As Políticas Sociais são políticas públicas destinadas ao bem-estar geral da população, mas com caráter distributivo, destinado principalmente às camadas de menor renda da sociedade, em situação de pobreza ou pobreza extrema, visando principalmente o desenvolvimento econômico, a eliminação da pobreza, a redução da ...

Fikante

O que é a política social?

O termo designa o conjunto de intervenções políticas de caráter distributivo, voltadas para assegurar o exercício dos direitos sociais da cidadania e impulsionar a segurança e coesão da sociedade por meio do acesso e utilização de benefícios e serviços sociais considerados como necessários para promover a justiça ...

Quais são as três políticas sociais?

Alguns exemplos de políticas sociais incluem: pensões do governo, assistência social para os pobres, vale-alimentação, iniciativas de moradia a preços acessíveis, assistência médica, benefícios de desemprego, leis de igualdade de oportunidades, leis antidiscriminatórias e iniciativas políticas destinadas a beneficiar ...

Quais são as políticas sociais brasileiras?

Assim, poderíamos distinguir21 três modalidades principais: Assistência Social, Seguro Social e o Estado do Bem-Estar Social.

Política Social e Serviço Social - Shellen Galdino(Serviço Social para Concursos)

As Políticas Sociais instituídas no Brasil abrangem diferentes áreas e segmentos como a: transferência de renda, saúde, previdência/assistência social, habitação/urbanismo, saneamento básico, trabalho e renda, educação, desenvolvimento rural), bem como políticas sociais focalizadas conforme idade, gênero, etnia, grupos ...

Política Social e Serviço Social - Shellen Galdino(Serviço Social para Concursos)

Qual é o histórico da política social brasileira?

As Políticas sociais no Brasil têm a sua origem fortemente influenciada pelo desenvolvimento urbano industrial no qual o Estado redefiniu as suas funções e passou a utilizar diversos mecanismos institucionais de controle das forças populares, até então fora de sua esfera de intervenção.

Quais são as políticas públicas?

Por serem programas relacionados com direitos que são garantidos aos cidadãos as políticas públicas existem em muitas áreas. São exemplos, educação, saúde, trabalho, lazer, assistência social, meio ambiente, cultura, moradia e transporte.

Quais são as políticas públicas sociais?

As políticas sociais são aquelas políticas públicas voltadas para a oferta de bens e serviços básicos à população, compreendendo às áreas da educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, transporte, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, e assistência aos desamparados(BRASIL, CF, ...

Quais são as abordagens da política social?

Desde abordagens histórico-descritivas, passando pelos estudos de impactos e modelos econômicos até os estudos mais clássicos de políticas públicas, que vão desde a abordagem de como um problema público se torna público, passando pelos mecanismos de sua institucionalização até o levantamento e mensuração dos seus ...

O que é uma política distributiva?

Políticas públicas distributivas: sua a principal função é distribuir certos serviços, bens ou quantias a apenas uma parcela da população. Um exemplo seria o direcionamento de dinheiro público para áreas que sofrem com enchentes; na Educação, seriam as cotas.

Qual é um dos objetos da política social?

O objeto da política social Eles estão associados à participação na riqueza social de um país e são entendidos como direitos mínimos e universais, refe rindose a bens e serviços essenciais aos cidadãos.

Qual a importância das políticas sociais?

As Políticas Sociais devem proporcionar a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma justa e igualitária, devem assegurar à população o exercício de direito de cidadania às diversas políticas sociais.

O que é política pública e social?

O entendimento de política pública normalmente está vinculado à ação do Estado. Envolve suas iniciativas, seus investim entos, suas prioridades e os grupos atingidos em uma determinada área ou setor. ... As políticas sociais são um a parte das políticas públicas que, por sua vez, integram o conceito de política.

Qual é a função da política?

O uso da política, da conversação e da negociação são essenciais para que pendências entre diversos interesses sejam, se não equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento.

O que é uma política pública?

Dito de outra maneira, as Políticas Públicas são a totalidade de ações, metas e planos que os governos(nacionais, estaduais ou municipais)traçam para alcançar o bem-estar da sociedade e o interesse público.

Qual a importância das políticas sociais para o desenvolvimento do Estado brasileiro?

Em seu desenrolar, essas políticas afetam a situação social dos indivíduos, famílias e grupos sociais, induzindo melhorias na qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, dadas suas dimensões, alteram a economia e a autonomia de um país, o meio ambiente e o próprio patamar de democracia alcançado, tornando-se, ...

Quais os elementos que determinaram o surgimento das políticas sociais?

O surgimento das políticas sociais foi gradual e diferenciado em cada país. Está diretamente vinculado aos movimentos de organização e pressão da classe trabalhadora, ao grau de desenvolvimento das forças produtivas e às correlações e composições de força no âmbito do Estado.

Quais são as principais características da política pública?

As Políticas Públicas podem ser compreendidas como um sistema(conjunto de elementos que se interligam, com vistas ao cumprimento de um fim: o bem-comum da população a quem se destinam), ou mesmo como um processo, pois tem ritos e passos, encadeados, objetivando uma finalidade.

Quais os objetivos das políticas sociais e econômicas do SUS?

São objetivos do SUS: identificar e divulgar os fatores condicionantes e determinantes da saúde; formular a política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos, bem como estabelecer condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e ...

Quais as três esferas das políticas públicas?

Organizado em três esferas, o Executivo abrange os governos federal, representado pelo presidente da República; estadual, nas figuras dos governadores; e municipal, exercido pelos prefeitos.

O que são políticas públicas de um exemplo?

Um programa da Prefeitura que esteja beneficiando seu bairro, por exemplo, é uma política pública. A educação, a saúde, o meio ambiente e a água são direitos universais, assim, para assegurá-los e promovê-los estão constituídas pela Constituição Federal as políticas públicas de educação e saúde, por exemplo.

Quais são as políticas públicas de saúde no Brasil?

Há divisões focadas em saúde bucal, programa para saúde da família, saúde mental, atenção básica, urgência e emergência, entre inúmeros outros. Ou seja, toda a estrutura para a promoção de políticas públicas de saúde é complexa.

Como surgiu a política pública no Brasil?

No contexto brasileiro, em se tratando de políticas públicas, em meados do ano de 1930, surgiram as primeiras atividades sistemáticas no que tange a mobilização de conhecimento de base científica para servir de subsídio para a formulação de políticas públicas no Brasil, através da implantação do Estado Nacional- ...

Fikante