A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 167/19, que proíbe o corte no fornecimento de serviços públicos concedidos, como água, luz e gás, quando houver dívidas pendentes de ocupantes anteriores do imóvel.

Fikante

Pode cortar água no sábado?

Defensoria explica lei que proíbe corte de serviços essenciais públicos em finais de semana e feriados. Sancionada em junho de 2020, a Lei Federal nº 14.015/2020 determina que os consumidores deverão ser previamente notificados da data de desligamento de serviços públicos essenciais, como água, gás e energia elétrica.

Pode cortar a água no final de semana?

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei nº 14.015/2020, que proíbe a suspensão da prestação de serviços públicos, como água, gás e energia elétrica, nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados ou vésperas de feriado por inadimplência do usuário.

Pode cortar energia dia de sábado?

PODE HAVER CORTE DE ENERGIA SEXTA-FEIRA? Não pode. Segundo a Lei Federal 14.015, o corte de energia elétrica não pode acontecer na sexta-feira ou no final de semana. Também não é permitido cortar a luz por falta de pagamento em feriados ou dias que antecedem feriados.

TEM QUE PAGAR? PODEM CORTAR SE NÃO PAGAR? Como ficam as contas de ÁGUA durante a crise?

A suspensão do serviço de energia elétrica pode acontecer apenas em horário comercial, de 8h até 18h. Em dias como sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e nos feriados, o corte também não pode ocorrer.

TEM QUE PAGAR? PODEM CORTAR SE NÃO PAGAR? Como ficam as contas de ÁGUA durante a crise?

Quais os dias que podem ser feitos o corte de energia?

O corte só pode ser feito em um prazo de até 90 dias após o vencimento da conta.

Qual o horário para corte de energia?

A suspensão do fornecimento somente por falta de pagamento deverá ser realizada em dias úteis da semana de 08h às 18h - Art. 172, § 5º e durante o horário comercial.

Quantas contas de energia pode atrasar?

Corte pode vir com apenas uma conta atrasada Entretanto, não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia. Ou seja, a companhia elétrica pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto.

Pode cortar internet final de semana?

Pode cortar a Internet no final de semana? Não. O parágrafo único, do inciso VII, art.

Quantas contas atrasadas para cortar a água?

Com quantas contas em atraso pode ser cortada a água? Segundo o próprio senado, não poderá haver corte de água em um prazo de 3 meses, ou seja, 90 dias. Lembre-se que apesar de existir este prazo estipulado, a água se torna reduzida e é uma maneira de não deixar que as pessoas fiquem sem o bem mais básico.

Pode-se cortar a água por falta de pagamento?

Concessionária não pode cortar fornecimento de água por débito antigo. O corte de água ou energia pressupõe o inadimplemento de dívida atual, relativa ao mês do consumo, sendo inviável a suspensão do fornecimento em razão de débitos antigos.

Quanto tempo de atraso corta a água?

A Sabesp tem o direito de cortar o fornecimento de água de um consumidor que estiver em atraso com a conta por, pelo menos, 30 dias. Esse corte é um direito da companhia de água, estando previsto em lei. Sabesp pode interromper fornecimento de água após 30 dias de atraso do pagamento da conta.

Pode cortar água e luz na pandemia 2021?

A proibição do corte contemplou cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social de energia elétrica. Isso não significa que todas as famílias tiveram cortes suspensos durante esse período, mas que a partir de agora poderão sofrer interrupção de energia se não houver pagamento da conta de luz.

Quanto tempo de atraso para cortar a internet?

Com 15 dias após o primeiro aviso de cobrança, poderá ocorrer o bloqueio parcial, sua internet será reduzida e você não poderá mais fazer ligações. Após 45 dias do primeiro aviso de cobrança, esse bloqueio pode ser total, sem acesso à internet, além de não fazer nem receber chamadas.

Quanto tempo leva para cortar a internet?

Prazo para cortar - de 15 a 45 dias Todos os serviços de telecomunicações seguem um mesmo conjunto de regras e prazos e têm um processo de desligamento gradual para quem não pagou a conta, informou a Anatel(Agência Nacional de Telecomunicações).

Quanto tempo sem internet posso pedir desconto?

Apesar da determinação da Anatel estabelecer que a prestadora de serviços deve oferecer o desconto ao consumidor apenas após interrupções de 30 minutos, a má prestação do serviço pode causar sanções de acordo com o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor(CDC)(confira abaixo).

Pode vir duas contas de luz no mesmo mês?

Acontece que em qualquer das hipóteses acima, a companhia continua cometendo erro com o consumidor, isso porque o consumidor não pode ser cobrado duas vezes pela mesma prestação de serviço, pois trata-se de uma cobrança abusiva expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor(art.

Pode corta a luz na pandemia?

A partir desta sexta-feira(1º), o consumidor de baixa renda poderá ter sua luz cortada ou interrompida se não pagar a conta. Durante a pandemia, o corte de energia havia sido suspenso pela Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), mesmo que a conta de luz não tivesse sido paga.

Quantas parcelas atrasadas corta a energia?

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, as distribuidoras só poderão cortar a luz se notificarem os consumidores com, pelo menos, 15 dias de antecedência. Quem está com as contas em atraso poderá parcelar os débitos. As distribuidoras deverão dividir o valor em pelo menos três parcelas.

Pode cortar a luz com uma conta atrasada?

Ficou mantida a determinação de que a interrupção do fornecimento de energia só pode ocorrer após 15 dias da notificação do atraso, mas a Aneel criou um prazo máximo de 90 dias para que um boleto não pago gere o corte da luz.

Quando começa o corte de energia por falta de pagamento?

O motivo para a interrupção dos cortes é a crise causada pela pandemia da Covid-19. A medida era prevista até o dia 30 de junho, porém foi prorrogada pela Aneel até o dia 30 de setembro. Agora, a partir desta sexta-feira(1º), o corte da conta de luz por falta de pagamento volta a ser permitido.

Até quando está suspenso o corte de energia elétrica?

A suspensão dos cortes vale até o final do mês de setembro e Aneel tem o poder de prorrogar ou não. O corte de energia elétrica por inadimplência para os consumidores de baixa renda segue suspenso até o próximo dia 30 de setembro. A decisão está em vigor por determinação Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel).

Pode cortar água na Sexta-feira?

O Procon Estadual informa aos consumidores que o Governo Federal sancionou lei que proíbe a suspensão da prestação de serviços públicos, como água, gás e energia elétrica, por inadimplência do consumidor, nas sextas-feiras, sábados, domingos, feriados ou vésperas de feriado.

Pode cortar a água sem ninguém em casa?

O advogado Sérgio Tannuri afirmou que as empresas concessionárias podem fazer o corte de serviços como água e luz em caso de inadimplência, mesmo que não tenha ninguém na casa no momento.

Como eles cortam a água?

As concessionárias são obrigadas a comunicar previamente o consumidor de que o fornecimento de energia elétrica ou de água será cortado, informando a partir de qual data haverá a suspensão do serviço. O aviso deve ser recebido pelo consumidor no mínimo com 15 dias de antecedência do efetivo corte.

Fikante