QUALIDADES FÍSICAS OU CAPACIDADES FÍSICASQualidade ou Capacidade Física pode ser definida como todo atributo "treinável" de um organismo, ou seja, passível de adaptações. Toda adaptação envolve uma qualidade física.

O que é qualidade fisica?

São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

O que é a qualidade física força?

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.

QUALIDADES FÍSICAS - PROF.° THIAGO VAZ - EDUCAÇÃO FÍSICA

As primárias dependem basicamente do sistema musculoesquelético. Possuem um componente genético, como a velocidade(de reação, deslocamento e dos membros), força(dinâmica, estática e explosiva), resistência(aeróbica, anaeróbica ou muscular localizada), flexibilidade e agilidade.

QUALIDADES FÍSICAS - PROF.° THIAGO VAZ - EDUCAÇÃO FÍSICA

Quantas e quais são as qualidades físicas primárias?

As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

Quais são as qualidades físicas centrais?

Força, Flexibilidade, Resistência, Velocidade, Equilíbrio, Coordenação, Agilidade, Ritmo e Descontração.

Como podemos definir a capacidade física velocidade?

Velocidade: É a capacidade de realizar as ações vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação.

Qual a capacidade física do equilíbrio?

Equilíbrio: É a capacidade física obtida em virtude de uma combinação de ações musculares, com o propósito de assumir e sustentar o corpo, posicionado sobre uma base contra a ação de forças externas, de maneira estática ou com movimento. Exemplo, caminhar por uma superfície de pequena amplitude.

Quais são as 5 principais qualidades físicas?

A força, a velocidade, a resistência, a flexibilidade e a coordenação são as principais capacidades envolvidas na prática de atividades físicas desportivas.

O que são as valências físicas?

Valências físicas, também denominadas como qualidades físicas, capacidades motoras, capacidades físicas entre outros termos sinonímicos, são aptidões potenciais físicas de uma pessoa, definindo os pressupostos dos movimentos desde os mais simples aos mais complexos; a valência física é também definida como todo ...

Qual a importância das qualidades físicas?

O desenvolvimento das qualidades físicas permite ao indivíduo economizar o seu esforço, recuperar mais rapidamente, e estar menos exposto a lesões. ... Pode explorar soluções que outrora não conseguiria, não tivesse investido no desenvolvimento das qualidades físicas.

Qual é a diferença entre velocidade e agilidade?

A velocidade mede como o corpo é capaz de se mover rapidamente em determinado intervalo de tempo. ... Já a agilidade é uma capacidade que, quando desenvolvida, irá auxiliar na diminuição do tempo de transição entre um movimento e outro.

O que é descontração na educação física?

A descontração é “a qualidade física compreendida como fenômeno neuromuscular resultante de uma redução de tensão na musculatura esquelética”(TUBINO, 1984, p. ... “Qualidade física eminentemente neuromuscular oriunda da redução da tonicidade da musculatura esquelética”(Dantas 1985, 71).

O que é capacidade física predominante?

Dizer que uma capacidade física é predominante, significa dizer que não existem outras capacidades físicas envolvidas no movimento? ... É a capacidade de realizar movimentos rápidos com mudança de direção. Por exemplo, as fintas nos esportes coletivos e as coreografias na dança.

E a capacidade física que permite deslocar um objeto?

FORÇA: É A CAPACIDADE FÍSICA QUE PERMITE DESLOCAR UM OBJETO, O CORPO DE UM PARCEIRO OU O PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DA CONTRAÇÃO DOS MÚSCULOS.

Qual é a capacidade física predominante no voleibol?

Caracterizado por esforços intensos de curta duração, seguidos por pausas e/ou movimentos menos intensos que permitem a recuperação, o voleibol exige de seus praticantes qualidades motrizes como força, velocidade, flexibilidade e resistência aeróbia(SUVOROV; GRISHIN, 1998).

O que significa resistência física?

Resistência física é a capacidade máxima que o seu corpo tem para realizar atividades que exigem esforço físico, como correr no parque, subir as escadas do seu prédio ou ter relações sexuais, por exemplo.

O que é agilidade flexibilidade força resistência e velocidade?

Força: é a capacidade de triunfar uma determinada resistência por meio da ação muscular. Flexibilidade: é a habilidade de realizar movimentos na maior amplitude possível; Agilidade: é a capacidade de mudar de direção rapidamente.

Quais são as valências Físicas coordenativas?

São elas: Força, Resistência, Velocidade, Agilidade, Coordenação, Flexibilidade e Equilíbrio. 2. Quais são os tipos de valências Físicas?

Quais são os tipos de velocidade?

A velocidade pode dividir-se em média e instantânea, sendo considerada uma grandeza vetorial por possuir direção(Ex.: vertical, horizontal,…)e sentido(Ex.: para frente, para cima, …). Entretanto, quando há deslocamento em direção única o movimento é denominado de unidimensional.

Quais as qualidades motoras passíveis de treinamento?

Capacidades físicas, Força, Velocidade, Agilidade, Flexibilidade. As capacidades Físicas podem ser definidas como todo o atributo “treinável” num organismo, ou seja, passiveis de adaptações. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento.

Quais são os tipos de resistência?

A resistência pode ser dividida em alguns tipos como: resistência aeróbica, anaeróbica, resistência muscular localizada e resistência de força.

O que é agilidade e exemplos?

Este termo(ágil), proveniente do latim agĭlis, refere-se a quem pode usar o seu corpo com destreza ou aptidão. Exemplos: “Com agilidade, o jovem conseguiu escapar do seu capturador”, “Ao encontrar-se com o cavaleiro, o cavalo gabou-se da sua agilidade e, com um salto, animou o público”.