Freud, esse desejo pode ser reprimido, pois seus pensamentos serão censurados e deformados pela atividade onírica.

Como o analista faz a interpretação dos sonhos?

A Psicanálise de Freud na interpretação dos sonhos Como sabemos a psicanálise proporciona a cura pela fala, onde o paciente traz o conteúdo que o incomoda, e em contrapartida, o analista recebe aquele conteúdo e apoia o paciente a elaborá-lo, logo a escuta torna-se central na condução do analista.

O que são deslocamento e condensação?

É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.

O que é deslocamento e distância percorrida?

O deslocamento é simplesmente a diferença entre a posição das duas marcas e é independente do caminho tomado entre as duas marcas. A distância percorrida, contudo, é o comprimento total do caminho tomado entre as duas marcas.

O que é mecanismo de defesa de deslocamento?

O deslocamento como mecanismo de defesa é o deslocamento de ações de um alvo desejado para um alvo substituto quando há alguma razão em que o primeiro alvo não seja permitido ou não disponível. O deslocamento pode envolver manter a ação e simplesmente mudar o alvo dessa ação.

O que é repressão na psicanálise?

A repressão é um mecanismo mental inconsciente, pelo qual as ideias ou os impulsos indesejáveis e inaceitáveis para a consciência são suprimidos por ela e impedidos de entrar no estado consciente. Este material indesejável não está geralmente sujeito à recordação voluntária consciente.

O que é uma neurose obsessiva?

A neurose obsessiva é então caracterizada como uma neurose cujos sintomas atingem especialmente o pensamento, por oposição à histeria - marcada pela conversão do conflito psíquico para sintomas corporais.

Qual é o uso que deve ser feito da interpretação dos sonhos em um tratamento psicanalítico?

Abordando Questões de Saúde Mental na Interpretação dos Sonhos. Como o principal objetivo da análise de sonhos é ajudar as pessoas a lidar com os problemas que enfrentam atualmente, elas podem ser usadas para abordar muitos problemas de saúde mental.

Quais as recomendações que Freud faz o analista sobre trato com os sonhos na psicanálise?

Esse analista fica livre da exigência de interpretações. Conforme Freud(1911)quanto mais o paciente aprende na prática da interpretação dos sonhos, mais sombrios se tornam os próximos sonhos, o conhecimento adquirido serve para colocar em guarda o processo de construção onírica.

Como o método de interpretação psicanalítica dos sonhos se distingue do método de interpretação simbólica e do método de deciframento?

Já o método proposto por Freud se difere do simbólico e do deciframento, na medida em que o que se interpretam as partes separadas do conteúdo do sonho, considerando que um fragmento pode encobrir um sentido diferente daquele transmitido à pessoa.

O que significa elaboração onírica?

O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente. Além disso, o conteúdo latente é algo semelhante a um impulso, enquanto o conteúdo manifesto é uma imagem visual.

Qual a compreensão freudiana acerca dos sonhos?

Para Freud, o sonho constitui "uma realização(disfarçada)de um desejo(reprimido)". Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente.

Qual a relação entre projeto de vida e os sonhos?

Sonho é o desejo vivo, a aspiração, o anseio. É a ideia ou os objetivos que se quer alcançar. Já o projeto é o sonho tirado do mundo imaginário e colocado “no papel”, no mundo real, para conseguirmos visualizar melhor onde estamos e quais caminhos devemos seguir para chegar onde queremos.

Quais os benefícios de sonhar?

O recurso vem sendo estudado porque, aplicado corretamente, ajuda a apagar ou a atenuar sentimentos ruins relacionados às memórias, contribui no tratamento de traumas, fobias e para a melhora da performance esportiva por atletas. Nos sonhos, eles “treinam” força, equilíbrio e coordenação, entre outras habilidades.

O que a Bíblia fala sobre os sonhos?

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei(Números 12,6).

O que um sonho quer dizer?

Sonhos são comunicados do inconsciente Perto da virada do século 20, Sigmund Freud, o pai da psicanálise, acreditava que sonhos fossem mensagens do inconsciente. “As interpretações dos sonhos são a estrada real para entender as atividades do inconsciente”, escreveu.

O que acontece com o cérebro quando sonhamos?

O que acontece durante o sono REM é que o cérebro transfere memórias de curto prazo armazenadas no córtex motor para o lobo temporal, onde se tornam memórias de longo prazo.

Fikante