Hidras e anêmonas-do-mar são exemplos de pólipos. Medusa: forma de vida que se move ativamente. As medusas apresentam formato de sino e boca voltada para baixo bem como seus tentáculos. Apresentam uma mesogleia bem desenvolvida, diferentemente da forma polipoide.

Qual é a diferença entre pólipos e medusas?

O corpo do pólipo é normalmente cilíndrico, e sua boca está voltada para cima, sendo rodeada por tentáculos. Como exemplo de pólipos, podemos citar as anêmonas-do-mar e as hidras. Observe as diferenças entre um pólipo e uma medusa. As medusas, por sua vez, nadam ativamente por meio da contração de seu corpo.

O que é pólipos e medusas?

Pólipo é um tipo morfológico representante do filo cnidaria. Os membros deste filo são classificados em duas formas estruturais distintas: as medusas, que são de vida livre, e os pólipos, dos quais a grande maioria vive fixa em substratos(sésseis)como rochas e conchas.

Quais são os animais pólipos?

A medusa(Cyanea lamarchi), também chamada de mãe d'água e água-viva, alforrecas, são formas de vida livre dos cnidários adultos, pertencentes às classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas habitam os oceanos. ... Medusas da classe Scyphozoa, geralmente, não possuem picada fatal.

Aprenda tudo sobre água-viva! Medusas e Pólipos.

Pólipos são animais que tem forma de tubo, com a abertura da boca no topo com tentáculos em volta e a cavidade gástrica logo em seguida. Eles se reproduzem assexuadamente podem formar uma colônia.

Aprenda tudo sobre água-viva! Medusas e Pólipos.

Quais são os cnidários?

Os Cnidários(Filo Cnidaria)formam um grupo de animais invertebrados que têm como principais representantes: as medusas ou águas-vivas e anêmonas-do-mar. As espécies, possuem uma organização corporal bem simples, porém um pouco mais complexa do que o corpo das esponjas.

Quais são as características da medusa?

Seus cabelos são substituídos por serpentes com presas afiadas, suas mãos agora são de bronze, a pele é semelhante a de um lagarto, a língua rodeada por presas de javali, e seus olhos adquirem o poder de petrificar quem os mire. Medusa é a mais pavorosa.

O que a medusa pode causar?

Se picar uma pessoa, a vespa-do-mar pode causar necrose na sua pele, dor e – se a dose de veneno for muita – pode provocar paragem cardíaca ou até mesmo a morte dessa pessoa em poucos minutos. Estima-se que mais de 40 pessoas morram por ano devido aos ataques de medusas, segundo o site da revista Science.

Qual a diferença entre água-viva e medusa?

Vamos começar por dizer que “medusa” é um nome alternativo para “água-viva” – ou melhor, trata-se da designação do mesmo animal, mas em fases de vida diferentes. A medusa nada mais é do que uma água-viva na fase adulta. ... Esta é a primeira diferença que podemos estabelecer entre esses dois animais.

O que é pólipos de corais?

Podem ser solitários, mas são principalmente coloniais e cada indivíduo em uma colônia de coral é chamado de pólipo. ... Um recife de corais é coberto por milhares de pólipos de coral. Quando os pólipos morrem, novos pólipos crescem por cima dos esqueletos que ficam.

Quais são as características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos(possuem dois folhetos germinativos)e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Por que as medusas podem pelo simples contato?

Por que as medusas podem, pelo simples contato, provocar sérias irritações cutâneas no homem? Resposta: Os tentáculos das medusas possuem os cnidoblastos(células irritantes)que eliminam toxinas capazes de irritar a pele dos humanos.

Quais são os dois animais que pertencem ao mesmo filo das medusas?

Gabarito. Anêmona do mar e coral são exemplos de Cnidários, já que craca é um Artrópode e Esponja é um Porífero.

O que são os cnidoblastos?

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.

Qual é a criatura mais mortal do planeta?

A Água-viva-caixa-australiana(Cubozoa)é simplesmente a criatura mais venenosa do mundo, presente na região da Austrália e da Ásia. A estimativa é que essa água-viva seja responsável por pelo menos 100 mortes anuais. Acontece que seu veneno atinge o coração, o sistema nervoso e as células da pele.

Como uma medusa pode matar?

Os tentáculos escondem uma arma letal. As células dos tentáculos são carregadas de uma substância que necrosa a pele. Imerso nelas, há um fio, fino e duro, contraído como uma mola. Quando algum animal encosta, as células liberam a mola que estava encolhida. Os fios perfuram a epiderme sem dificuldade.

Qual é a água-viva mais perigosa do mundo?

A água-viva-caixa-australiana é considerada a criatura mais perigosa do mundo e pode ser encontrada principalmente em regiões da Austrália e da Ásia.

Qual o verdadeiro nome da Medusa?

Na mitologia grega tardia, diziam-se que existiam três Górgonas: as três filhas de Fórcis e Ceto. Seus nomes eram Medusa(Μέδουσα, "a impetuosa"), Esteno(Σθεννώ, "a que oprime")e Euríale(Εὐρυάλη, "a que está ao largo").

Porque Medusa era mortal?

A tragédia entrou em seu destino quando Poseidon, deus dos oceanos, passou a desejar Medusa – e, diante da recusa, a estuprou dentro do templo. Atena, furiosa pelo fim da castidade de sua sacerdotisa, transformou o cabelo de Medusa em serpentes, e lhe rogou a maldição de transformar pessoas em pedra.

Porque a Medusa foi amaldiçoada?

Antes disso, era uma bela mulher, que foi estuprada pelo poderoso deus Poseidon no templo da deusa Atena. Mas em vez de Poseidon ser punido, Medusa foi culpada por Atena por profanar seu espaço sagrado. A deusa então a transformou na figura com a cabeça cheia de cobras e um olhar que transforma os homens em pedra.

Quais as 2 formas dos cnidários?

Quanto a estrutura corporal, os cnidários podem apresentar duas formas diferentes: pólipos e medusas. Os pólipos são estruturas corporais sésseis, isto é, se mantém fixos em algum substrato. Esses cnidários apresentam uma boca voltava para cima e rodeada de tentáculos.

O que pertencem ao filo Cnidario?

Cnidários ou celenterados(filo Cnidaria)são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. ... Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.

São representantes dos cnidários?

O filo Cnidaria é representado pelas hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.