Logo, falar “menos pior” seria como se falássemos “menos mais ruim”, empregando-se ao mesmo tempo o comparativo de inferioridade “menos” e o comparativo de superioridade “mais”. Tal construção é tida como esdrúxula, ilógica, uma vez que reúne duas comparações opostas.

Como se escreve o menos?

A forma correta de escrita da palavra é menos.

É correto dizer menos pior?

Embora dita muitas vezes em linguagem coloquial, o uso da expressão menos pior está errado. Pior é a forma irregular do comparativo de superioridade, indicando que algo é “mais mau” ou “mais mal”. Assim, dizer menos pior é equivalente a dizer “menos mais mau” ou “menos mais mal”, sendo uma construção errada.

É certo falar menos pior?

Quando se diz 'menos ruim' tudo bem. No caso, quando se fala 'menos pior' entende-se que 'pior' já é uma forma de superioridade. Ao pé da letra não faz sentido. Figurativamente se entende a intenção de quem usa a expressão.

Como usar o pelo menos?

Ao menos significa no mínimo, quando mais não seja ou quando menos. A expressão é empregada normalmente acompanhada de uma situação nova, indicando que algo não aconteceu da forma que se esperava. Por exemplo: Já que voce não me ajudou a preparar o jantar, ao menos lave a louça.

Como substituir menos pior?

Mas há quem se esqueça de que 'menos pior', construção que vez ou outra se insurge até em bons textos, também não se sustenta de um ponto de vista lógico. Ora, se pior é mais mau ou mais mal, menos pior será menos mais mau ou menos mais mal. O ideal, então, é dizer 'menos mau' ou 'menos mal', de acordo com a ocasião.

É errado falar mais melhor?

era melhor que o meu padrasto. Por causa disso, não é correto utilizar “mais” junto com “melhor”, ou seja, não está de acordo com a norma culta usar “mais melhor”.

É correto dizer menos bom?

A frase com 'menos bom' é a que soa menos natural das três. Parece uma forma pouco idiomática de evitar a possível conotação negativa de 'pior'. Existe uma implicação de que a qualidade do À Fartazana é, se não alta, pelo menos não baixa. A terceira frase, com não é tão bom, é já mais idiomática.

Quanto mais melhor ou quanto mais melhor?

A frase «Quão mais, melhor» é incorreta, não podendo funcionar como alternativa a «Quanto mais, melhor». Os operadores quanto e quão podem ser usados em construções comparativas, surgindo no segundo termo de comparação.

O que significa o pelo menos?

Significado de Pelo menos locução adverbial Utilizada para referir um mínimo de discernimento, de ponderação; no mínimo, ao menos, quando menos: na CPI teríamos pelo menos mais espaço para defesa.

Qual a diferença de ao menos e pelo menos?

Há, portanto, por parte do lexicógrafo do Dicionário Houaiss sensibilidade quanto a esta diferença: pelo menos pressupõe uma contagem, mas ao menos pressupõe a fuga a uma restrição.

Tem vírgula depois de pelo menos?

A expressão «pelo menos» é uma locução adverbial e, como tal, o uso de vírgulas é aconselhável, mas não obrigatório.

Qual é o contrário de pior?

O contrário de pior é: 1. melhor, superior, maior.

Por que não pode falar mais melhor?

Quem nunca teve dúvida na hora de usar melhor ou melhores, pior ou piores? Essa confusão é comum e deve-se ao fato de essas palavras serem formações irregulares dos graus comparativo e superlativo relativo de superioridade tanto dos adjetivos bom e mau _que têm plural_ como dos advérbios bem e mal _que são invariáveis.

Qual o significado da palavra mais melhor?

adjetivo Que está acima de bom; numa comparação, aquilo que é superior: este ano a agricultura foi melhor; dias melhores virão.

Qual a regra do mais e mais?

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

É correto falar bem bom?

Truque: Nunca há dúvida entre BEM e BOM; ela ocorre sempre entre MAL e MAU. Por isso mesmo, o truque consiste em trocar MAL por BEM ou BOM. Se na troca der BOM, o correto será MAU; caso resulte em BEM, o certo será MAL.

É errado dizer mais ruim?

Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizer “mais ruim”(meu resultado foi mais ruim que o seu). O certo é usar o comparativo de inferioridade normalmente, com o advérbio “menos” e o adjetivo em sua forma normal.

Quanto mais ou quanto MAS?

Mais ou mas: dica básica É bastante simples: mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

Quanto mais ou quanto mais?

O falante emprega quantas, porque é atraído pelo plural que vem a seguir: mais pessoas. Isto é, quando começa a pronunciar a palavra quanto, está já a visualizar o plural mais compras e a pensar nele, e por ele se sentiu «atraído». Então saiu-lhe quantas mais em vez de quanto mais.