Um multímetro ou multiteste é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico e modelos com mostrador digital.

Quais são os nomes dos instrumentos de medida que estão contidos em um multímetro?

Normalmente, o multímetro pode ser utilizado como medidor da corrente contínua, da corrente alternada e também da resistência. O multímetro costuma ter várias outras utilidades. Os parâmetros de medição são detectados e selecionados de forma automática de acordo com o conector de medição utilizado.

Quais são os componentes do multímetro?

Utilizado na bancada de trabalho(laboratório)ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar.

APRENDA a Usar o MULTIMETRO - Passo a passo

O que são instrumentos de medição elétrica?

Os instrumentos de medição elétrica são aparelhos utilizados para conhecimento na prática dos valores de grandezas elétricas que estão nos circuitos elétricos. Os instrumentos de medição elétrica, podem ser digitais, com o voltímetro como base para as medições ou são analógicos tendo o amperímetro como base.

Quais grandezas Pode-se medir com um multímetro digital?

O multímetro é capaz de medir as três principais grandezas elétricas: Corrente elétrica, tensão e resistência.

Quais são os tipos de medições que conseguimos fazer com um multímetro em ambiente industrial quais são os principais testes utilizados com esse equipamento?

O multímetro é um aparelho capaz de medir a tensão, resistência elétrica, corrente contínua ou alternada, por exemplo. Através dele também é possível conhecer diversas grandezas elétricas, como temperatura, capacitância e frequência de sinais alternados.

Quais as principais características de um instrumento de medida elétrica?

Instrumento utilizado para medida da tensão elétrica(voltagem), composto por duas ponteiras que devem ser ligadas em paralelo, pois medem a diferença de potencial entre dois pontos. Tem como característica uma impedância de entrada elevada.

Qual a importância dos aparelhos de medição elétrica?

Os instrumentos de medição são muito importantes para várias áreas de trabalho, pois eles ajudam a verificar a exatidão das variáveis necessárias para que tudo saia dentro do esperado. Quando estamos falando de segurança do trabalho, não é diferente.

Qual instrumento é utilizado para medição indireta?

Mensuração Indireta: Teodolito Teodolito utiliza um dipositivo óptico(luneta)para visualizar uma régua graduada. Conhecendo o ângulo das lentes da luneta e utilizando a leitura feita na régua graduada é possível determinar a distância.

O que é um multímetro digital?

Um multímetro digital é uma ferramenta de teste utilizada para medir dois ou mais valores elétricos, principalmente, tensão(volts), corrente(amperes)e resistência(ohms).

Qual a diferença entre multímetro e voltímetro?

O voltímetro analógico é basicamente um galvanômetro, aparelho sensível a variações elétricas, com uma alta resistência elétrica. Já o voltímetro elétrico, geralmente contido em um multímetro, funciona através de sensores e algoritmos para adquirir o valor da ddp do circuito.

Como saber se é 220 ou 110?

Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca(weak), a tensão é de 110V. Se acender forte(strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Quais são as características dos instrumentos analógicos?

Nos instrumentos analógicos, a medição é realizada a partir do posicionamento de um ponteiro que se move sobre uma escala fixa. Do ponto de vista construtivo possuem uma componente mecânica cujas características funcionais afetam diretamente a exatidão da medida.

Quais são as quatro grandezas elétricas?

Conceitos Básicos de Elétrica – as grandezas elétricas básicas. As grandezas fundamentais em eletricidade são a tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica e a potência elétrica. Essas grandezas sempre estão presentes em qualquer circuito elétrico e não podem ser dissociadas.

Quais os tipos de multímetro que existe?

De forma geral existem dois tipos de multímetro, o analógico(de ponteiro)e o digital(de visor de cristal líquido). Cada um com sua vantagem: o analógico é melhor para testar a maioria dos componentes enquanto o digital é melhor para medir tensões e testar resistores.