A prática pedagógica em espaços não escolares, neste estudo, tem sido compreendida através de Veiga(1992)como uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos, e inserida no contexto da prática social.

Qual é a diferença entre escola e educação?

Avalie! A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.

Qual a diferença entre educação escolar e não escolar?

Educação Escolar é o processo de educação realizado em um sistema escolar de ensino, podendo ser desenvolvido em institutos e demais instituições legitimadas para exercê-la. O surgimento da educação escolar relaciona-se ao surgimento das escolas e das políticas educacionais exercidas pelos estados e pelo Governo.

O que você entende por educação não escolar *?

De acordo com Libâneo(2002), podemos entender que a educação não-formal refere-se às organizações políticas, profissionais, científicas, culturais, agências formativas para grupos sociais, educação cívica, etc., com atividades de caráter intencional.

⚠️#6 - IR PRA ESCOLA NÃO É A MESMA COISA QUE ESTUDAR!

A educação é a base da formação do cidadão. Um conjunto subjetivo de aprendizagem para o convívio na sociedade, plenamente. É adquirida pela experiência dos pais e o meio em que vive. É o alicerce para a formação de atitudes que facilitarão o aprendizado passado pelo ensino das escolas.

⚠️#6 - IR PRA ESCOLA NÃO É A MESMA COISA QUE ESTUDAR!

Quais são os principais objetivos da educação escolar?

O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...

Qual é a importância da educação na escola?

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Como deve ser a educação escolar?

Por meio da educação escolar, o sujeito estabelece relações e compreende a forma de organização da sociedade na qual está inserido. No ambiente escolar, a educação é planejada e, portanto, formal. A educação escolar compreende a educação formal, realizada na instituição escolar e mediada por educadores.

Quais atua nas práticas educativas não escolares?

O Pedagogo hospitalar tem um importante papel dentro dos hospitais e clínicas. Sua finalidade é acompanhar a criança ou adolescente que está internado, ou realizando algum tipo de tratamento. Dessa forma, o pedagogo é responsável por acompanhar este paciente no período de ausência escolar.

Quais são os espaços Não-escolares?

Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG's, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços socioeducativos que surgem a todo momento.

Qual deve ser o sentido da educação?

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.

Qual a importância da educação na vida de um ser humano?

A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.

Qual a importância da educação na formação de cidadãos?

A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes.

Quais são os 5 componentes do processo de ensino-aprendizagem?

Os componentes pessoais são os seguintes: O Professor e o Aluno. E os componentes não pessoais são os seguintes: problema, objecto, objectivo, conteúdo, método, meios, formas organizativas e avaliação.

Quais os tipos de educação que existem e aonde acontecem?

Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

Quantos tipos de ensino existem?

Os tipos de modalidade de ensino no Brasil Ela leva em conta dois níveis de educação: a básica e a de ensino superior. A básica leva em conta a idade do aluno e se divide em Educação Infantil(creches para crianças de 0 a 3 anos e pré-escolas para aqueles com 4 e 5 anos), Fundamental e Ensino Médio.

Qual é o papel da educação?

Ela permite o desenvolvimento dos indivíduos a partir do ensino e da aprendizagem, com a finalidade potencializar a sua capacidade intelectual, se baseando em ações associadas ao ambiente escolar, familiar e social.

O que é uma educação para a vida?

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.

O que vem a ser educação?

A Educação Geral busca alterar os limites meramente técnicos da profissionalização e formar o homem para a liberdade de pensamento, para o agir reflexiva e eticamente.