Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS: I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; ... III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

Qual o assunto da a lei n 8080 de 19 de setembro de 1990?

L8080. LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

Quais os principais temas abordados na Lei 8080 90?

➢ Princípios do SUS: universalidade, equidade, integralidade, controle social, preservação da autonomia, direito a informação, priorização epidemiológica, participação da comunidade, descentralização, intersetorialidade, conjugação de recursos, resolutividade, evitar duplicidade.

Quais são as atribuições do SUS nos termos da lei?

São objetivos do SUS: a)a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; b)a formulação de políticas de saúde destinadas a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e outros agravos; e c)execução de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, ...

Resumo da Lei 8080/90

São princípios do SUS de acordo com a lei Federal 8080 90?

8.080/90. c)Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie, e o direito à informação às pessoas assistidas, são princípios do SUS. ... e)A utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática são princípios do SUS.

Quais são os princípios e diretrizes da lei 8080?

Descentralização; Regionalização e hierarquização; • Participação da comunidade; É por intermédio dessas diretrizes, tendo em vista o alicerce estrutural dos princípios da universalidade, eqüidade e integralidade, que o SUS deve se organizar.

São diretrizes do Sistema Único de Saúde?

As diretrizes do SUS são, portanto, o conjunto de recomendações técnicas e organizacionais voltadas para problemas específicos, produzidas pelo Ministério da Saúde, com o concurso de especialistas de reconhecido saber na área de atuação, de abrangência nacional, e que funcionam como orientadores da configuração geral ...

Quais são os princípios do Sistema Único de Saúde?

Em todo o país, o SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização, sendo que é definido como único na Constituição um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da eqüidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.

Qual dos princípios abaixo não faz parte da Lei Orgânica de saúde no 8080 90?

As ações previstas em lei devem ser praticadas pela iniciativa pública, ficando vetada a participação da iniciativa privada em qualquer instância. III. ... 09 - Qual dos princípios abaixo NÃO faz parte da Lei Orgânica de Saúde nº 8.080/90? a)Integralidade.

Quais são as leis orgânicas de saúde?

As Leis Orgânicas de Saúde são as leis que regulamentam o Sistema Único de Saúde(SUS). São elas as leis 8.080/90 e 8.142/90. A Lei 8.080 foi votada em 19 de setembro de 1990.

Quais são os 3 princípios doutrinários do SUS?

Desse modo, trabalha-se arduamente pela consolidação de seus princípios doutrinários(universalidade, equidade e integralidade nos serviços e ações de saúde), bem como dos princípios que dizem respeito a sua operacionalização(descentralização dos serviços, regionalização e hierarquização da rede e par- ticipação ...

O que não faz parte do SUS?

O SUS é integral, igualitário e universal, ou seja, não faz, e nem deve fazer qualquer distinção entre os usuários. Inclusive, estrangeiros que estiverem no Brasil e por algum motivo precisarem de alguma assistência de saúde, podem utilizar de toda rede do SUS gratuitamente.

São princípios?

Princípios são um conjunto de normas ou padrões de conduta a serem seguidos por uma pessoa ou instituição. ... Os princípios também podem estar associados às proposições ou normas fundamentais que norteiam os estudos, sobretudo os que regem o pensamento e a conduta.

O que é o princípio da integralidade?

A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.

O que são os princípios doutrinários do SUS?

Princípios Doutrinários Eqüidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. ... Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.

Quais são as principais diretrizes do SUS?

Princípios doutrinários do SUS Universalidade: todo cidadão tem direito à saúde e o Estado tem o dever de prover assistência à saúde igualitária para todos. Integralidade: todas as pessoas devem ser atendidas, desde as necessidades básicas, de forma integral.

Quais são as diretrizes da atenção básica?

Diretrizes: regionalização e hierarquização, territorialização, população adscrita, cuidado centrado na pessoa, resolutividade, longitudinalidade do cuidado, coordenação do cuidado, ordenação da rede e participação da comunidade.

São diretrizes da Atenção Básica exceto?

São Diretrizes do SUS a serem operacionalizados na Atenção Básica, EXCETO: a)Integralidade. b)Territorialização. c)População Adscrita.

O que faz parte da Atenção Básica?

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte ...

Quanto aos princípios e diretrizes do SUS é correto afirmar?

Quanto aos princípios e diretrizes do SUS é correto afirmar: Integralidade é a organização de programas que atendam a todas as doenças mais prevalentes. O Controle Social é a participação dos usuários na gestão do sistema. Seus fóruns oficiais são as Conferências e os Conselhos de Saúde.

Qual a diferença entre princípios doutrinários e organizativos?

Principios doutrinários visam garantir a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades” . Princípios Organizativos tratam, na realidade, de formas de concretizar o SUS na prática.