As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em paredes de rocha, nas cavernas. Esse tipo de arte é chamado de rupestre. É desconhecido o motivo pelo qual os homens pré-históricos desenhavam nas paredes das cavernas. A teoria mais aceita é a que esses desenhos eram feitos por caçadores.

Fikante

O que o homem Pré-histórico geralmente representava em suas pinturas?

Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça. Mas não só. Eram representadas também figuras místicas, vegetais, símbolos solares e figuras geométricas.

Como era a arte no período Pré-histórico?

Geralmente, as pessoas têm a ideia de que na Pré-História a única forma de arte desenvolvida foram as pinturas rupestres, mas existiram manifestações artísticas nesse período além das pinturas rupestres. Nesse texto também conheceremos as esculturas e os monumentos megalíticos.

O que as pinturas rupestres retratam?

As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas.

Como o homem das cavernas faziam suas tintas?

Eles usavam sangue, argila, terra, plantas, pedras e ossos moídos para pintar o corpo e as paredes das cavernas. Logo eles perceberam que era necessário um elemento “ligante”, para fixar a pintura no local onde era feita e torná-la mais durável. Com gordura de animais e seiva de plantas, esse problema foi resolvido.

Que instrumentos o artista Pré-histórico usava em seus desenhos e pinturas?

A arte das cavernas era feia com a ajuda de utensílios e objetos rudimentares como lanças, facas, machados, anzóis, arcos e pedra.

Como era a arte no período paleolítico?

Chamada de Arte Rupestre os homens desse período utilizavam resíduos vegetais, sangue, carvão, argila, terra ou excrementos humanos, para fazer impressões nas pedras, seja figuras(humanas e animais), relevos ou desenhos abstratos(riscos, símbolos, etc.).

Quais são as principais características do período da Pré-história?

Esse período marcou a decadência dos agrupamentos humanos que viviam exclusivamente da caça em detrimento daqueles que eram caçadores e coletores. Ficou marcado também pelo desenvolvimento da olaria(produção de cerâmica)e da técnica para produção de tecidos.

Como era a arte do período Neolitico?

A arte neolítica aponta para uma maior especialização em relação ao período anterior, o paleolítico, não somente pelo novo tratamento dado à pedra, ou seja, o polimento e as técnicas de fio de corte, mas por meio da aparição de formas geométricas.

Quais são as principais características das pinturas rupestres?

Na grande maioria das pinturas rupestres ocorre a existência de linhas, traços e formas geométricas, além da frequente ocorrência de impressões de pés e mãos dos seres humanos ou de animais da época. Também são observados com frequência retratações do próprio homem, ou de animais ou de algumas cenas do cotidiano.

Fikante