Geno(em latim: genus; em grego: γένος; romaniz.: génos , lit. "raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único(ver sânscrito "Ganá").

O que significa o período homérico?

O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”.

O que é um Geno?

A arqueologia mostra que houve um colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo oriental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza.

Por que o período chamado de homérico recebeu este nome?

O Período Homérico ficou assim conhecido, principalmente, por causa de Homero, que deixou registros por escrito datados desse período. No mundo grego predominava a tradição oral.

Grécia Antiga: Período Homérico - Brasil Escola

O período Homérico recebeu esse nome em decorrência de as obras Ilíada e Odisseia, as principais fontes de estudo do período, serem atribuídas ao poeta Homero. Essa situação indica também um período de volta ao campo desses povos e o abandono da escrita.

Grécia Antiga: Período Homérico - Brasil Escola

É uma característica do chamado período homérico séculos XII VIII ac da história grega?

O período homérico da civilização grega, entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., foi assim denominado pela falta de fontes históricas de seus estudos além dos poemas Ilíada e Odisseia, escritos pelo poeta grego Homero.

Por que o período compreendido entre o século Xa?

Confirmou-se que, de fato, a concepção da pessoa cega durante o processo histórico é diferente entre uma cultura e outra.

O que era os genos como produziam e no que eles acreditavam?

A economia dos genos era essencialmente agropastoril. Uma família próspera dependia necessariamente da qualidade das terras que estavam sob o seu domínio. Geralmente, as tarefas diárias eram desempenhadas por todos e ninguém possuía importância menor por exercer essa ou aquela função.

Como eram formados os genos?

No período Homérico ocorreu a formação dos genos – propriedades em que grandes famílias, descendentes de um mesmo ancestral, se mantinham unidas em torno da exploração econômica de uma mesma parcela de terras.

O que eram os Bem-nascidos?

Eupátridas: Eram os bem nascidos, membros da aristocracia ateniense, grandes proprietários de terras e escravos. Inicialmente, possuíam amplos poderes sobre o governo da pólis, mas depois de algumas reformas, em especial a de Sólon, o seu poder acabou se tornando mais limitado.

Quais foram os principais acontecimentos do Período Arcaico?

Um dos fenômenos mais importantes do Período Arcaico foi o da colonização, que espalhou os gregos um pouco por toda a área costeira da bacia do mar Mediterrâneo e do mar Negro. Os motivos que geraram estes fenômenos foram variados.

Quais são os principais acontecimentos do período pré homérico na Grécia?

O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.

Quais são as principais características dos períodos homérico é arcaico?

O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.

O que foi o período pré Homerico?

O Período Pré-Homérico da história da Grécia Antiga, compreendido entre 2000 a.C. e 1200 a.C., destaca-se pela existência de civilizações como a cretense e a micênica.

Como se caracterizou o Período Homérico?

Resposta: O período homérico refere-se ao período da história da Grécia antiga que começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.;[1] e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C..

Quais obras presentes no Período Homérico?

As narrativas que organizaram a memória sobre esse período estão compiladas em dois poemas épicos atribuídos ao poeta cego Homero: a Ilíada, que narra a Guerra de Troia(Ilíon, em grego), e a Odisseia, que narra o retorno da guerra de Troia do herói Ulisses, ou Odisseu.

Como que se formaram as Cidades-estado *?

A partir do século VIII a.C., os gregos formaram as chamadas pólis, que eram cidades-Estado(cidades autónomas): estas cidades eram economicamente autossuficientes(autarquia); tinham uma massa proporcionada de cidadãos; era nestas cidades que se davam os cultos cívicos, religiosos e aos heróis e tinham leis próprias.

Como ocorreu a desintegração das comunidades Gentílicas?

Ao longo dos anos, as comunidades gentílicas sofreram grandes transformações. As técnicas agrícolas pouco elaboradas passaram a não atender ao aumento populacional dos genos. Os amplos laços coletivos das comunidades gentílicas começavam a ruir. As famílias restringiram o número de parentes por elas abrigado.

Como que se formaram as Cidades-estado?

O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.

O que foi a civilização grega?

A Civilização Grega desenvolveu-se a partir de 800 a.C. e viveu o seu auge no chamado período clássico, entre 500 e 300 a.C. ... Entre as civilizações europeias nascidas na Antiguidade, a civilização grega foi aquela que legou ao mundo ocidental elementos essenciais para a sua constituição.

Como foi dividido o território da Grécia?

A Grécia dividia-se em: continental, situada na região meridional da Península Balcânica; peninsular, separada da Grécia continental pelo golfo de Corinto; insular, formada pelas ilhas dos mares Egeu e Mediterrâneo; e asiática, formada após a colonização da Ásia Menor.

O que provocou a desagregação dos genos?

b)Que fatores provocaram a desagregação dos genos? Resposta: ... A partilha das terras dos genos levou à desintegração do sistema genial e à formação de novas unidades políticas, que no século VIII reuniram-se sob a forma de cidade-Estado.

Por que o período compreendido entre o século x1x E o século V?

51. O período compreendido entre os séculos V e XV é conhecido por “Idade das Trevas” ou “Idade Média”. Estes termos pejorativos esconderam, durante muito tempo, a importância daquela época, na qual, segundo muitos historiadores, surgiram os traços que caracterizam atualmente o Ocidente.

O que aconteceu no século 5?

O século V é conhecido por ser um período de migração e instabilidade política em toda a Eurásia. ... No final do século V, o Império Gupta da Índia foi invadido a partir da Ásia Central e ocupado por elementos dos povos Huna. Esses povos podem ter sido relacionados aos hunos que devastaram Roma durante o mesmo período.

O que você aprendeu sobre a Idade Média?

A Idade Média pode ser definida como o período compreendido entre a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, e a queda de Constantinopla, capital do Império Bizantino. ... Porém, essa divisão temporal diz respeito à Europa, já que não se pode falar de uma Idade Média na América pré-colombiana, por exemplo.