O termo Danças Urbanas é usado para descrever danças que surgiram em contextos urbanos. Um aglomerado de vários estilos de dança como: Locking, Wacking, Vogue, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, Boogalooing, Hip Hop, Freestyle, House Dance etc.

Fikante

O que motivou o surgimento das danças urbanas?

Estudos afirmam que este surgimento foi reflexo da crise econômica no país na década de 20 provocada pela Grande Depressão, e que forçou os artistas norte-americanos, como músicos e dançarinos, a levarem a sua arte para as ruas.

Quando e como surgiu a dança?

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

Em que década a dança urbana chegou no Brasil?

Na década de 80, as danças urbanas começaram a se popularizar no Brasil. O sucesso de videoclipes de artistas norte-americanos, e filmes como “Beat Street” e “Breakdance” fizeram sucesso com a street dance.

O que são danças urbanas e suas principais características?

É importante que percebam que as Danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados harmoniosos, rápidos, ora simétricos, ora assimétricos, fazendo uso das pernas, cabeça e ombros, coreografados, com músicas que possuem uma “batida forte”. DIFERENTES ESTILOS DAS DANÇAS URBANAS.

Como posso definir dança urbana?

A dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados(acompanhados de expressão facial), dançadas nos guetos, festas e bailes dos grandes centros urbanos, envolvendo elementos de música, dança e arte.

Qual o objetivo das danças urbanas?

Em complexidades e níveis específicos, os movimentos da dança tonificam a musculatura corporal, trabalham a flexibilidade das articulações, promovem a queima de calorias e beneficiam a circulação sanguínea.

Quando as danças urbanas começaram?

Na década de 80, as danças urbanas começaram a se popularizar no Brasil. O sucesso de videoclipes de artistas norte-americanos, e filmes como “Beat Street” e “Breakdance” fizeram sucesso com a street dance.

Em que ano foi criada a dança?

Foi no ano de 2.000 a.C. no Egito, no meio do deserto que surgiram as danças da chuva. Essa dança é conhecida não só no Egito, mas em muitas outras tribos e lugares. Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer.

Quais danças surgiram no século XIX?

No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock'n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.

Fikante