Mesmo que muitas outras estratégias apresentem-se importantes e eficazes no processo de ensino-aprendizagem de leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs(BRASIL, 1997,1998), orientam que são quatro as principais: seleção, antecipação, inferência e verificação.

Fikante

Quais são os diferentes tipos de leitura?

Leitura rápida para reconhecimento do assunto; Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

TRABALHANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Através de uma pesquisa realizada para elaboração da obra, os autores identificaram seis tipos de estratégias de leitura: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

Quem são os leitores do artigo de opinião?

O receptor desse gênero e sua posição social são sempre conhecidos pelo autor do texto, ou seja, o articulista tem conhecimento para qual perfil de leitores irá ser destinado seu texto, pois ele pretende dirigir-se a um leitor que está envolvido no debate da questão polêmica, na qualidade de cidadão.

Qual objetivo de trabalhar leitura na Educação Infantil?

A criança desenvolve as habilidades de comunicação e amplia seu vocabulário; O pensamento lógico da criança é incentivado; Ouvindo histórias, a criança desenvolve a capacidade de concentração e a disciplina; A criança aprende a lidar com as emoções narradas nas histórias.

O que é leitura e os tipos de leitura?

A leitura pode ser em silêncio ou em voz alta, assim como ter certos enfoques particulares, como a rapidez na procura por uma informação ou a captação e compreensão daquilo que se lê, diversificando-se os tipos de leitura, dependendo do foco ao qual esteja destinado e inclusive do assunto que é tratado.

Quais são as etapas da leitura?

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

Qual o nome do leitor de código de barras?

Um leitor de código de barras(ou scanner de código de barras)é um dispositivo eletrônico para leitura de códigos de barras impressos. É um scanner, que contém uma fonte de luz, uma lente e um sensor de luz para traduzir impulsos ópticos em elétricos.

Para que serve o leitor de barras e quais os tipos?

Se a ideia do código de barras é facilitar processos de registro e estocagem, o leitor funciona como um complemento, uma ferramenta capaz de agilizar o lançamento de mercadorias no sistema, já que basta apontá-lo para a embalagem e ver as informações instantaneamente.

O que é um leitor contemplativo?

O Leitor Contemplativo É uma leitura linear, que precisa obedecer a uma sequência pré estabelecida pelas páginas. Lucia Santaella chamou, então, este tipo de comportamento de consumo de mídia de “leitor contemplativo” ou “leitor meditativo”.

O que é o leitor imersivo?

O leitor imersivo é o leitor da era atual. Ele Introduz um estereótipo de ler que resulta em habilidades muito diferentes daquelas que são empregadas pelo leitor de leituras impressas que seguem as sequências de um livro página a página, manuseando volumes, isto é, o leitor contemplativo.

Qual o perfil do leitor?

As formas de identificar o perfil do leitor A primeira atividade do professor na identificação do perfil deve ser natural, propondo leituras aos alunos. Sugira um autor, por exemplo, e observe quais serão as escolhas das obras. Proponha posteriormente um resumo sobre o livro lido.

Quais são as estratégias de leitura Isabel Sole?

Segundo Solé(1998), existem estratégias de facilitação da compreensão leitora, que poderão ser invocadas nas três etapas da leitura: antes, permitindo situar o leitor diante da leitura, instigando-o a assumir papel ativo no processo; durante, permitindo construir uma interpretação que auxilie na resolução de problemas ...

O que é skimming e scanning?

Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.

O que são estratégias textuais?

As estratégias textual-discursivas, que constituem outro grande centro de interesse da Linguística Textual desde o final da década de 1980, dizem respeito às escolas opcradas pelos produtores do texto sobre o material linguístico que têm à disposição, objctivando orientar o interlocutor la construção do sentido.

Fikante