Quando a água passa de um estado físico para outro, dizemos que ocorreu uma mudança de estado. Essa mudança ocorre devido a variações na temperatura ou na pressão em valores específicos. A água, por exemplo, passa do estado sólido para o líquido à 0 ºC a uma pressão de 1 atm.

Fikante

O que é preciso para que a água mude de estado físico?

É necessário que a água atinja a temperatura de 0ºC para que a mudança de fase aconteça. Um exemplo simples é colocar a água em temperatura ambiente no congelador. Ao alcançar a temperatura de 0ºC ela se transformará em gelo.

O que é sólido líquido e gasoso?

As mudanças de fase ocorrem quando uma substância perde ou cede energia térmica para o meio externo. As substâncias podem ser encontradas na natureza em três estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso. Eles também podem ser chamados de fases da matéria ou estados de agregação da matéria.

O que é o estado sólido?

Líquido: Aqui as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores. ... Gasoso: O movimento das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. As forças de repulsão predominam fazendo com que as substâncias não tomem forma e nem volume constante.

Estados físicos da água

O que que é gasoso?

O estado gasoso é caracterizado por ter baixa densidade e viscosidade, alta compressibilidade e transparência ótica, completa falta de rigidez, grande capacidade de expansão, podendo ocupar qualquer volume ao seu dispor e formar misturas molecularmente homogéneas com outros gases.

Como ocorre o processo de condensação?

A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. No caso do vapor de água, por exemplo, a condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius. Assim, o estado gasoso da água vai se transformando em gotículas líquidas.

Como a água passa de um estado físico a outro?

A fusão é um dos estados físicos da água em que ocorre a mudança do estado sólido para o líquido. O ponto de fusão da água é de 0ºC. ... Nesse processo, quando se tira o gelo do congelador, a temperatura da água aumenta e ao ultrapassar 0ºC ela passa para a fase líquida.

Qual o comportamento das moléculas nas mudanças de estado físico?

Qual o comportamento das moléculas enquanto ocorrem estas mudanças? ... Uma vez que se reduz a energia, as forças repelentes entre as moléculas gasosas tendem a diminuir e, desta forma, se torna possível uma aproximação intermolecular que caracteriza o estado líquido(moléculas mais unidas).

Qual o nome da mudança de estado físico da água?

Em outras palavras, as mudanças dos estados físicos da água ocorrem por meio dos processos denominados: Fusão, Vaporização(Ebulição e Evaporação), Solidificação, Liquefação(Condensação)e Sublimação.

Qual é o nome da transformação no estado físico da água?

Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares. Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida.

Qual é o nome da mudança de estado físico pela qual a água passa para embaçar o vidro?

E é justamente a presença de água no ar que, em determinadas circunstâncias, faz o vidro do veículo embaçar e o copo “transpirar”. Isso acontece devido a um fenômeno físico chamado condensação.

Quais mudanças de estado físico ocorrem por resfriamento *?

Condensação. A condensação representa a passagem do estado gasoso para o líquido. Isso ocorre devido ao arrefecimento de um gás, que tende a condensar e passa a apresentar-se em estado líquido.

O que acontece com as partículas quando ocorre a mudança de estado físico de líquido para gás?

A vaporização é a mudança do estado líquido para o estado gasoso e é o processo inverso da liquefação. ... Desta forma, a força de ligação entre os átomos e moléculas são maiores no líquido do que no gás. Assim, a substância passará para o estado gasoso quando houver modificação na força de ligação entre suas partículas.

Quais são as mudanças de estado físico que ocorrem com o aumento da temperatura?

A passagem do estado sólido para o estado líquido, que ocorre com o ganho de energia térmica, recebe o nome de fusão. A passagem do estado líquido para o estado gasoso, que acontece com o ganho de energia térmica, recebe o nome de ebulição.

Qual é a forma do estado gasoso?

Um material em estado gasoso não tem forma nem volume definidos.

O que é o movimento do ciclo da água?

Ciclo da água(ou ciclo hidrológico)é o nome que se dá à movimentação constante da água na Terra e na atmosfera. ... Essa água em estado gasoso volta a se tornar líquida, formando nuvens de chuva. Com as chuvas, a água retorna ao ciclo, seja caindo sobre lagos, rios e oceanos, seja caindo sobre os continentes.

Como ocorre o processo de sublimação?

A passagem do estado sólido para o gasoso se dá quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear as partículas atômicas do material e permite que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo líquido. ... Outros sólidos também sublimam.

Como a água condensa?

A condensação ocorre quando as moléculas de um gás se resfriam. Ao perder calor, as moléculas perdem energia e velocidade, aproximando-se de outras moléculas gasosas. Por fim, essas moléculas se juntam e formam um líquido.

O que é gotículas de água?

Com o calor, a água deixa a superfície da Terra e passa a se acumular na atmosfera, em forma de vapor. Conforme ganha altitude, esse vapor se resfria e condensa, formando gotículas de água com diâmetros da ordem de 1 milésimo de centímetro.

O que é sólido e líquido?

Já sabemos que uma substância se encontra no estado sólido quando suas moléculas estão bem juntinhas(reunidas e organizadas), já o estado líquido se caracteriza por moléculas mais afastadas(o que dá maleabilidade)e um maior afastamento das moléculas faz surgir o estado gasoso(átomos dispersos).

Como se chama a passagem do estado líquido para o gasoso?

liquefação ou condensação - transformação do estado gasoso para o estado líquido; solidificação - mudança do estado líquido para o estado sólido; sublimação – passagem do estado sólido para o gasoso, sendo o processo inverso chamado de ressublimação, sem que passe pelo estado líquido.

Quais os nomes das mudanças de estado físico?

As mudanças de estado físico incluem fusão, vaporização, solidificação, liquefação ou condensação e sublimação. Conforme explanado no texto Estados Físicos da Matéria, os três estados físicos ou de agregação básicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.

Fikante