Resposta: A Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, foi resultado do esforço político pela redemocratização e símbolo do fim do autoritarismo dos militares. A Constituição de 1988 é o texto-base que determina os direitos e os deveres dos entes políticos e dos cidadãos do nosso país.

Porque a Constituição brasileira de 1988 foi chamada de Constituição Cidadã?

Ficou conhecida como "Constituição Cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, iniciado com o encerramento da ditadura militar no Brasil(1964–1985).

Quais fundamentos foram utilizados para a categorização da Constituição de 1988 como Constituição Cidadã?

O então presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, declarou em 27 de julho de 1988(foto)a entrada em vigor da nova Constituição Federal – apropriadamente batizada de Constituição Cidadã porque era o Brasil, nessa época, um país recém-saído da ditadura militar na qual os princípios constitucionais foram ...

Porque a constituição de 1988 foi apelidada de constituição cidadã?

A Constituição de 1988 ficou conhecida como “Constituição Cidadã” pelos direitos que passou a garantir para os brasileiros e pela retomada plena do processo democrático em nosso País. ... A exposição faz parte de uma série de eventos relativos à celebração dos 30 anos da Constituição.

Constituição de 1988 - A Constituição Cidadã

Conhecida como a "Constituição Cidadã", mereceu essa alcunha em virtude da inclusão, como direitos fundamentais, de uma série de direitos sociais que a colocaram em contemporaneidade com os anseios da sociedade brasileira, após 42 anos de vigência da Constituição Federal de setembro de 1946, última promulgada sob ...

Constituição de 1988 - A Constituição Cidadã

Em que pontos podemos ver importantes avanços e conquistas com a Constituição Cidadã?

Com a Constituição Cidadã os brasileiros passaram a ter direito ao habeas data, ação que garante a todo cidadão saber os dados a seu respeito em posse dos arquivos governamentais. ... A Constituição também pôs fim à censura e instituiu a liberdade de expressão.

Qual a influência da Declaração Universal dos Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988?

A DUDH traz em seu texto diversos princípios penais. Estes princípios foram trazidos para a Constituição de 1988 e para o Código Penal brasileiro, como, por exemplo, o disposto do Art. ... 5º da Constituição Federal, “... ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.”.

Quais são as características da Constituição de 1988?

Principais características da Constituição de 1988: - Estabeleceu o direito de voto para os analfabetos; - Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade; - Sistema pluripartidário; - Colocou fim a censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro, etc.

Quem participou da elaboração da Constituição de 1988?

A Constituição de 1988 foi elaborada pela Assembleia Nacional Constituinte presidida pelo deputado Ulysses Guimarães e composta por 559 parlamentares.

Quem era o presidente na época da Constituição de 1988?

Esse presidente civil, José Sarney, foi eleito indiretamente, como vice de Tancredo Neves(também eleito da mesma forma, mas que faleceu antes de ser empossado). O texto da nova Constituição só ficou pronto no segundo semestre de 1988 e, de todos, foi o mais extenso e detalhado.

Quais foram os documentos criados depois da Constituição de 1988?

[4] Até outubro de 2017 foram acrescentadas 104 emendas, sendo 97 emendas constitucionais ordinárias,[5] seis emendas constitucionais de revisão[6] e um tratado internacional aprovado de forma equivalente.

O que é a Carta Magna de 1988?

A Constituição Federal de 1988 é o documento que engloba as atuais leis, regras e normas da República Federativa do Brasil. ... A atual Carta Magna brasileira foi estabelecida por meio de uma assembleia constituinte composta por 559 parlamentares, sendo 72 senadores e 487 deputados federais.

O que diz a Constituição Federal de 1988?

A Constituição(CF)de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, é a que rege todo o ordenamento jurídico brasileiro hoje. ... A CF/88 faz 30 anos em 2018 e é um marco aos direitos dos cidadãos brasileiros, por garantir liberdades civis e os deveres do Estado.

Como é conhecida a Constituição de 1988?

A Constituição da República de 1988 ficou conhecida como a “Constituição cidadã”, sendo amplamente elogiada no mundo todo pela sua forte proteção aos direitos fundamentais.

Quais são as características da Constituição?

Ao contrário das costumeiras, a Constituição brasileira é escrita. ... Apresenta-se em forma de livro e divide-se em três partes: o Preâmbulo; o Corpo, com 250 artigos; e as Disposições Transitórias, com 94 artigos(por enquanto).

Quais as principais características da Constituição?

Suas principais características eram: O nome do país se torna República Federativa do Brasil; Documento promulgado(foi aprovado por um Congresso Nacional mutilado pelas cassações); Confirmava os Atos Institucionais e os Atos Complementares do governo militar; Restringe ao trabalhador o direito de greve; Ampliação de a ...

Quais as principais características da Constituição Federal de 1891?

A Constituição de 1891: principais características – República federativa liberal, com sistema presidencialista de governo; – Três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, sendo que o Poder Moderador foi extinto; – Fim do voto censitário ou por renda: seriam eleitores todos os cidadãos.

Qual é a semelhança entre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Brasileira de 1988?

Artigo 5º, I – Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.(Constituição da República Federativa do Brasil – 1988). Duas sentenças que mesmo separadas por quarenta anos ainda se complementam, e servem de inspiração uma para a outra.

O que diz a Constituição sobre os direitos humanos?

OS DIREITOS HUMANOS SÃO GARANTIDOS PELA NOSSA CONSTITUIÇÃO Já no artigo 5º é estabelecido o direito à vida, à privacidade, à igualdade, à liberdade e outros importantes direitos fundamentais, sejam eles individuais ou coletivos.

Qual é a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos?

Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos. A criação desse documento foi uma respostas às crueldades realizadas durante a Segunda Guerra Mundial. ... O princípio básico da Declaração está escrito logo no início: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.

Quais foram as principais alterações e conquistas geradas pela Constituição de 1988 conhecida como Constituição Cidadã?

Entre as mudanças, o País ampliou direitos para trabalhadores domésticos, transformou transporte e alimentação em direitos sociais, criou um limite para os gastos públicos, aboliu a votação secreta nos casos de perda de mandato de deputado e senador e na apreciação de vetos.

Quais pontos principais são apontados por essa nossa Carta Magna de 1988 acerca da educação?

Ter a Educação como um direito dos cidadãos brasileiros altera a lógica inclusive em sala de aula. A partir de 1988, a escola passa a ter mais responsabilidade pela garantia do aprendizado(se os estudantes têm o direito de aprender, as escolas e os professores têm o dever de ensinar).

Qual a principal mudança provocada nesta última Constituição no que se refere à assistência social?

A inovação sobre a assistência social trazida pela Constituição de 1988 foi a inserção de 2 institutos no art. 204 que visam dar maior amplitude à ajuda aos necessitados: o primeiro, que prevê a descentralização político administrativa, e o segundo, que trata da participação da sociedade nas discussões afetas ao tema.

O que é a Carta Magna brasileira?

Constituição é um conjunto de leis que regem um país, um governo, um estado. Também chamada de Carta Magna, Lei suprema, Lei das leis, Carta Mãe. ... A primeira constituição brasileira foi proclamada em 25 de Março de 1824 e permaneceu por 65 anos.