O Sistema de Recuperação tem como objetivo dar as condições concretas de aprendizagem a todas e a cada criança dentro da escola pública; mesmo àquelas que por razões pessoais e/ou sociais não têm recebido da escola o que esta tem podido dar aos que entram no sistema educacional em melhores condições sociais e/ou ...

Quais os tipos de recuperação escolar?

Recuperação Contínua: É realizada no decorrer das aulas por orientações de ensino e atividades diversas adaptadas à dificuldade de cada aluno. É feita também através de aulas extras para alunos que apresentam uma dificuldade mais acentuada e que requer mais contato com a matéria.

Qual é o objetivo da recuperação?

Formas de recuperar Existem, basicamente, duas formas de aplicar a recuperação, que não são excludentes. A primeira é a chamada recuperação contínua. Realizada no decorrer das aulas, consiste em orientações e atividades extras ministradas pelo professor assim que o aluno dá sinais de que necessita de ajuda.

Como fazer um plano de retomada às aulas?

O plano de retomada deve ser estruturado em fases Dessa maneira, é possível organizar quais grupos retornam primeiro, ou mesmo estabelecer como será feito um rodízio. Também é mais simples entender quais ações resultaram em erros, caso haja, e quais ações trouxeram mais benefícios do que o esperado.

Plano de Recuperação de Aprendizagens 21 | 23 Escola+

Qual o objetivo da recuperação intensiva?

A política denominada de Recuperação Intensiva(RI), efetivada em 2014 nas escolas estaduais paulistas, tinha por objetivo recuperar as lacunas e sanar as dificuldades de aprendizagens de alunos que foram progredindo nas séries, sem, contudo, apresentar o desenvolvimento esperado.

Para que serve a recuperação escolar?

A Recuperação escolar é um programa de aulas extras para os alunos recuperarem suas notas escolares, quando tiraram notas inferiores à média escolar em determinada disciplina. ... Segundo alguns especialistas, é um instante de estudo específico para estudar apenas as disciplinas que foram de difícil compreensão.

O que é recuperação contínua e paralela?

A recuperação contínua deveria ocorrer durante o processo de ensino aprendizagem pelo professor regular da classe; a recuperação paralela seria oferecida inicialmente em horário diverso ao das aulas e por outro professor.

Como funciona a recuperação Escolar 2022?

O calendário do ano letivo de 2022 do estado prevê recessos ao final do primeiro e terceiro bimestres. As férias serão mantidas nos meses de julho e janeiro. Também estão previstos dois períodos para recuperação nas férias entre 4 e 21 de janeiro e 11 e 22 de julho.

Como funciona a recuperação Escolar 2021?

O Projeto de Recuperação Intensiva deverá ser oferecido, preferencialmente, de forma presencial, podendo ser ofertado de forma remota, com aulas e atividades oferecidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo, apenas em situações de impossibilidade do atendimento presencial.

Como recuperar anos reprovados na escola?

A partir da avaliação final, os pais e responsáveis podem se insurgir contra este resultado, por meio da apresentação de pedido de reconsideração à instituição de ensino. A Direção, assim, deve avaliar o pedido e apresentar resposta consistente aos pais e responsáveis, deliberando pela reprovação ou aprovação do aluno.

Quanto tenho que tirar em uma prova de recuperação?

Vejam o conteúdo da RECUPERAÇÃO FINAL e como saber a nota que precisará. Calculo da média: Soma das médias bimestrais ÷ 4 → o resultado obtido deve ser subtraído de 10, cujo valor será a média final mínima necessária para a PROMOÇÃO do aluno APÓS OS ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO FINAL.

Quanto vale uma prova de recuperação?

A prova de recuperação corrigida de 0,00 a 10,00, valendo no máximo 6,00 Se o aluno obtiver nota 8,00, o sistema automaticamente converte a nota para 6,00, a média que era 4,66 passa a ser 6,00, mudando assim a média final de 5,75 para 6,25.

O que é plano de retomada das aulas?

Implementação do plano de retomada Essa ação visa acompanhar a saúde emocional e física dos estudantes e dos profissionais para que possamos compreender o impacto do isolamento social e também preparar a nossa comunidade escolar para o retorno às aulas.

O que é plano de retomada?

O Plano de Retomada é o documento que registra e expressa as decisões do Colégio Equipe em relação ao retorno para as atividades presenciais no contexto do enfrentamento à pandemia da COVID-19. ... O documento é o registro de um processo que visa a envolver toda a comunidade escolar, portanto, em constante revisão.

Vai ter recuperação em 2022?

Além da recuperação intensiva, os estudantes terão oportunidades de recuperação das aprendizagens durante todo o ano letivo de 2022”, complementa Rossieli.

Quando será o retorno das aulas em 2022?

Os governos estaduais já anunciaram o retorno das aulas no mês de fevereiro de 2022. Em São Paulo, por exemplo, definiu-se a volta às aulas no dia 2 e o término em 23 de dezembro. A previsão é de que os recessos ocorram nos meses de abril e outubro enquanto as férias aconteçam em julho e janeiro.

Como vai funcionar às aulas em 2022?

O novo modelo começa a ser implementado de forma gradual a partir de 2022 é um modelo de aprendizagem focada na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências e habilidades, com disciplinas integradas em quatro áreas do conhecimento que possibilita que os alunos escolham itinerários formativos de acordo com ...

O que significa recuperação continua?

Recuperação contínua é uma estratégia pedagógica que visa evitar o acúmulo de defasagens e, ao mesmo tempo, favorecer um trabalho de recuperação mais profundo. ... Em vez disso, a recuperação contínua organiza avaliações e monitoramento constantes ao longo do ano.

O que quer dizer recuperação paralela?

A recuperação paralela é um projeto de apoio pedagógico complementar voltado a estudantes com baixo rendimento escolar, tendo como objetivo a superação de dificuldades de aprendizagem.

O que é a recuperação paralela?

A recuperação paralela entra como uma possibilidade de correção das dificuldades encontradas após a aplicação do instrumento de avaliação do professor ou ao longo do desenvolvimento da disciplina e do curso.

É direito do aluno ter recuperação?

No retorno ao art. 24 da LDB, a relatora reitera o direito do estudante à recuperação da aprendizagem, bem como a obrigação do sistema de ensino em proporcioná-la.

O que é recuperação de aprendizagem?

Estamos falando de um processo que pode interferir em um ciclo de aprendizagem em que será necessário rever: plano de ação, definir e justificar o que será estudado, estabelecer objetivos de forma clara e factível, estabelecer metodologia adequada ao plano de ação, programar as ações a serem realizadas.

O que é recuperação da aprendizagem?

Plano de recuperação da aprendizagem consiste em uma ação de intervenção pedagógica focada em sanar as lacunas de aprendizagem diagnosticadas em um processo de avaliação. Dessa forma, o aluno tem a oportunidade de rever os conteúdos das disciplinas em que, anteriormente, não obteve o rendimento necessário.